Transtornos de personalidade – Quais as causas e as formas de tratamento?

Você já ouviu falar nos transtornos de personalidade? Estes são problemas sérios que afetam drasticamente a vida das pessoas. Entenda mais aqui, no QVB!

Os transtornos de personalidade também são chamados de perturbações de personalidade. Essa condição faz parte do grupo de doenças psiquiatras, um problema mental caracterizado por um padrão de pensamento e comportamento mal ajustado.

Pessoas que sofrem com essa condição têm dificuldades de relacionamento em todos os âmbitos da vida, seja pessoal ou profissional.

Transtornos de personalidade

Tipos de transtornos de personalidade

Quando se fala em transtorno de personalidade, é uma forma genérica de se referir, pois há categorias diferenciadas dessa condição, sendo elas:

  • Transtorno de personalidade antissocial – pessoas caracterizadas pela falta de consideração pelo próximo, não se importam pelos sentimentos alheios e não têm remorso pela maldade;
  • Transtorno de personalidade paranoide – desconfiam de tudo e de todos, são totalmente desapegadas emocionalmente;
  • Transtorno de personalidade obsessivo compulsivo – pessoas extremamente preocupadas com regras, são perfeccionistas e querem estar no controle;
  • Transtorno de personalidade Borderline – medo do abandono, têm um comportamento autodestrutivo e explodem emocionalmente;
  • Transtorno de personalidade dependente – não conseguem ficar sozinhas, são incapazes de tomar decisões por conta própria. Inclusive, são capazes de tolerar relações abusivas por conta disso;
  • Transtorno de personalidade esquiva – não gostam de interação social, são isoladas porque têm medo do julgamento negativo dos outros;
  • Transtorno de personalidade esquizotípica– pensamentos e crenças bizarras, são pessoas excêntricas, com muita dificuldade de ter relações íntimas;
  • Transtorno de personalidade histriônica – dramáticas e emotivas, precisam chamar atenção a toda hora, podendo usar inclusive o corpo para isso;
  • Transtorno de personalidade narcisista – necessitam ser admiradas a toda hora, querem ficar famosas e belas, mas possuem pouca empatia pelo próximo.

Somente um especialista pode detectar qual é o tipo de transtorno que um paciente pode apresentar. Para isso, ele se baseia no histórico e nos sintomas manifestados.

[VEJA TAMBÉM: O QUE É AGORAFOBIA?]

Transtornos de personalidade

Quais as causas do Transtorno de Personalidade?

As causas dos transtornos de personalidade ainda são obscuras no campo da medicina e, de acordo com muitos especialistas, ela é desconhecida.

No entanto, alguns pesquisadores afirmam que o problema tem muito haver com fatores genéticos e ambientais. Como existem diversos tipos de transtorno de personalidade, cada um deles pode ter uma causa diferente.

Algumas possíveis causas podem ser:

  • Parente na família que sofre com o problema;
  • Histórico de abuso na infância e negligência de crianças logo nos primeiros anos de vida;
  • Problemas com uso demasiado de drogas e álcool;
  • Vivência de situações traumáticas na infância.

Sintomas do Transtorno de Personalidade

Transtornos de personalidade

No geral, os transtornos de personalidade são formados por padrões de sentimentos, pensamentos e comportamentos que não se encaixam em situações normais.

Os portadores do problema começam a apresentar os primeiros sinais ainda na adolescência e podem ter consequências negativas, sobretudo no convívio social na escola e na família.

Cada tipo de transtorno de personalidade possui condições específicas, todavia, há alguns sintomas em comum, como os sentimentos de impulsividade, insegurança, ansiedade, pensamentos bizarros e outros.

Tratamento para o Transtorno de Personalidade

Caso alguém da família suspeite que a pessoa sofra com algum tipo de transtorno de personalidade, é necessário procurar um especialista, que pode ser o neurologista ou psiquiatra, para fazer uma avaliação mental.

O profissional vai avaliar o histórico do paciente e os sintomas para indicar o melhor tratamento.  Essa é a base do diagnóstico, a observação de um conjunto de sinais que caracteriza a doença.

No entanto, alguns pesquisadores ligados ao Instituto de Saúde Mental dos Estados Unidos estão desenvolvendo um novo sistema de diagnósticos para esses transtornos. O novo método é chamado de NIHM Research Domain Criteria Project, que vai avaliar circuitos cerebrais para medir os níveis de transtorno mental.

O foco do tratamento para transtorno de personalidade é amenizar os sintomas. Geralmente, a abordagem é diferente conforme o tipo apresentado.

[VEJA TAMBÉM: O QUE SÃO OS TRANSTORNOS ALIMENTARES?]

A psicoterapia e o tratamento medicamentoso são grandes aliados para controlar os sinais e devolver a qualidade de vida ao paciente, bem como tornar o convívio com essa pessoa melhor.

Na maioria das vezes, as pessoas que sofrem dessa condição não buscam ajuda médica, salvo quando percebem que todos à sua volta se afastaram dela, percebendo por conta própria os problemas causados pela mudança de humor constante e pela falta de empatia.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário