Suco de beterraba – Como fazer? Principais receitas e seus Benefícios

A beterraba é um alimento rico em diversos nutrientes, que podem ser ainda mais potencializados e promover mais benefícios, se ingeridos na forma de suco. Neste artigo, você ficará por dentro dos benefícios oferecidos pelo suco de beterraba, bem como saber duas receitas deliciosas e muito saudáveis.

A beterraba é rica em açúcar, proteínas e minerais, como potássio, sódio, cálcio, selênio, manganês, cobre, zinco, fósforo e ferro. Além disso, essa raiz tuberosa possui, também, vitaminas A, B1, B2, B3, B5, B9, C e K. Todos esses nutrientes reunidos proporcionam muitos benefícios à saúde de quem consome.

Por exemplo, consumir suco de beterraba ajuda a diminuir a pressão arterial, sendo ideal para quem tem problema de pressão alta. De acordo com estudos, os altos níveis de óxido nítrico encontrados nesse alimento são responsáveis pela redução da pressão, pois ajuda a relaxar e a dilatar os vasos sanguíneos.

Outro benefício é o fortalecimento muscular em pessoas com insuficiência cardíaca. Conforme pesquisa realizada pelo Health Line, em 2015, indivíduos com problemas cardíacos tiveram um crescimento de 13% de sua força muscular, duas horas depois de ingerirem a bebida.

O suco de beterraba também oferece uma poderosa ação antioxidante, o que vai limpar e fortalecer o sistema imunológico, protegendo-o contra doenças e infecções oportunistas, além de atuar contra os radicais livres, que são prejudiciais ao corpo humano e estão associados a vários tipos de câncer e ao envelhecimento precoce.

Fonte de potássio, a beterraba pode contribuir na manutenção de níveis equilibrados desse elemento no organismo. Isso é importante porque vai auxiliar no bom funcionamento dos nervos e dos músculos. Por outro lado, o baixo nível de potássio no corpo humano pode gerar cãibras musculares, fadiga, fraqueza e também afetar o ritmo cardíaco, colocando a sua vida em risco.

A beterraba possui, em sua composição, altos níveis de vitamina B9, também conhecida como ácido fólico e folato, um nutriente essencial para a saúde da gestação. Essa vitamina previne a ocorrência de diversas anomalias no tubo neural, que é composto por segmentos do nosso corpo que vão dar origem ao eixo central do sistema nervoso na cabeça e da coluna vertebral do feto.

A já conhecida e abundante presença do ferro na beterraba é outro aspecto positivo desse alimento. Pessoas com anemia recebem recomendação médica para comer beterraba, pois o ferro encontrado no alimento combate esse problema, reequilibrando o organismo novamente. Além disso, a vitamina C da composição do vegetal faz com que o ferro penetre melhor no organismo.

Até para quem gosta de treinar o suco de beterraba é favorável. Repleto de nitratos, ela auxilia na melhora da performance atlética, em especial em exercícios de resistência de alta intensidade. Pesquisa feita na Suécia, em 2011, indicou que os nitratos reduziram o uso de oxigênio durante o exercício físico.

suco de beterraba

Receitas de suco de beterraba

Antes de qualquer coisa, é fundamental enfatizar que o suco de beterraba natural deve ser tomado logo após o seu preparo, pois, caso contrário, a bebida pode perder suas propriedades nutricionais, o que vai diminuir os benefícios proporcionados pelo alimento.

Isso ocorre por conta do processo de oxidação que se desenvolve a partir do calor e da exposição ao oxigênio e à luz, o que pode fazer com que alguns nutrientes tenham sua eficiência reduzida. Caso você não tome imediatamente após preparar o suco, guarde-o em garrafas escuras e bem fechadas. Vejamos, a seguir, duas receitas distintas de suco de beterraba, que são extremamente saudáveis:

Suco de beterraba com limão galego

Ingredientes

  • 1 beterraba pequena;
  • 1 limão galego;
  • Açúcar ou adoçante a gosto;
  • 1 ½ copo de água;

Modo de preparo

  1. Descasque e corte a beterraba, lavando-a em seguida e reservando;
  2. Descanse, corte e lave o limão, que não deverá ter nenhuma semente;
  3. Leve todos os ingredientes ao liquidificador, menos os cubos de gelo;
  4. Bata tudo e, depois, passe para um copo com o gelo.

suco de beterraba benefícios

Suco de beterraba com cenoura e laranja

Ingredientes

  • 1 beterraba;
  • 2 laranjas;
  • 1 cenoura;
  • ½ copo de água.

Modo de preparo

  1. Descasque e corte as laranjas, a cenoura e a beterraba, que devem estar higienizadas;
  2. Leve tudo ao liquidificador, acrescente a água, bata até que tudo fique misturado e estará pronto para servir.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário