Tontura durante atividade física. O que pode ser? Como evitar?

O exercício físico é um dos principais fatores para se ter melhor saúde física e mental. A prática de atividade deve ser diária, ou o mais frequente possível, pois só assim se consegue obter todos os benefícios associados a um estilo de vida.

Fazer exercícios físicos é fundamental para se manter no peso ideal e trazer os mais diversos benefícios para a saúde e o bem-estar físico e mental.

Mas, você começa a malhar e, já na primeira meia hora, sente tontura durante o treino? É preciso tomar alguns cuidados ao frequentar a academia, pois a falta de prudência pode desencadear quedas de pressão e desmaios. É preciso saber como preparar-se adequadamente para o treino, para evitar esses sintomas de mal-estar, durante as atividades físicas.

Causas da tontura

Tontura durante atividade física. O que pode ser? Como evitar?

A tontura pode acontecer na academia, por diversos fatores. Geralmente, por conta de uma queda de pressão, por estar no período menstrual, estar desidratada ou mesmo por não ter se alimentado corretamente.

Treinar em jejum

Estar em jejum por muitas horas é uma das principais causas. Isso acontece porque o corpo precisa de energia para trabalhar. Algumas pessoas acreditam que não comer antes dos treinos possa ajudar a reduzir peso e acabam optando por treinar em jejum.

Ao realizar alguma atividade física, seu corpo precisará gastar energia, para manter aquele esforço, por um determinado tempo. No início de qualquer exercício, o corpo precisa de fontes de energia rápidas, provindas dos carboidratos, para que possa funcionar corretamente.

Somente após algum tempo é que seu metabolismo passará a usar as reservas de gordura, para obter energia. Logo, se você estiver em jejum, o metabolismo tentará utilizar a pouca glicose disponível na corrente sanguínea e nas células, causando um quadro de hipoglicemia (baixa taxa de açúcar no sangue) e de tontura.

Sem a energia que obtemos com a alimentação equilibrada antes do treino, o organismo começa a trabalhar no vermelho, ou seja, sofre uma hipoglicemia, que é a severa diminuição de glicose (açúcar) no sangue. A consequência disso é tontura, mal-estar e suor, chegando a casos de frio e hipotensão.

O efeito rebote também pode provocar tonturas, por exemplo, consumir altos níveis de açúcar antes da atividade física. Mesmo sendo menos comum, pode ocorrer com algumas pessoas e, nesses casos, o melhor é recorrer a isotônicos, ricos em carboidratos, que restabelecem o organismo.

Após alguns exercícios específicos

A tontura também pode ocorrer ao levantar-se rápido demais depois de um determinado exercício. Aquela tonteira momentânea ao levantar de uma abdominal, por exemplo, acontece por causa da gravidade, pois o corpo demora um instante para redirecionar o sangue para cima, ao ficarmos em pé. Isso não acontece só na malhação, como em qualquer movimento brusco de se levantar depressa, também.

Por isso, procure levantar-se sempre devagar, depois desses tipos de exercícios em que se fica na horizontal por um tempo. Essa diminuição do fluxo sanguíneo para o cérebro também justifica a tontura causada em exercícios como o agachamento.

Sentiu tontura ao sair da esteira ergométrica? Também é algo comum, pois o equipamento é estático e o cérebro demora um pouco até assimilar a parada do corpo, afetando o labirinto. Nesse caso, a tonteira é momentânea e não costuma ter maiores complicações.

Não se hidratar corretamente durante o treino

A tontura também ocorre por desidratação, algo comum quando se treina sem repor os líquidos perdidos durante o exercício. Durante o treino, há um aumento da temperatura corporal, com a ativação do metabolismo, e o corpo passa a transpirar mais, na tentativa de fazer este equilíbrio de temperatura. Sem essa reposição, não só tonturas como cãibras e náuseas, também, podem surgir.

Treinar em períodos de calor

No período do verão, principalmente, as pessoas apresentam maior motivação para treinar e fazer uma atividade física. O problema desta época do ano é que os dias são muito mais quentes, trazendo desconforto físico, para muitas pessoas.

Se você treinar em algum dia ou período de muito calor ou mesmo em locais que sejam pouco ventilados, a alta temperatura provoca a queda da pressão arterial, podendo causar tontura.

O que fazer para evitar a tontura

Tontura durante atividade física. O que pode ser? Como evitar?

Coma bem

Não se exercite em jejum nem coma doces imediatamente antes de se exercitar (muito menos, consuma bebida alcoólica). Opte por um sanduíche, uma fruta ou uma barrinha de cereais. Sua alimentação deve suprir seu organismo de carboidratos, proteínas e gorduras.

Se for treinar de manhã, forre o estômago com um café da manhã equilibrado.Faça uma pequena refeição com alimentos leves, 30 minutos antes de treinar. Coma frutas ou castanhas, podendo acrescentar outras fontes saudáveis, como o pão integral ou o iogurte, ajudando o corpo na busca pela energia necessária durante o esforço físico.

Hidrate-se

Beba água antes, durante e após o exercício. A regra geral é beber sempre que você estiver com sede e procurar treinar em locais arejados.

Respire fundo

Quando você se esforça demais ou não está acostumada com algum exercício, a sua respiração tende a ficar muito rápida, puxando e soltando pouco ar. A dica é respeitar seus limites e ir devagar nos treinos novos.

Procure um médico

Se os sintomas persistirem, procure orientação médica. Em alguns casos, a sua tontura pode ser reflexo de condições mais graves, como doenças cardíacas ou labirintite.

O que fazer ao sentir essa tontura?

Sempre que sentir tontura durante o treino, pare imediatamente o exercício e descanse. Mantenha sua cabeça levantada, sente-se e não deite. Se a causa for desidratação ou hipoglicemia, a ingestão de líquidos irá restabelecer seu organismo rapidamente.


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