Tratamento caseiro para acne – Dicas de cuidados

Está com problemas de acne e procura um tratamento natural para isso? Confira, aqui no Quero Viver Bem, cuidados para fazer em casa!

Acne é o nome popular dado à presença de espinhas e cravos em uma pessoa, seja na face, nas costas ou em outros locais do corpo. Geralmente associado à adolescência, esse problema pode comprometer a aparência da pessoa, inclusive seu lado psicológico.

É importante que a acne seja tratada da maneira mais precoce possível, ou seja, não se pode pensar nela como algo “próprio da idade” e que irá desaparecer com o tempo, afinal, muitas vezes, isso não acontece.

Entenda como é um tratamento para acne, descubra alguns procedimentos caseiros eficazes, além de dicas e cuidados médicos para que esse problema de pele seja prevenido e evitado.

Tratamento caseiro para acne2

Qual é o tratamento mais indicado para acne?

O controle do problema serve para preservar a saúde de sua pele e emocional do indivíduo, já que a presença de futuras cicatrizes – marcas da acne – pode trazer insegurança, timidez, infelicidade, perda da autoestima e outras consequências sérias.

O tratamento adequado deve ser iniciado desde cedo, pois pode tanto controlar a acne quanto curá-la. Mas, é claro que isso pode levar um tempo.

Quando você procura um médico dermatologista, um tratamento de acordo com suas necessidades e seu tipo de pele será prescrito. A grande maioria desses tratamentos envolve terapia local ou via oral – combinação de ambas também acontece, dependendo da gravidade e localização do problema.

Por exemplo, o médico avalia se há lesões não inflamatórias (cravos), inflamatórias (espinhas, cistos ou nódulos) e cicatrizes.

Se você sofre com uma acne leve, o tratamento costuma ser apenas local, com determinados produtos isolados ou combinados. Quando não há boa evolução no quadro, há a possibilidade do uso de antibióticos específicos que deve durar, no máximo, 3 meses.

Nas mulheres, o tratamento com anticoncepcional oral é bastante útil. Caso não seja suficiente, o uso de isotretinoína oral deve ser iniciado, mas com todo acompanhamento médico pelos efeitos colaterais que o medicamento possui!

Além de tudo isso, você pode, ainda, optar por procedimentos que complementam o tratamento:

  • Drenagem de abscessos;
  • Esfoliações químicas;
  • Extração de cravos;
  • Infiltração com corticoides em lesões nodulares que estão muito inflamadas ou em cicatrizes com elevação;
  • Peeling químico.

Procure um dermatologista de confiança e obtenha o máximo de informações possíveis sobre o tratamento, antes de iniciá-lo!

Tratamento caseiro para acne

Cuidados caseiros para acne

Alguns tratamentos que você pode realizar em casa, com itens naturais, são complementares ao tratamento que seu médico prescreveu. Lembre-se de conversar com ele antes de iniciar qualquer!

Confira 7 tratamentos caseiros para acne e manchas que podem realmente funcionar:

  1. Óleo de coco: ele hidrata e diminui o aspecto de ressecamento da pele;
  2. Babosa (aloe vera): por suas propriedades cicatrizantes e calmantes, a babosa pode melhorar a regeneração da pele;
  3. Máscara de mel e canela: o mel tem propriedades cicatrizantes e bactericidas, trata lesões e impede a proliferação das bactérias, enquanto que a canela tem substâncias antimicrobianas. A ação dessa máscara também envolve a remoção de células mortas e a esfoliação da pele;
  4. Tomate: sua leve acidez pode auxiliar como secativo de espinhas;
  5. Cebola e vinagre de maçã: a combinação é bastante eficaz, pois reduz a oleosidade da pele, é antibacteriana e, conforme alguns especialistas, pode clarear as marcas da pele (graças ao vinagre de maçã);
  6. Máscara de iogurte e aveia: combate os cravos e as imperfeições da pele que foram produzidas pela dilatação dos poros – são propriedades esfoliantes, antibacterianas e antioxidantes;
  7. Chá verde: antioxidante e anti-inflamatório, ele ajuda a secar as espinhas. Por isso, faça o chá normalmente e use um algodão para aplicar diretamente na pele.

É claro que mesmo com todo o tratamento caseiro, você deve prezar pela boa e diária higiene da pele. Use um sabonete ou outro produto indicado para peles oleosas ou com acne, a fim de um efeito mais duradouro.

Dicas e cuidados para a acne

Algumas medidas podem ser tomadas para que as acnes sejam combatidas ou prevenidas com mais facilidade. Confira:

  • Beba muita água, pois ela desintoxica o organismo e hidrata o corpo;
  • Evite o uso de cosméticos que podem aumentar a oleosidade da pele;
  • Hidrate a pele com produto específico para pele oleosa ou com acne;
  • Não cutuque ou esprema as lesões;
  • Evite alimentos gordurosos, leite e derivados e aqueles com alto índice glicêmico;
  • Tome cuidado com a exposição ao sol;
  • Utilize protetor solar.

Entenda que a acne é uma doença crônica, que exige acompanhamento médico sempre!

Gostou? Confira, também, o conteúdo completo sobre Como prevenir a acne em casa?


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário