Termogênico Natural – O que é? Benefícios e Tipos

Quantas técnicas e alternativas para perder peso você já ouviu falar ou consegue listar agora mesmo? Independentemente de sua resposta, é provável que uma divisão fique clara: algumas delas são totalmente naturais, enquanto outras são agressivas para o organismo, mesmo prometendo o emagrecimento.

Na primeira categoria, contamos com um aliado: os termogênicos naturais – aqueles alimentos que favorecem a perda de gordura de um modo totalmente saudável.

Entenda como um termogênico natural atua no seu corpo, quais são os termogênicos naturais existentes e quais os benefícios, aqui no Quero Viver Bem!

termogênico natural

O que é termogênico natural?

A palavra “termogênico” se refere ao processo de termogênese que ocorre no organismo e que está associado à capacidade que temos de equilibrar a temperatura interna do corpo com a temperatura do meio ambiente.

Essa termorregulação permite que alguns seres vivos gastem energia para a produção e dispersão de calor, conforme as alterações no meio externo ou com as necessidades internas. Por isso, podemos entender que a termogênese está intimamente relacionada ao metabolismo, afinal, as células e os tecidos do corpo de uma pessoa podem gerar calor a fim de utilizar a energia disponível para que o organismo funcione normalmente.

Um termogênico natural está incluído dentro da termogênese facultativa – um dos dois tipos de processos existentes (sendo que o segundo é chamado de obrigatório) – e acontece com a alimentação.

Nesse caso, a termogênese alimentar, por meio de um termogênico natural, se define como a energia que consumimos para processar e digerir os alimentos. Ou seja:

  • Quando há o consumo de alimentos hipercalóricos, o seu organismo transpirará, pois estará tentando eliminar a energia armazenada sob a forma de gordura, por meio de calor;
  • Se você consome termogênicos, o processo de digestão é mais lento, ou eles aumentam a perda calórica.

Se a quantidade de calorias ingeridas for excessiva, o tecido adiposo produzirá leptina. Quando há leptina em demasia circulando na corrente sanguínea, o hipotálamo – região do cérebro que monitora as calorias no sangue – recebe a informação de que precisa elevar o gasto de calorias e produzir a sensação de saciedade.

Termogênicos naturais: quais são?

alimentos termogênicos

Os termogênicos naturais, como você leu anteriormente, são substâncias que podem estar presentes na sua alimentação, auxiliando na perda de peso, principalmente por aumentarem a taxa metabólica e fazerem com que o seu organismo queime mais calorias.

O emagrecimento é um processo longo, por isso não veja nos termogênicos naturais uma solução milagrosa para seu problema de peso, mas sim uma forma de complementar a dieta e o estilo de vida saudável!

Confira a lista, abaixo, com os principais termogênicos naturais, primeiro focando nos alimentos que são classificados como tais:

Alguns outros alimentos podem ser considerados termogênicos naturais, pela promoção da saciedade e por levar mais tempo para serem digeridos, além de alguns possuírem alto valor biológico e gorduras saudáveis. Por isso, vale a pena mencioná-los, também:

Você pode encontrar suplementos termogênicos que ajudam no emagrecimento e são extremamente populares nessa indústria, mas cabe lembrar que mesmo com ingredientes naturais, a variação de dores e uma combinação de ingredientes podem causar alguns efeitos colaterais.

Por isso, dê preferência aos alimentos termogênicos. A indicação é que consuma os termogênicos naturais durante o dia, sendo recomendado também para antes ou após alguma prática física, pois ajudam na queima de mais calorias.

[CONFIRA TAMBÉM: ALIMENTOS PÓS-TREINO]

Benefícios dos termogênicos naturais

Antes de saber quais são todos os benefícios dos termogênicos naturais, você precisa ter em mente que o uso desses alimentos requer cuidado, sendo fundamental procurar um médico antes de iniciar o consumo de qualquer um deles.

Isso acontece porque o uso em excesso e descontrolado pode provocar alguns malefícios ao organismo, entre os quais se destacam:

Pessoas hipertensas, ansiosas, cardíacas e que estão fazendo tratamento para ansiedade ou insônia devem ser avaliadas corretamente por um médico!

Agora, vamos falar dos principais benefícios dos termogênicos naturais, afinal você deve estar curioso(a) para isso, não é? Confira:

  • Aumentar a massa magra (massa muscular);
  • Aumentar as defesas do organismo;
  • Auxiliar no combate a infecções;
  • Auxiliar no emagrecimento;
  • Auxiliar no tratamento de gripes;
  • Combater a retenção de líquidos;
  • Diminuir os níveis do “colesterol ruim” (LDL) no sangue;
  • Eliminar gases;
  • Estimular a digestão;
  • Melhorar a circulação sanguínea;
  • Melhorar o desempenho nos treinos;
  • Melhorar o foco e a concentração;
  • Prevenir alguns tipos de câncer, como o de cólon e de ovário;
  • Prevenir doenças cardiovasculares;
  • Prevenir o envelhecimento celular;
  • Queimar a gordura corporal.

Siga as orientações do seu médico para consumir as quantidades recomendadas dos termogênicos naturais. Se você for acrescentar um suplemento, evite os alimentos termogênicos – o risco de ingerir em excesso determinadas substâncias é alto e pode causar complicações de saúde, está bem?

Lembre-se, ainda, que os termogênicos naturais devem estar aliados a uma dieta saudável e à prática regular de exercícios físicos.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário