Tangerina – Benefícios, Propriedades, Tabela Nutricional

Confira todos os benefícios da tangerina: tabela nutricional completa, quantidade de calorias e 3 receitas incríveis em que elas são o prato principal!

A tangerina (citrus reticulata) é uma fruta cheia de benefícios, dadas suas propriedades vitamínicas, sobretudo as grandes quantidades de vitamina C presentes em sua polpa. Coincidentemente, a época de cultivo da fruta é o momento em que seus benefícios são mais requisitados: no inverno, para prevenir resfriados e baixas no sistema imunológico.

Entre as principais propriedades da tangerina estão a ação antioxidante e a grande quantidade de minerais e vitaminas presentes na polpa e nas fibras brancas que a envolve.

Benefícios da Tangerina

  • Previne doenças cardiovasculares;
  • Controla os níveis de colesterol;
  • Acalma o organismo;
  • Fortalece o sistema imunológico;
  • Regula o intestino;
  • Ajuda na digestão;
  • Possui função antioxidante;
  • Previne o câncer, principalmente o do sistema digestivo;
  • Regula a pressão arterial.

propriedades da tangerina

Os 5 principais benefícios da Tangerina para a saúde

Para entender como as propriedades desta fruta agem no organismo, confira, abaixo, as 5 principais vantagens do consumo regular de tangerina:

1 – Possui ação antioxidante

Na tangerina são encontrados alguns compostos antioxidantes, presentes em grande parte das frutas ácidas. Estas substâncias agem contra os radicais livres, de forma a prevenir o envelhecimento das células. Na prática, isso previne o desenvolvimento de câncer e mantém pele, cabelo e unhas mais fortes e bonitos.

2 – Previne doenças cardiovasculares

Os flavonoides presentes na polpa e nas sementes da tangerina ajudam a regular os níveis de colesterol LDL no organismo. Isso faz com que o sangue consiga fluir com mais facilidade e nutrir as células corporais de forma eficiente.

O consumo regular de tangerina, portanto, está associado à prevenção de doenças cardiovasculares, como a aterosclerose e a hipertensão arterial.

3 – Fortalece o sistema imunológico

A grande quantidade de vitamina C presente na tangerina faz com que ela seja uma aliada no fortalecimento do sistema imunológico, de forma a prevenir a infecção por doenças comuns, tais como resfriados, infecções urinárias e outros tipos de contaminação.

O consumo da fruta é recomendado, sobretudo, para crianças e gestantes, uma vez que estes têm o sistema imunológico mais debilitado.

4 – Ajuda a emagrecer

A tangerina é uma fruta com baixo teor de calorias, apesar do seu sabor doce. Dessa forma, ela é uma opção saudável para incluir no cardápio, sem fugir da dieta. Além disso, conta com alta concentração de fibras, de modo que dá sensação de saciedade por mais tempo e ajuda a digerir os alimentos de forma correta e lenta, garantindo mais estabilidade nos níveis de glicemia no sangue.

5 – Regula o intestino

Na composição da tangerina há quantidades consideráveis de cálcio, potássio e fibras solúveis, essenciais para o bom funcionamento do intestino grosso e delgado.

Quantas calorias tem uma tangerina?

Uma tangerina inteira (aproximadamente 100 g) contém 37 kcal, em média. A quantidade é considerada pouca, de modo que o seu consumo regular pode auxiliar a matar a fome sem sair da dieta. O valor calórico da tangerina é muito semelhante ao de demais frutas cítricas: uma unidade de laranja, por exemplo, contém 36 kcal.

Propriedades e Tabela Nutricional

Abaixo, segue as propriedades nutricionais encontradas em 100 g de uma tangerina tipo pokan crua:

  • Calorias: 37,8 kcal;
  • Carboidratos: 9,6g;
  • Proteínas: 0,9g;
  • Fibra alimentar: 0,9g;
  • Cálcio: 12,9mg;
  • Vitamina C: 48,8mg;
  • Magnésio: 7,7 mg;
  • Lipídios: 01, mg;
  • Fósforo: 12,5 mg;
  • Ferro: 0,1 mg;
  • Vitamina B1: 0,1mg.

Como consumir

A melhor forma de consumir a tangerina é comendo-a in natura, sem descartar os caroços ou as fibras que envolvem a polpa. No entanto, é possível usá-la em receitas como geleias, mousses, bolos, sucos, etc.

A quantidade ideal de consumo da fruta varia de acordo com o objetivo, sexo, nível de atividade física, entre outros, cabendo a um nutricionista indicar essas quantidades.

Veja, também, receitas de sucos detox. 

Agora que você já conhece todos os benefícios da tangerina e formas de incluí-la no seu dia a dia, veja, aqui, no Quero Viver Bem, as propriedades de outras frutas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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