Tratamentos Indicados Para Hipertensão: Conheça Todos!

Veja aqui quais são os principais tratamentos indicados para o tratamento da pressão arterial, quais os cuidados necessários e muito mais.

A hipertensão é uma doença que afeta milhares de brasileiros e pessoas pelo mundo inteiro diariamente. Ela é causada pelos níveis elevados da pressão arterial no organismo, sejam eles maiores ou na quantidade igual a 140/90.

Essa é uma doença que acomete mais mulheres do que homens, sendo que os índices ficam maiores em pessoas em idade mais avançada, ganhando destaque em grávidas.

Veja, aqui, quais são os tratamentos mais indicados para quem sofre desse mal.

Tratamentos Indicados para Hipertensão – Conheça Todos!

Tratamentos Indicados Para Hipertensão: Conheça Todos!

É importante saber que a hipertensão é uma doença que não possui cura, porém há vários tratamentos efetivos para que ela seja controlada – tudo vai variar de acordo com as decisões do paciente e de qual meio se encaixa melhor à rotina do acometido por ela.

Um dos principais tratamentos a longo prazo ou para sempre é a mudança de hábitos diários, seja pela alimentação ou pela adoção de exercícios físicos e muito mais. Veja quais são, abaixo:

  • Estar com o peso adequado, caso contrário, trabalhar para que isso aconteça;
  • Diminuir o consumo de sal – há vários outros temperos que podem ser utilizados para salgam o alimento, sendo menos nocivos;
  • Ter o hábito de praticar exercícios físicos diários;
  • Parar de fumar;
  • Consumir menos alimentos gordurosos;
  • Controlar a diabetes e outras doenças relacionadas.

Além disso, há medicamentos disponíveis no mercado para quem quer ter um controle maior da doença, como:

  • Diuréticos;
  • Inibidores de angiotensina;
  • Bloqueadores dos canais de cálcio;
  • Bloqueadores de beta e IECAs.

Para quem acabou de descobrir a doença, são comumente indicados os diuréticos, porém poderá variar de acordo com o indicado pelo médico. Se você possui diabetes, por exemplo, é mais provável que consuma os inibidores de enzima de conversão de angiotensina.

As pessoas que possuem a pressão acima de 20/10 mm devem fazer uso de dois remédios por dia, porém isso pode variar de médico para médico. Pacientes que têm pressão alta precisam fazer o acompanhamento mensal da doença, para que se monitore a pressão.

O médico fará a verificação do seu soro de potássio, dos níveis de magnésio e da creatina no corpo, pelo menos, duas vezes ao ano, sendo importante realizar o acompanhamento médico com constância, isso porque há várias doenças que podem ser causadas pela hipertensão.

O nome dos medicamentos para o tratamento da pressão alta são: Captopril, Enalapril, Losartana, Valsartana, Atenolol, Anlodipino, Hidroclorotiazida e outros.

O remédio deve ser consumido diariamente e não apenas quando o paciente acha que está com a pressão acima do esperado, pois, muitas vezes, a doença é assintomática.

Tratamento caseiro

O tratamento caseiro para a hipertensão é indicado quando feito em conjunto com o tratamento recomendado pelo médico cardiologista, ou seja, ele não substitui nenhum tratamento pré-receitado.

Há alguns sucos que podem ser consumidos diariamente para o controle da pressão, como: suco de beterraba, suco de berinjela, suco de melancia ou o consumo de alimentos com base de soja. É comprovado cientificamente que eles resolvem e ajudam o organismo.

A prática de exercícios físicos acompanhado de um personal trainer ou um especialista no assunto também é indicado, isso porque pessoas de diferentes idades precisam de treinos diferentes. Por isso, matricule-se na academia mais próxima de você e comece a sentir a diferença.

Quais são as complicações da doença?

A doença, quando não tratada, pode aumentar as condições de AVC, infarto agudo do miocárdio, problemas relacionados às doenças renais crônicas, atrofiamento do músculo do coração e problemas de arritmia cardíaca.

Há pesquisas que atestam que, sem o tratamento correto da hipertensão arterial, é bem provável que o paciente sofra com doenças mais graves dentro de 15 anos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário