Tâmara – Benefícios, Tabela nutricional e Formas de consumo

A tâmara é o fruto da tamareira, árvore pertencente à família da palmeira, muito parecida esteticamente com a palmeira em sua folhagem, seu caule e na sua maneira de dar os frutos em forma de cachos.

A tâmara é cultivada há centenas de anos, tendo sua origem exata desconhecida. Ela possui uma cor avermelhada, sendo rica em fibras e tendo um sabor agridoce muito agradável ao paladar.

Aliás, a tâmara é conhecida por ser um dos alimentos mais doces entre as frutas. Dela, existe uma extensa variedade no mercado, mas todas contam com as mesmas propriedades nutricionais.

A tâmara além de muito saborosa traz muitos benefícios para a saúde, apesar do seu alto teor de açúcar. A seguir no Quero Viver Bem, destacamos as principais propriedades da tâmara para o organismo. Confira!

Tâmara

Benefícios da Tâmara

Fonte de vitaminas e minerais

Dentre os minerais presentes na fruta, o destaque vai para o cobre e o potássio, que são encontrados em grandes quantidades. Já entre as vitaminas são encontrados principalmente ferro, vitaminas k, A, ácido fólico, riboflavina, niacina e tiamina, entre outras em menor quantidade.

Fonte de energia

Em primeiro lugar, destaca-se que a tâmara é um grande fornecedor de energia, pois é rico em frutose, que é o açúcar natural das frutas. Isso faz com que a sensação de cansaço e fadiga sejam praticamente eliminados com o consumo de tâmara.

Também por esse motivo, ela se torna um bom alimento para os praticantes de esportes, oferecendo-lhes energia suficiente para a realização de atividades físicas ou para repor os estoques de glicogênio usados durante a prática.

Combatente da anemia

Sua alta concentração de ferro é reconhecidamente capaz de atenuar anemia e seus efeitos, contribuindo tanto no tratamento quanto na prevenção da doença.

 Fortalecimento dos ossos

A grande quantidade de minerais encontrados na tâmara a eleva à categoria de uma super fruta. Esses nutrientes agem de forma a fortalecer os ossos e prevenir doenças como a osteoporose, reduzindo, inclusive, os sintomas inerentes a essa doença.

Melhora do trato digestivo

Rica em fibras solúveis e insolúveis, a tâmara contribui diretamente para que problemas como prisão de ventre sejam solucionados ou atenuados.  Dessa forma, a fruta age também na prevenção doenças como colite, câncer de cólon e hemorroidas.

Ademais, o potássio contido em grande quantidade na tâmara faz com que ela regule o intestino, combatendo diarreias.

Tâmara

Amiga das dietas

Apesar de ser um alimento calórico e com uma grande taxa de açúcar, ela pode estar presente em regimes de perda de peso, em um consumo moderado.

Isso porque ela pode ser uma substituta para o açúcar refinado, já que é bem doce e, de quebra, oferece muito mais nutrientes e fibras.

Antioxidante

Se comparada com outras frutas secas como ameixa, uva e figo, a tâmara é a que mais possui antioxidantes, os quais protegem as células dos radicais livres que provocam o envelhecimento precoce e algumas doenças.

 Anti-inflamatório natural

O magnésio é muito conhecido pelo seu efeito anti-inflamatório, e esse mineral é abundantemente encontrado nas tâmaras, podendo reduzir inflamações nas paredes das artérias e contribuir para a redução de doenças cardiovasculares, prevenção de artrites, dores de garganta, gripes e muitas outras doenças de origem inflamatória.

Também, seu potencial anti-inflamatório ajuda a reduzir a interleucina 6 no cérebro, substância associada a um maior risco de doenças neurodegenerativas, como a doença de Alzheimer.

Redução da pressão arterial

A tâmara reduz os níveis de colesterol de forma a contribuir com a saúde cardiovascular, agindo nos níveis de pressão em pessoas que têm propensão à hipertensão.

Há estudos em andamento que comprovam que o consumo de tâmara reduz em até 9% os riscos de acidentes vasculares cerebrais.

Intoxicação alcoólica

Pelo alto teor de açúcares que são absorvidos rapidamente pelo organismo, a tâmara é muito indicada para aliviar os desconfortos da intoxicação alcoólica, a chamada ressaca. Para isso, é indicado que se coma de dois a três frutos assim que se perceba o excesso de álcool, ou logo na manhã seguinte.

 

Curiosidade: acredita-se que as tâmaras auxiliem as mulheres grávidas a entrarem em trabalho de parto. Alguns estudos sugerem que comer tâmaras nas últimas semanas de gestação pode promover a dilatação cervical e diminuir a necessidade de trabalho de parto induzido, além de reduzir o tempo de trabalho de parto.

 

Tabela nutricional da tâmara

Tâmara

Cada 10 gramas de tâmaras (média de uma fruta) contêm:

  • 27 calorias;
  • 7,24 gramas de carboidrato;
  • 5,2 gramas de açúcar;
  • 0,2 gramas de proteínas;
  • 0,7 gramas de fibras.

 

Formas de consumo

As tâmaras podem ser consumidas em várias receitas, in natura, secas ou desidratadas. Todas essas formas mantêm seus benefícios e nutrientes.

Ela pode substituir o açúcar em receitas, ser consumida com outras frutas, oleaginosas, em vitaminas ou o que mais você quiser adoçar naturalmente!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário