Tipos de anemia – O que é e Características do problema

A anemia é uma doença séria que ocorre quando os níveis de hemoglobina no sangue ficam muito baixos. Essa proteína é muito importante para o organismo, pois, dentro dos glóbulos vermelhos, é responsável por levar oxigênio aos tecidos.

Vale dizer que a anemia pode ter origem relacionada a diversas causas, entre elas, é possível citar, por exemplo, quando ocorre uma alimentação muito pobre em vitaminas (como, ausência de ferro, zinco, proteínas e vitamina B12) ou quando há distúrbios intestinais.

Ainda, o problema pode ser causado por sangramentos (menstruação é um exemplo), mal funcionamento da medula óssea, gravidez (muitas gestantes tomam ácido fólico para equilibrar os níveis de ferro no sangue), doenças autoimunes, doenças crônicas, casos de insuficiência renal ou mesmo artrite.  

Essa doença é detectada a partir do exame de sangue, denominado hemograma, que identifica os níveis de hemoglobina no sangue – em geral, devem estar acima dos 13g% nos homens, 12g% nas mulheres e 11g% nas gestantes a partir do segundo trimestre da gravidez, já que nesse período o sangue tem a tendência de ficar mais diluído.

[CONFIRA TAMBÉM: O QUE É ANEMIA?]

Tipos de anemia

anemia

A anemia pode ser dividida em seis tipos, confira.

Anemia ferropriva

Esse tipo de anemia decorre da deficiência de ferro no organismo, o que causa a queda na produção de hemoglobina, bem como na redução do seu tamanho e teor. O ferro é fundamental para a produção dos glóbulos vermelhos e, quando eles apresentam baixos níveis no sangue, afetam toda a criação de hemácias, gerando uma insuficiência nesse processo e trazendo vários problemas ao indivíduo.

Esse tipo de anemia é muito mais comum entre as pessoas: cerca de 90% das anemias são provocadas pela ausência de ferro no organismo.

Anemia por deficiência de vitamina B12

Essa anemia surge a partir da baixa contagem de hemácias, decorrente da pouca quantidade de vitamina B12 no corpo humano. Em geral, as anemias causadas pela ausência de vitaminas são denominadas anemias megaloblásticas. No entanto, no caso da anemia existente devido à deficiência da vitamina B12 é conhecida como anemia perniciosa.

O surgimento desse tipo costuma ocorrer quando a pessoa tem uma dieta pobre de alimentos com essa vitamina, que é encontrada especialmente em carnes, ovos e leite. Trata-se de um problema muito comum em pessoas vegetarianas ou mesmo veganas.

[CONFIRA TAMBÉM: ALIMENTAÇÃO ADEQUADA PARA QUEM TEM ANEMIA]

Anemia hemolítica

tipos de anemia

Em condições normais, os glóbulos vermelhos duram, mais ou menos, 120 dias antes de serem descartados pelo próprio organismo. Porém, quando a pessoa tem anemia hemolítica, esses glóbulos no sangue acabam sendo destruídos antes, sem que a medula óssea consiga repô-los em tempo.

A anemia hemolítica também possui a sua forma autoimune, que surge a partir de uma identificação errônea do sistema imunológico. No caso, o organismo vê os glóbulos vermelhos como corpos estranhos, o que faz com que sejam criados anticorpos para atacar as hemácias, consequentemente, destruindo-as muito mais rápido do que o período normal de vida delas.

Anemia falciforme

Essa anemia é hereditária, ou seja, passa dos pais para os filhos, e é caracterizada por uma alteração nos glóbulos vermelhos do sangue, que faz com que eles fiquem parecidos com uma foice – por isso o nome falciforme.

Essas células possuem uma modificação em sua membrana, fazendo com que fiquem frágeis e se rompam muito facilmente, o que leva à anemia. Trata-se de uma condição mais comum entre pessoas da raça negra.

Anemia aplástica

Trata-se de um tipo raro de anemia que aparece quando o corpo não consegue mais produzir glóbulos vermelhos de forma suficiente. Entre as causas estão infecções, doenças autoimunes e exposição a produtos químicos e tóxicos.

Anemia causada por outros problemas

tratamento para anemia

Algumas doenças podem interferir na capacidade do corpo humano produzir glóbulos vermelhos, gerando a anemia. Um exemplo é quando pacientes com doença renal passam a ter anemia devido ao fato de os rins não fazerem o suficiente para avisar a medula óssea de que ela deveria produzir novos glóbulos vermelhos.

Indicada para o tratamento de diversos tipos de câncer, a quimioterapia prejudica bastante a capacidade de o organismo criar novos glóbulos vermelhos, o que pode provocar a anemia.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário