O tônico capilar caseiro funciona, pois é um produto que promete reduzir a queda dos fios e assim melhorar o crescimento deles. O objetivo desse composto é justamente ativar a circulação do couro cabeludo e promover uma melhora no aspecto dos fios, fortalecendo a sua estrutura.
É muito comum que esse produto seja encontrado em lojas de cosméticos e perfumarias, sendo possível também fazê-lo em casa você mesmo! Confira, abaixo, qual é a melhor receita e como e quantas vezes na semana é preciso usá-la.
Indicação do tônico capilar caseiro
O tônico é usado para combater problemas que acometem o couro cabeludo, são eles:
- Queda de cabelo;
- Excesso de oleosidade;
- Quebra dos fios.
Ter o cabelo bonito e saudável é de fato um sonho para muitas mulheres, no entanto é preciso salientar que muitos problemas podem ocasionar a queda e quebra dos fios, sendo necessário buscar a ajuda de um profissional para cuidar do assunto.
O couro cabeludo é a pele que reveste a cabeça, onde muitas doenças podem se instalar, desde dermatite, foliculite e alopecia, até caspas, micoses e outras condições causadas por fungos.
Com tudo isso, é fundamental elaborar uma rotina de cuidados que mantenham o couro cabeludo saudável. Uma delas é a massagem, ação que favorece a circulação sanguínea e o crescimento dos fios.
O tônico capilar revitaliza o bulbo capilar e, aliado com a massagem, elimina as toxinas e estimula o crescimento do cabelo, reduzindo as chances de quebra. Dessa forma, os fios crescem mais bonitos, saudáveis e brilhosos.
A massagem sempre deve durar entre 3 e 5 minutos e ser feita em movimentos circulares lentos – não precisa colocar força. É ideal, também, fazer em pequenas partes da cabeça por vez, desse modo o trabalho fica mais eficiente.
Como fazer um tônico capilar caseiro?
Muitos ingredientes são tidos como milagrosos para fazerem o cabelo crescer forte e saudável. Alguns deles são: alho, gengibre, babosa, cebola, café, alecrim, folha de goiaba e cenoura.
No entanto, há uma receita poderosa de tônico capilar que não vai deixar os fios com cheiro de comida. Dá uma conferida a seguir!
Receita de Tônico Capilar Caseiro de hortelã
Ingredientes:
- 1 copo de 200ml de água;
- 10 folhas de hortelã.
Bata no liquidificador, coe e passe conforme as instruções abaixo.
O hortelã é um estimulante, tônico e bactericida, perfeito para pessoas com raiz oleosa, mas também indicado para todos os tipos de cabelos. Ou seja, é um preparo coringa que serve para tratar a queda, melhorar o crescimento dos fios e remover as toxinas.
Como usar o tônico capilar caseiro?
O produto é feito para massagear o couro cabeludo, portanto, é fundamental que os fios já estejam limpos. Veja:
- O modo correto de uso é sempre após lavar os fios, depois, remova o excesso de água e passe o tônico em pequenas partes de cabeça. Em seguida, massageie com os dedos, por 5 minutos;
- Repita o procedimento em toda a cabeça, mas sempre massageando levemente;
- Depois que terminar, deixe o produto no couro cabeludo – não é para lavar os cabelos;
- O produto deve permanecer pelo menos 12 horas no cabelo ou até a próxima lavagem.
Como se trata de um tônico capilar caseiro, não é recomendado guardar o produto que sobrou, jogue fora e na próxima vez faça um novo.
Quantas vezes por semana devo usar o tônico capilar caseiro?
O ideal é usar o produto toda a vez que lavar o cabelo, de 1 a 3 vezes por semana.
Algumas pessoas preferem usar todos os dias, mas é necessário que o produto fique no couro cabeludo por pelo menos 12 horas, ou seja, lavar o cabelo todos os dias não vai ajudar a acelerar o processo.
O uso do tônico capilar deve ser encarado como um hábito de prevenção e não somente quando os problemas aparecerem. Os ingredientes usados no composto são ativadores da circulação sanguínea e ajudam a manter a saúde e beleza dos fios.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.