O leite é certamente um dos alimentos mais consumidos no mundo, desde que o homem se conhece como homem, este é um dos motivos pelo qual existe tanta variedade dele. Cada um possui suas próprias características, bem como as vantagens e desvantagens que eles possuem.
Tipos
Existe mais de um tipo de leite. Tem leite vegetal, de cabra, em pó, entre outros. Conheça alguns tipos deles:
Integral
Ele é proveniente da vaca, e chama-se integral uma vez que ele não passou por processos de retirada da gordura, mantendo todas as suas características nutritivas.
É comum que ele passe por um processo de pasteurização, para matar possíveis microorganismos patógenos, aumentando o prazo de validade do produto. O simples fato de haver gordura presente nele faz com que haja uma grande concentração de complexos vitamínicos, como o B, além de outras vitaminas lipossolúveis como a A, D, E e até mesmo a K.
Ele é subdividido em três outras categorias, A, B e C, isso serve para indicar a quantidade de micro-organismo ali presentes, o C por ter uma quantidade maior, deve ser consumido mais rápido; já o A tem menos e pode demorar mais para ser ingerido.
Semidesnatado
Cerca de 50% das gorduras encontradas no tipo integral não existem mais, pois passou por diversos processos para minimizar estes valores. Por sorte, isso não afeta na quantidade de proteínas, nem de cálcio presentes nele, apenas reduz as calorias. Infelizmente, por ter menos lipídios, também há uma diminuição das vitaminas.
Desnatado
Ele é o menos calórico de todos os tipos presentes de leite, isso porque não há qualquer tipo de adiposidade. Novamente os fatores como proteínas e cálcio são mantidos, a maior diferença é que para os amantes do integral, este pode ser um pouco mais aguado e sem o sabor marcante. Assim como o semidesnatado, por não conter gordura, não contém também valores significativos das vitaminas lipossolúveis.
De Cabra
Apesar de não ser tão comum assim no Brasil, ele é conhecido por ter um grande valor nutricional. Por conter ainda mais lipídeos que os anteriores, isso aumenta muito os teores de vitaminas e minerais nele presentes, elevando também as calorias. Ele costuma ser consumido, principalmente, por pessoas que tem alergia ao leite de vaca.
Especiais
A tecnologia pode desenvolver versões melhoradas das opções convencionais. Até um certo tempo atrás, seria impossível que uma pessoa com intolerância a lactose pudesse consumi-lo. Hoje em dia é possível encontrar leites sem lactose, os quais contém a enzima lactase que ajuda na digestão de quem sofre dessa intolerância. Vale lembrar que intolerância é muito diferente de alergia! A alergia é da proteína do leite (caseína) e a intolerância é a incapacidade de digerir o açúcar do leite (lactose).
Isso sem mencionar que alguns podem ter acréscimo cálcio, ferro ou demais sais minerais, estes por sua vez são chamados de fortificados.
Leites Vegetais
Eles são totalmente provenientes de origem vegetal, ingerido especialmente por pessoas que são vegetarianas, veganas ou alérgicas. As opções para sua produção são: amêndoas, coco, castanha, soja, arroz, nozes e também aveia. Se você optar por este tipo, pode prepará-lo em casa sem muita dificuldade. A composição desse tipo de leite é bem diferente da dos leites de origem animal. Cada leite vegetal será composto de uma maneira diferente, dependendo do que ele é feito: por exemplo, o leite de soja terá mais proteína vegetal, cálcio; já os de castanhas e coco conterão mais gorduras boas, selênio, magnésio.
Em Pó
Ele vem da desidratação das versões normais, mantendo boas quantidades de gorduras, cálcio e proteínas. Como nos demais leites, é encontrado na versão integral, desnatado e sem lactose. Possui praticamente todas as características do leite líquido, porém como passou por maior processo de fabricação (desidratação para a retirada da água), tem um valor nutricional um pouco inferior, porém não muito significativo.
Vantagens e Desvantagens
Como foi comentado, os três principais tipos de leite são muito parecidos, mas ao mesmo tempo possuem diferenças notáveis. O integral tem uma maior quantidade de gordura e consequentemente de ácido linoleico e vitaminas lipossolúveis, porém deve ser evitado para quem está em dieta hipocalórica (de emagrecimento). O mais indicado neste caso seria o semi ou o desnatado.
Já no caso da versão em pó, a sua principal vantagem é a praticidade com a qual pode ser preparado, além de ser de fácil transporte e ter maior prazo de validade.
As alternativas para os veganos e alérgicos é bastante grande, pois o leite vegetal pode ser preparado em casa e com diversos tipos de grãos, cada um com seus benefícios.
Por sua vez, o de cabra é consumido por pessoas alérgicas ao leite de vaca, porém ele possui maior quantidade de gordura e, consequentemente, de calorias, podendo aumentar o peso se consumido em excesso. Um outro problema comum é a dificuldade de conseguir encontrá-lo, além do preço ser maior.
Para saber qual é o melhor para você, procure um médico ou nutricionista.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.