Apesar de ser comumente confundido como legume, o tomate é uma fruta. Originado de uma planta angiosperma, ou Lycopersicum esculentum, é nativo da América do Sul. Muito popular nos diferentes tipos de salada do Brasil, o tomate tem muitos valores nutricionais e ajuda na prevenção de muitos males.
A facilidade de seu cultivo torna-o muito acessível em hortas caseiras, por exemplo. E mesmo que cultivado em larga escala, o que incide na variação de preço, ele sempre está presente nas prateleiras dos supermercados e em feiras livres. Aqui, vamos mostrar seus principais benefícios ao corpo humano, e as melhores formas de consumi-lo.
Tabela nutricional do tomate
Seguindo uma dieta básica de 2000 calorias diárias, em uma porção de tomate com 100 gramas temos as seguintes quantidades nutricionais:
- Valor calórico – 15 kcal (0,75 % do valor diário);
- Carboidratos – 3,1 g (1,03 % do valor diário);
- Proteínas – 1,1 g (1,47% do valor diário);
- Gorduras totais – 0,2 g (0,36 % do valor diário);
- Gorduras saturadas – 0 g;
- Fibra alimentar – 1,2 g (0,48 % do valor diário);
- Sódio – 1 mg (0,04 % do valor diário);
- Vitamina A (retinol) – 25 mg;
- Vitamina B1 – 56 mg;
- Vitamina B2 – 43 mg;
- Vitamina B3 – 0,64 mg;
- Vitamina C – 38 mg;
- Cálcio – 6 mg;
- Fósforo – 20 mg;
- Ferro – 0,6 mg.
Sua tabela nutricional ilustra o porquê do tomate ser mais próximo do grupo de vegetais considerados legumes. Outro ponto é o seu baixo teor de gordura, o que é muito atrativo para pessoas que estão em dietas.
Outras propriedades do tomate
O conjunto de nutrientes encontrados no tomate disponibilizam propriedades significativas para quem o consome, entre as principais estão:
Antioxidante
Rico num grupo de carotenoides (alfacaroteno, betacaroteno, luteína, licopeno), o tomate livra o corpo dos radicais livres e preveni o corpo do envelhecimento e até do surgimento de alguns cânceres.
Emagrecer
Sua baixa concentração de calorias e riqueza de fibra alimentar fazem do tomate um dos queridinhos para quem busca diminuir as medidas.
Prevenção a hipertensão, colesterol alto e doenças cardiacas
Os minerais presentes no fruto ajudam na limpeza dos vasos sanguíneos e são positivos no controle da pressão arterial. A baixíssima presença de gordura favorece a redução do colesterol ruim, que, por sua vez, faz o sistema cardiológico trabalhar melhor.
Ótimo para pele
A presença da vitamina A favorece esse papel estético do tomate.
Aumento de massa muscular
O fruto estimula a síntese proteica e o crescimento dos músculos. A tomatidina é responsável por essa propriedade no fruto.
Anti-inflamatório
Reduz os níveis da proteína TNF-Alpha, responsável pela, entre outras coisas, ação de doenças crônicas.
Qual a melhor forma de consumir o tomate?
Muitos se perguntam a melhor forma de comer o tomate, porém, os nutricionistas informam que, para aumentar o poder do tomate, deve-se esquentá-lo.
As substâncias carotenoides, como o licopeno, ganham mais potências quando levam calor. Confira algumas dicas para aproveitar o tomate:
- Esquente-o com um pouco de azeite ou óleo de coco;
- Coma tomate seco. Sem as sementes, leve ao forno com azeite (pode usar o tempero que mais lhe agradar), dessa forma, os nutrientes são preservados e os seus benefícios melhorados;
- Faça molhos de tomate. São excelentes acompanhamentos para carnes e massas, além de ser simples de fazer e que não exige ingredientes complexos para compor o prato, todos estão ao alcance, como sal, pimenta do reino, cebola etc;
- Recheie o tomate com outros ingredientes, como carnes, legumes, queijo. Esse é uma ótima forma para apresentar o fruto às crianças, por exemplo;
- Os Sucos de tomates são uma das melhores formas de absorção dos nutrientes do fruto. Pode ser combinado com cenoura, laranja, beterraba e tantos outros que a sua imaginação e o seu paladar permitirem.
- Enriquece seus pratos com uma bela salada de tomates: eles tratam muita cor, sabor e nutrientes à refeição.
Como vimos, o tomate é, realmente, um grande presente da natureza para a nossa saúde! Claro que seu consumo deve ser responsável. Vale consultar-se com nutricionistas que possam ajudar a montar a dieta certa para as suas necessidades. Aproveite os maravilhosos benefícios oferecidos por ele!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.