Tratamento caseiro para o mau hálito

O mau hálito (ou halitose), que consiste na emissão de um odor desagradável pela boca, é um problema comum e temido por muitas pessoas. Não é para menos, afinal, ele causa profundos impactos no dia a dia.

Quem tem mau hálito não consegue se relacionar social ou amorosamente, com vergonha de se expor e medo de que outras pessoas sintam repulsa pelo cheiro ruim que exala da boca.

Essa retração chega a prejudicar, até mesmo, o âmbito profissional, porque a pessoa não consegue conversar com colegas de trabalho e clientes. Quando é obrigada a fazê-lo, coloca a mão na boca ou tenta falar o mínimo possível.

Curiosamente, esse é um mal que costuma se intensificar com a idade: a taxa de incidência é reduzida entre jovens e elevada entre adultos e idosos, podendo ser um caso passageiro ou persistente.

Mas, saiba que existem formas extremamente eficazes de combater o mau hálito. Uma delas é adotando tratamentos caseiros naturais. A seguir, listamos os principais, além de apresentar dicas de prevenção desse problema.

7 tratamentos caseiros para mau hálito

mau hálito

1. Suco de limão

O limão é ácido e regula o pH de saliva e boca, o que ajuda a eliminar bactérias, que são responsáveis por provocar o mau hálito. Para adotar esse tratamento, basta seguir as recomendações, abaixo:

Ingredientes

– Suco de 1 limão;

– 100ml de água morna.

Modo de preparo: misture o suco e a água. Utilize essa solução para fazer gargarejos de duas a três vezes por dia. Se preferir, também é possível consumir essa mistura em jejum pela manhã.

2. Chá de hortelã

O hortelã tem propriedades antibacterianas, o que ajuda a limpar a boca e eliminar esses microorganismos. Confira, a seguir, como adotar o tratamento caseiro:

Ingredientes

– 1 colher de sopa de folha de hortelã;

– 1 xícara de chá de água.

Modo de preparo: leve a água ao fogo. Quando ferver, coloque o hortelã, desligue o fogo e tampe a panela. Aguarde esfriar, coe e beba o chá por até duas vezes ao dia.

mau hálito2

3. Água e vinagre de maçã

O vinagre de maçã contribui para o equilíbrio do pH da boca e do estômago, além de limpar a boca e reduzir o mau hálito. Esse é um tratamento caseiro simples de ser adotado:

Ingredientes

– 200ml de água;

– 1 colher de sopa de vinagre de maçã.

Modo de preparo: amorne a água e adicione o vinagre de maçã. Faça a ingestão imediatamente, preferencialmente em jejum.

4. Iogurte natural

O iogurte natural tem probióticos que ajudam a melhorar o pH da boca, controlando a halitose, além de tratar problemas bucais e combater a proliferação de bactérias. E o melhor? Não há segredo para seguir essa dica, basta consumir meio copo de iogurte natural em jejum pela manhã e o restante pela tarde.

5. Infusão de salsa

A salsa é uma grande aliada na limpeza da boca, apresentando propriedades depurativas. Além disso, é antioxidante e combate eventuais inflamações na região. Invista nesse tratamento da seguinte forma:

Ingredientes

– 1 xícara de chá de água;

– 1 colher de sopa de salsa.

Modo de preparo: leve a água ao fogo. Assim que ferver, acrescente a salsa, tampe a panela e desligue o fogo. Deixe descansando por 10 minutos, coe e tome a infusão, o que pode ser feito até 3 vezes por dia.

6. Chá de cravo-da-índia

O cravo-da-índia tem ação antisséptica, que reduz significativamente as bactérias causadoras do mau hálito. Fazer um chá com essa especiaria é simples:

Ingredientes

– 250ml de água;

– 5 cravos-da-índia.

Modo de preparo: ferva os ingredientes por 3 minutos, desligue o foco, coe e faça bochechos com o chá depois de escovar os dentes.

7. Própolis

A própolis possui função antisséptica/antibacteriana. Com ele, é possível, por exemplo, colocá-lo num spray e borrifá-lo na boca de duas a quatro vezes por dia, no máximo, combatendo a halitose.

Dicas de prevenção da halitose

mau hálito3

  • Escove os dentes após as refeições, o que eliminará restos de alimentos e minimizará o risco de desenvolvimento de mau hálito;
  • Limpe a língua e os dentes corretamente. Para a língua, use raspadores próprios para esse fim. Além disso, utilize fio dental todos os dias. Ambos os métodos removem restos de alimentos responsáveis por estimular a halitose;
  • Consulte um odontologista regularmente, para realizar uma limpeza completa da boca e tratar problemas como a cárie e gengivite (ambos contribuem para o mau hálito).

Gostou? Confira, também, o conteúdo completo sobre os alimentos que potencializam o mau hálito!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário