Tipos de lentes de contato – Materiais, Finalidade e Tempo de Uso

As lentes de contato fazem parte do dia a dia de muitas pessoas, seja por questões oftalmológicas (tratamento ocular ou correção de visão) ou estéticas (mudança da cor dos olhos).

Quem pensa em usar esse produto sempre se assusta com a enorme variedade de lentes de contato que existe no mercado, o que sempre levanta uma dúvida: qual seria a melhor opção para o seu caso?

Uma boa forma de saber isso é conhecendo quais são os tipos de lente de contato mais usados e para que eles servem. A seguir, você encontra essas e outras informações essenciais sobre o assunto. Confira!

lentes de contato tipos

Materiais da lente de contato

Quando se fala em tipos de lente de contato, saiba que há duas divisões gerais: material da lente e finalidade. Agora, falaremos somente sobre a primeira opção, ou seja, o material. Nesse caso, existe somente dois tipos de lente:

1. Lentes rígidas

Como o próprio nome indica, a lente é rígida, feita com um material mais duro/consistente. Geralmente, ela é fabricada com polimetilmetacrilato, porém existem outras versões, como a siliconada e fluorcarbonada, que são ligeiramente mais flexíveis.

A lente rígida se caracterizada por ser menos confortável, mas perfeitamente usável, além de durável e resistente a bactérias. Ademais, costuma ser indicada para pessoas que tenham problemas refrativos elevados e doenças como o ceratocone.

2. Lentes gelatinosas

As lentes gelatinosas são produzidas com hidrogel e silicone, apresentando uma quantidade elevada de água em sua composição, o que acaba por torná-las extremamente confortáveis e muito mais finas.

Este tipo de lente de contato costuma ser indicado para pessoas diagnosticadas com hipermetropia, miopia, presbiopia e astigmatismo, desde que não seja em um grau muito elevado.

As lentes de contato coloridas, que também são chamadas de estéticas, se encaixam na categoria das gelatinosas, justamente por isso é mais fácil utilizá-las e se adaptar a elas no dia a dia.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE SÃO AS LENTES DE CONTATO E INDICAÇÕES DE USO]

Finalidade das lentes de contato

lente de contato colorida

Outra forma de divisão dos tipos de lente de contato é sua finalidade: se algo estético ou para tratar e corrigir algum problema oftalmológico. Nesse caso, as lentes podem ser:

1. Tóricas

São destinadas à correção de hipermetropia (dificuldade para enxergar de perto), miopia (quando não é possível enxergar objetos distantes) e astigmatismo (visão embaçada de perto e longe).

2. Multifocais

Trata-se de um tipo de lente que trabalha com diferentes focos. Normalmente, essa versão é oferecida a pessoas a partir de 40 anos, para corrigir presbiopia, que é popularmente conhecida como vista cansada.

3. Terapêuticas

As versões terapêuticas são indicadas para pacientes que passaram por procedimentos oculares, como uma cirurgia refracional, e precisam usar lente durante um período.

Essas lentes costumam ser gelatinosas e não devem ser retiradas para dormir. No entanto, só é possível usá-las com indicação e supervisão do oftalmologista, que recomendará as mais adequadas para cada caso.

4. Estética

A lente estética é, sempre, gelatinosa e tem como finalidade alterar artificialmente a cor natural dos olhos. Em alguns casos, é possível encontrar e utilizar lentes de contato coloridas capazes de corrigir problemas, como a miopia.

Tempo de uso das lentes

Uma das principais dúvidas de quem precisa usar lente é o tempo que ela pode ser utilizada sem causar problemas aos olhos, como infecções e irritações. A resposta certa é depende da espessura do produto e de especificações do fabricante.

De modo geral, quanto mais grossa a lente, mais tempo ela pode ser utilizada, desde que higienizada diária e corretamente. Vale ficar de olho nas informações dadas pelo fabricante, que apontará o período máximo de uso.

Atualmente, as lentes de contato consideradas descartáveis são de uso diário (podem ser usadas por 24 horas), quinzenal (utilização máxima de 15 dias) e mensal (uso por 30 dias, no máximo).

Como cuidar das lentes de contato

É fundamental limpar a lente após o uso, para evitar a proliferação de bactérias e outros micro-organismos que podem causar infecções aos olhos. Curiosamente, o processo de higienização do material é simples.

Antes de iniciar a limpeza, lave as mãos com um sabonete bactericida. Depois, posicione a lente na palma da mão, pingue 5 gotas de solução de limpeza e faça movimentos circulares na lente. Enxague-a com a mesma solução e guarde-a em estojo próprio para o produto.

[CONFIRA TAMBÉM: LENTE DE CONTATO PARA OS DENTES]


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário