Procedimentos que causam danos físicos e químicos como uso da chapinha, descoloração, progressiva, uso do secador, outros procedimentos, podem causar danos que resultam na quebra capilar. Essa quebra pode ser tão intensa a ponto de gerar um corte químico, diminuindo o tamanho dos fios.
Por outro lado, podemos também cortar nosso cabelo e acabar não gostando do resultado. Por isso, a busca por produtos que estimulam o crescimento capilar vem crescendo, como suplementos e até mesmo o uso do shampoo bomba. A seguir, leia mais sobre esse shampoo e como utiliza-lo.
Shampoo bomba com monovin A
Recentemente, uma nova e perigosa tendência capilar acabou estourando: uso do superconcentrado de vitamina Monovin A.
Primeiramente, a receita informa que você deve misturar uma quantidade de bepantol e Monovin A em seu shampoo.
O uso de Monovin A por seres humanos não tem registro na Anvisa, ou seja, ele é aprovado apenas para uso veterinário para animais de médio e grande porte. O uso indevido desse produto pode causar intoxicação por vitamina A (supervitaminose), resultando na queda nos cabelos, fissuras nos lábios, ressecamento da pele, dor óssea e parada no crescimento em crianças e adolescentes.
Esse produto é feito para entrar em contato com fios grossos, como os da crina de um cavalo. Em contato com fios finos, como os nossos, ele pode causar a quebra e até mesmo queda desde a raiz caso seja aplicado lá. Também não existe comprovação científica do uso tópico da vitamina A para o crescimento dos cabelos, ou seja, alem de não ajudar no crescimento, essa receita pode danificar os fios.
Shampoo bomba caseiro para fazer o cabelo crescer com óleo de rícino
Alguns produtos podem ser adicionados ao shampoo sem causar prejuízo a saúde humana e podem auxiliar no crescimento dos fios.
O Óleo de rícino fortalece os fios, combate a queda, a quebra e graças as propriedades dos seus componentes auxilia no crescimento. Ele é rico em vitamina E e ácidos graxos, provocando o fortalecimento e estimulação do couro cabeludo, hidratação e retirada das toxinas da pele.
Adicione duas colheres de sopa desse óleo a quantidade que você normalmente usa de seu shampoo em um pote separadamente. Depois, basta aplicar nos fios e massagear no couro cabeludo.
Fique atento se você não possui nenhuma alergia ou efeito colateral ao óleo de rícino. Esse óleo é vendido em farmácias e pode ser encontrado facilmente.
Receita caseira com extrato de alecrim
O óleo de alecrim e também o seu extrato possuem propriedades que previnem a queda e estimulam a circulação periférica, promovendo assim o Crescimento Capilar. Ele é excelente para cabelos oleosos e tem ação anticaspa, dá brilho aos cabelos, possui ação dermopurificante, antioxidante, protetor de tecidos, tonificante e estimulante celular.
Extratos podem ser usados apenas misturados nos Shampoos em dosagens de até 10%. Portanto, caso queira fazer uma receita utilizando extrato de alecrim, compre o produto em uma loja de produtos naturais e adicione 10 ml de extrato para cada 100 ml de shampoo.
Caso você prefira utilizar o óleo de alecrim, adicione a quantidade desejada, como por exemplo duas colheres de sopa para a quantidade que você usa normalmente de shampoo. Faça a mistura em um pote separado e passe nos cabelos molhados.
Óleo e extrato de jaborandi
O jaborandi é estimulante celular e também serve como estimulante do couro cabeludo.
É um excelente tônico capilar, deixando os fios emolientes e leves devido a sua ação adstringente, tratando a queda e dando brilho aos fios.
Lembre-se: para estimular o crescimento, você deve utilizar produtos que entrem em contato com a raiz dos cabelos. Se você utiliza 20 ml de shampoo para lavar os cabelos, adicione 2 ml de extrato de jaborandi em um pote e passe a mistura nos cabelos úmidos, massageando bem.
Misturas no shampoo para o cabelo crescer
Muitas receitas que encontramos online nos orientam a misturar outros produtos no frasco inteiro de shampoo para potencializar o crescimento dos fios.
Não é recomendável fazer essas receitas que adicionam outros produtos diretamente no frasco inteiro de shampoo, pois isso pode acarretar em uma desestabilização da fórmula fazendo com que os conservantes não sejam mais eficazes e ocorra a proliferação de microrganismos no produto.
Caso você queira realizar alguma mistura com bepantol, aloe vera, entre outros, no seu shampoo, faça isso em um pequeno pote utilizando apenas a quantidade que será utilizada na hora, jamais coloque no frasco inteiro.
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.