TPM: toda mulher no período fértil de sua vida sabe o que é essa sigla e o que ela significa – embora muitos homens tenham dificuldade em entender e acompanhar a gangorra de emoções. A Tensão Pré-Menstrual é o conjunto de sensações que acomete o corpo da mulher antes da menstruação.
Nesse intervalo de tempo antes da menstruação – que pode durar até 10 dias –, a TPM pode até ser vista como uma síndrome, afinal, muitas mulheres veem suas vidas totalmente transformadas por tudo o que passam durante esse momento.
Entenda mais sobre a TPM, como ocorre, quais são os principais sintomas e como aliviá-los!
Como ocorre a Tensão Pré-Menstrual (TPM)?
Um ciclo menstrual pode ser dividido em três fases:
- Fase folicular;
- Fase ovulatória;
- Fase lútea.
Nessas fases, a produção de hormônios femininos sofre oscilações. O estrogênio é o hormônio responsável pela feminilidade, isto é, que desenvolve as mamas, arredonda o quadril, garante uma voz mais suave, deixa a pele bonita e faz com que a mulher fique mais alegre.
A partir da menstruação, o nível de estrogênio aumenta e atinge o seu máximo, em torno do 14º ou 15º dia. Depois disso, cairá e a mulher começará a produzir outro hormônio: a progesterona. Como o próprio nome sugere, esse é o hormônio da gestação, pois prepara o organismo para uma possível gravidez.
Os dois hormônios, no entanto, têm uma queda por volta do 26º e 28º dia e acabam causando os sintomas típicos da TPM. Quando os níveis começam a crescer novamente, a mulher volta a se sentir melhor e os problemas desaparecem.
Existem casos e casos, é claro. Certas mulheres podem nem mesmo sentir sintomas psíquicos e físicos, mas a grande maioria sofre com intensidades variadas.
Por isso, você precisa entender que a principal causa da TPM é a alteração hormonal feminina durante o período da menstruação, pois ela interfere no sistema nervoso central.
Quais são os sintomas principais da TPM?
A Tensão Pré-Menstrual (TPM) abrange uma série de sintomas que irão se manifestar antes da menstruação, mas é claro que é preciso muita atenção, Para serem considerados sintomas da TPM, devem sumir com a menstruação, ou seja, caso você menstrue e os sintomas continuem presentes, procure um médico, pois eles não são causados pela tensão pré-menstrual.
Você pode sofrer com sintomas físicos ou emocionais, que podem causar grande desconforto. Entre os primeiros, é possível destacar:
- Aparecimento de acne;
- Aumento de peso (ocasionado pela retenção de líquido);
- Distensão gasosa;
- Dores de cabeça;
- Dores osteomusculares;
- Inchaço abdominal;
- Inchaço nas extremidades do corpo, como no caso dos pés e das mãos;
- Sensibilidade e inchaço nas mamas.
Alguns sintomas físicos menos comuns são reações alérgicas, fogachos ou sudorese fria, além do aumento da frequência urinária.
Em relação aos sintomas psíquicos que aparecem no período da TPM são:
- Agressividade;
- Alterações de humor, além de sentimentos perturbadores e violentos;
- Ansiedade;
- Baixa autoestima;
- Cansaço;
- Compulsão por doces ou salgados;
- Depressão;
- Desatenção;
- Dificuldade de concentração;
- Falta de apetite ou excesso de fome;
- Irritabilidade;
- Lapsos de memória;
- Problemas de insônia;
- Sonolência;
- Tensão;
- Vontade de chorar.
Para ter certeza de que você sofre de TPM, não é necessário apresentar todos esses sintomas.
Como aliviar os sintomas da TPM?
A melhor dica para “administrar” a TPM é criar um diário menstrual. Isso irá servir para que você anote todos os sintomas que terá, a intensidade dos incômodos, o início da menstruação e quando será a sua ovulação.
Esse diário auxiliará na identificação de “padrões” que poderão (ou não) existir no seu ciclo e para que você planeje com antecedência a melhor forma de lidar com os problemas que aparecerão.
Existem algumas dicas básicas para que se possa aliviar os sintomas da TPM. Quer saber quais são? Então, confira:
- Cuide de seu corpo e de sua autoestima no geral;
- Evite marcar compromissos importantes durante essa fase, para não causar mais estresse;
- Faça atividades que lhe dão prazer, por exemplo, aproveitar um bom livro, caminhar ao ar livre, fazer algum passeio de bicicleta, etc.;
- Use medicação anti-inflamatória não esteroide ou analgésica, para aliviar as dores e até reduzir o sangramento menstrual – dê preferência para os medicamentos que o seu médico recomendar;
- Pratique exercícios físicos regularmente;
- Procure dormir o suficiente;
- Alimente-se de maneira equilibrada e saudável;
- Reduza o estresse com técnicas de relaxamento, como é o caso da meditação;
- Restrinja o consumo de cafeína, chocolate, sal e álcool;
- Pare de fumar, caso seja o seu caso;
- Seja otimista e afaste os pensamentos negativos de sua mente, para não causar uma piora nos sintomas da TPM.
A TPM pode ser contornada com equilíbrio e saúde. Se os seus sintomas são muito fortes e atrapalham a sua rotina e os seus relacionamentos, a orientação é que procure um bom médico, para que ele indique qual é a melhor solução para você, está bem?
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.