Suco detox congelado – Como fazer?

Ninguém tem dúvidas que o suco detox faz muito bem à saúde, afinal, ele estimula a expulsão das toxinas, melhora o funcionamento do sistema imunológico, age como diurético combatendo a retenção de líquidos, entre outros, além de ser uma ótima opção de consumo de vegetais e frutas para quem não gosta muito do sabor deles crus. Mas, será que é possível manter essas propriedades com o suco detox congelado?

Higienizar de forma correta os vegetais e as frutas cada vez que for preparar o suco detox é uma barreira para quem tem horários apertados na sua rotina diária, isso faz com que, muitas vezes, esse hábito seja deixado de lado.

Por isso, as receitas de suco detox congelado são um grande sucesso, pois é possível guardar as porções certas de ingredientes selecionados, frescos e devidamente higienizados para toda a semana.

Fazendo o procedimento da maneira correta, é possível aproveitar bem os nutrientes das frutas e dos vegetais. Vamos conferir?

Dicas para congelamento de ingredientes para o suco detox

Pegar a porção de frutas e vegetais do freezer, bater no liquidificador com um copo de água e beber. Quem não quer essa praticidade?

Com o suco detox congelado isso é possível, no entanto, é preciso ter atenção no armazenamento, para que os ingredientes não oxidem e percam os nutrientes.

O processo de oxidação começa a acontecer quando os ingredientes do suco detox ficam em contato com o ar. Isso sempre acontece a partir do momento que você descasca uma fruta – se perceber, notará a mudança de cor, a alteração de sabor e a perda de nutrientes.

Para evitar esse processo de oxidação no suco detox, é essencial evitar o contato prolongado com o ar. Confira algumas dicas:

Como congelar os ingredientes do suco detox corretamente

Existem 3 formas de congelar os ingredientes do suco. Uma delas é fazer a polpa, a outra é congelar em pedaços e, por fim, congelar o suco pronto.

1- Como congelar a polpa de suco detox

Para preparar a polpa, é preciso lavar e descascar as frutas e bater no liquidificador sem água, para fazer um creme. Depois, adicione os vegetais lavados, como couve, espinafre, hortelã ou gengibre. Bata todos os ingredientes juntos sem adição de água, acrescentando somente a proporção de meio limão por copo, para evitar a oxidação.

Depois, basta colocar em saquinhos bem fechados ou forminhas de gelo e levar ao congelador. As polpas podem ficar congeladas por até 3 meses. Na hora de retirar do congelador, basta bater as polpas com água no liquidificador e beber.

2- Congelamento das frutas e verduras para o suco detox

 Esse método não é muito indicado a longo prazo, pois a oxidação dos ingredientes é maior, ocorrendo a perda da coloração e também a alteração no sabor.

Você pode fazer as porções exatas para um copo de suco detox e congelar, entretanto, é ideal armazenar rapidamente, antes que ocorra a oxidação. Use uma embalagem a vácuo ou pote hermético, para preparos de apenas 1 semana.

3- Congelando o suco detox pronto

Após preparar o suco normalmente, não esqueça de espremer meio limão para cada copo de suco detox.

Guarde o suco detox em garrafas bem vedadas, pois não poderá ocorrer a troca de ar dentro delas. Para congelar, deixe apenas um espaço para dilatação, desse modo, evita que a garrafa estoure.

Dê preferência para garrafas de vidro, mas, caso não tiver, use de plástico livre de BPA (Bisfenol- A). Esse preparo pode ficar até 1 mês congelado.

Quando for ingerir, deixe descongelando na geladeira. Mas, é importante ingerir rapidamente após o descongelamento, para que não ocorra a perda dos nutrientes e alteração no sabor.

Vantagens de congelar o suco detox

Ninguém está imune das toxinas agressoras do dia a dia, elas estão em todos os lugares, no ar, pela poluição, e nos alimentos industrializados. O nosso organismo precisa se livrar dessas toxinas para que elas não favoreçam doenças mais graves – o suco detox pode dar um empurrãozinho.

Lembrando que não se deve coar nem adoçar o suco!

O suco detox congelado apresenta suas vantagens, que são:

  • É prático, rápido e facilita uma vida mais saudável, até mesmo, para quem não tem muito tempo no dia a dia;
  • O trabalho de separação e higienização de ingredientes é feito de uma vez, pois, dependendo da técnica escolhida, pode ficar até 3 meses no congelador;
  • Garante a ingestão do aporte de frutas e verduras diariamente sem muito esforço.

Desvantagens de congelar os ingredientes

É claro que se compararmos os benefícios do suco detox fresco e do suco detox congelado, o primeiro ganha. A perda de alguns nutrientes é um fato nesse processo de congelamento.

No entanto, ela pode ser minimizada com as dicas citadas acima. Outro fator importante é não deixar o suco detox congelado além do tempo permitido no freezer e, quando descongelar, ingerir a porção completa, pois quanto mais tempo ficar na geladeira, maior o número de nutrientes perdidos.

Mesmo perdendo alguns nutrientes no processo de congelamento, é benéfico ingerir a bebida, pois ela reúne muitas vitaminas e muitos minerais importantes para a saúde.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário