A gastrite é um problema de saúde comum entre os brasileiros (2 milhões de casos são diagnosticados por ano), apresentando como primeiros sintomas dor no estômago, arroto frequente, azia e indigestão.
É extremamente importante estar atento a esses indícios, porque eles podem ser facilmente confundidos com os de outras doenças que se coincidem. Em alguns casos, passam despercebidos, mas a gastrite precisa ser tratada, para evitar complicações.
Para lhe ajudar a estar atento a essa doença e agir antecipadamente e preventivamente, listamos, aqui no Quero Viver Bem, todos os sintomas da gastrite, possíveis causas da doença, entre outros detalhes relevantes a respeito do assunto. Confira!
O que é a gastrite?
A gastrite é uma inflamação que acomete as paredes do estômago. Essa doença pode ter baixa durabilidade e, nesse caso, é chamada de gastrite aguda. Se persistir durante um longo período, é chamada de gastrite crônica.
Sintomas da gastrite
A gastrite provoca sintomas especificamente nos órgãos do sistema digestivo, podendo ocorrer de forma intensa, principalmente após as refeições. São sintomas do problema os listados, abaixo:
- Dor de estômago ou desconforto abdominal, especialmente após a ingestão de algo ou quando se fica sem comer por um longo período;
- Inchaço no abdômen, sendo que a barriga fica nitidamente mais dura. Tal sintoma é expressivo depois de comer algo;
- Náusea e vômito;
- Queimação estomacal/azia;
- Indigestão, ficando com sensação de empachamento;
- Sensação de estômago muito cheio;
- Arrotos frequentes;
- Gases;
- Dor de cabeça e mal-estar.
Um detalhe interessante sobre a gastrite é que, na maioria dos casos, os pacientes vivenciam esses sinais, mas há pessoas que têm a doença de forma assintomática.
Tal versão da gastrite é perigosa, porque há um grande risco de a doença se desenvolver silenciosamente e a pessoa só saber que tem o problema quando o quadro já está um pouco mais avançado.
Principais causas da gastrite
O estômago possui uma mucosa que envolve todo o seu interior, protegendo o órgão contra sucos digestivos que são altamente corrosivos e podem danificá-lo.
Problemas como abuso de álcool, uso de medicamentos por longa data, nervosismo e estresse enfraquecem essa mucosa, fazendo com que o estômago entre em contato direto com os sucos digestivos e inicie um processo de inflamação, surgindo, assim, a gastrite.
Além dessas causas já citadas, a gastrite também pode ter origem em doenças autoimunes (por exemplo, artrite reumatoide, lúpus e esclerose múltipla), bem como no avanço da idade.
Por que os sintomas acontecem?
Os sintomas da gastrite acontecem porque o estômago está diretamente exposto aos sucos digestivos corrosivos, o que também dá abertura para que bactérias específicas, como a Helicobacter pylori, ataquem o órgão e prejudiquem seu funcionamento.
Em casos mais graves, principalmente nos quais os sintomas são negligenciados, a gastrite pode evoluir para doenças mais difíceis de serem tratadas, como úlcera ou câncer de estômago.
[VEJA TAMBÉM: 7 ALIMENTOS IDEAIS PARA QUEM TEM GASTRITE ]
Consulte um médico
Identificou esses sintomas e quer se livrar deles corretamente? O recomendado é procurar um médico para diagnóstico preciso e indicação do tratamento perfeito a ser realizado. Entre os especialistas na doença estão o clínico geral e o gastroenterologista.
E como é feito o diagnóstico da gastrite? Simples: se for um caso de gastrite aguda, o médico irá se basear no histórico clínico e no exame físico do paciente, indicando-lhe, em seguida, o tratamento adequado.
Caso haja suspeita de gastrite crônica ou complicações, como hemorragia, o profissional solicitará exames específicos para identificar a doença e confirmar sua extensão.
Entre os exames mais solicitados está a endoscopia, que é um procedimento que viabiliza a análise detalhada da mucosa do estômago e do estado do órgão, apresentando claramente eventuais alterações.
De acordo com o caso, o médico indicará o tratamento de gastrite ideal, que consiste no combate do agente causador da doença. Entre os principais métodos adotados estão:
- Suspensão do uso de medicamentos que podem causar a gastrite;
- Uso de remédios que neutralizem ou bloqueiem os sucos ácidos do estômago, como Esomeprazol, Omeprazol, Pantoprazol e Rabeprazol;
- Utilização de antibióticos;
- Adoção de uma nova dieta, com inserção de alimentos leves nas refeições, além de eliminação de café, bebidas alcoólicas, refrigerantes e carnes gordas.
Todos esses cuidados, desde a procura do médico até o tratamento para gastrite, evitam que a doença se desenvolva e vire uma úlcera ou um câncer, que são muito mais agressivos e demandam um tratamento mais complicado. Portanto, se identificar os sintomas, não abra mão de procurar um profissional!
Gostou? Confira, também, dieta para Gastrite e Úlcera – alimentos para evitar dor no estômago!
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.
Muito boa a forma de Informação feita por vcs obg