O silício orgânico é um mineral presente em inúmeras reações do organismo, sobretudo no auxílio da síntese dos tecidos conjuntivos, como ossos, cartilagens, pele, cabelo e unhas. Quando aliado ao colágeno, ele atua fortemente contra o envelhecimento precoce da pele e retarda o aparecimento de rugas.
Naturalmente, depois dos 20 anos de idade, os níveis de silício começam a reduzir no organismo. Por causa disso, o colágeno também começa a cair na casa dos 30, e são justamente essas alterações que promovem o ganho de rugas, dores nas articulações, dores nos ossos e enfraquecimento das unhas.
Portanto, é partir desse momento que a suplementação desse mineral pode ser indispensável. Saiba mais a seguir, só aqui no Quero Viver Bem!
Benefícios do uso do silício orgânico
Muito mais do que uma fonte de beleza, esse mineral é capaz de promover a saúde de ossos, articulações e cartilagens. Com o passar dos anos, todos os seres humanos iniciam um processo de degradação do corpo, por causa do envelhecimento. Mas, os motivos também podem ser incentivados pela alimentação irregular e pobre em silício.
O sangue do ser humano tem cerca de 10mg/l de silício. Esse mineral está presente em tendões, músculos, pâncreas, ossos, fígado, baço, coração, rins, tireoide e glândulas suprarrenais.
De acordo com os especialistas, o declínio desse mineral no corpo humano, entre a juventude e a velhice, é de 80%. Mas, estudos animadores mostram que a suplementação com o silício orgânico é bastante eficiente e sem toxicidade.
Ou seja, o mineral, consumido pela suplementação, consegue agir restabelecendo o equilíbrio nas seguintes funções:
- Aumento de elasticidade da pele;
- Diminuição das dores e da rigidez nas articulações;
- Aumento da formação de colágeno nos ossos;
- Diminuição da fragmentação da cartilagem;
- Aumento da densidade mineral óssea, evitando a osteoporose;
- Redução da profundidade das linhas de expressão;
- Fortalecimento dos fios de cabelo;
- Regeneração das unhas, para evitar que elas fiquem quebradiças;
O silício orgânico favorece a respiração celular. Ele é diferente de outros agentes antienvelhecimento considerados nutricosméticos, pois, antes de mais nada, o mineral limpa o organismo.
Portanto, é fato afirmar que o mineral não deve ser visto somente como um provedor de beleza, mas também de saúde e melhoria da qualidade vida.
Como usar o silício orgânico?
Para recuperar os tecidos atingidos ou ter uma aparência mais jovem, é necessário suplementar. De acordo com os especialistas, uma cápsula de 150mg por dia é o ideal.
Além disso, não se pode esquecer que uma alimentação saudável pode ajudar, especialmente se ela tiver como fonte o silício orgânico, como é o caso de:
- Maça;
- Cogumelos;
- Milho;
- Cenoura;
- Pepino;
- Cebola;
- Arroz;
- Peixes;
- Repolho cru;
- Amêndoas;
- Amendoim;
- Aveia;
- Soja;
- Cevada;
- Manga;
- Banana.
A capacidade regeneradora da pele promove uma aparência mais bonita e com menos rugas, além disso, o silício fortalece os ossos, atuando sua mineralização deles.
É importante salientar que o efeito rejuvenescedor do silício não é direcionado somente à pele, mas também ao cabelo, às paredes das artérias e às unhas, promovendo, ainda, o reforço do sistema autoimune.
As cápsulas de silício podem ser compradas em lojas de produtos naturais. Sugere-se o uso desse mineral após os 30 anos.
Todavia, vale ressaltar a importância da orientação médica na ingestão de qualquer suplemento. Na dúvida com relação à posologia, consulte uma nutricionista.
Para começar a fazer efeito, é necessário que o uso das cápsulas seja feito por, pelo menos, 3 meses.
Contraindicações
Grávidas, lactantes e crianças não podem usar nenhum tipo de suplementação sem o conhecimento do seu médico. O mesmo ocorre com pessoas que possuem doenças renais ou condições especiais de saúde que exigem o uso contínuo de medicamentos.
Efeitos colaterais com relação ao uso do silício orgânico só foram encontrados em relação ao consumo maior do que a dose recomenda. Além disso, pessoas alérgicas a quaisquer componentes da fórmula também não podem fazer uso das cápsulas do mineral.
Todavia, se perceber qualquer sintoma desagradável a partir do uso do mineral, suspenda o uso e procure a orientação de um especialista. Afinal, cada organismo reage de uma forma diferente, até mesmo diante de alguns suplementos.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.