O que é a Sertralina? Para que serve? Emagrece mesmo?

Veja aqui um guia completo sobre como a Sertralina funciona no organismo, se realmente ajuda no emagrecimento, quais seus benefícios e mais.

Muitas pessoas já usaram a Sertralina, isso porque ele é conhecido por ser um medicamento usado em casos de depressão e da síndrome do pânico, porém também é usado em casos em que há diagnóstico de obsessão. Ele pode ser encontrado nas farmácias convencionais e com nomes comerciais de Asserr, Sercerin, Serenata, Tolrest ou Zoloft.

É importante saber que esse medicamento só é vendido com receita médica e possui efeitos colaterais muito nocivos para o corpo, isso porque ele atua diretamente no cérebro, aumentando a disponibilidade de serotonina e assim, seu efeito começa a ter efeito após 7 dias de uso, porém esse tempo é variável de acordo com cada pessoa.

Quando usar a Sertralina?

O que é a Sertralina? Para que serve? Emagrece mesmo?

Ela é indicada principalmente para o uso do tratamento da depressão e de doenças como o transtorno obsessivo compulsivo, o transtorno do pânico, transtorno obsessivo compulsivo, transtorno de estresse pós traumático e muito mais.

Ela também é usada em alguns casos para diminuir os sintomas causados pela TPM – Tensão Pré Menstrual.

Quais os efeitos colaterais?

Nos primeiros dias de uso da sua Sertralina, você com certeza vai ter:

  • Pensamentos suicidas;
  • Alterações de humor;
  • Náuseas;
  • Vômitos;
  • Diarreia;
  • Inapetência;
  • Perda de peso;
  • Boca seca;
  • Dores de cabeça;
  • Cansaço ao extremo;
  • Insônia;
  • Falta de libido;
  • Impotência;
  • Ejaculação precoce.

É indicado que enquanto a pessoa faz o uso desse remédio, ela não opere máquinas, isso porque sua atenção estará comprometida e colocando em risco a sua saúde.

Quais as contraindicações?

O que é a Sertralina? Para que serve? Emagrece mesmo?Ela não é indicada para crianças que tenham menos de 6 anos, mulheres grávidas, lactantes, para pacientes que tenham hipersensibilidade à Sertralina ou de outros componentes que formam a sua fórmula.

É também indicado que as pessoas que fazem o uso de remédio inibidores de enzima monoaminoxidase (IMAO), como o Selgilina, Moclobemida, Linezolida e Azul Metileno tenham cuidado com essa interação medicamentosa.

As pessoas que tem diabetes devem estar com a glicemia controlada enquanto tomam esse medicamento, além de quem sofre de algum glaucoma considerado de ângulo fechado tenha acompanhamento médico direto.

É importante também que o consumidor de qualquer tipo de remédio que seja considerado tarja preta ou limitados, não faça o uso de bebidas alcoolicas, isso porque isso pode interferir diretamente na ação do remédio, além de prejudicar o organismo e sobrecarregar o fígado.

E emagrece mesmo?

Quando a Sertralina foi lançada no mercado, os seus usuários notaram que perderam um pouco de peso no início do tratamento, porém isso é apenas um efeito colateral do remédio que ainda não tem completa aprovação pela comunidade médica.

Ela não tem nenhum componente que favoreça a perda de peso, isso pode acontecer como efeito secundário pelo fato de melhorar o humor e diminuir a ansiedade, duas causas que geram um aumento de consumo de comida.

Porém ele não é indicado para emagrecimento, isso porque existem outros medicamentos para emagrecer destinados diretamente para isso, como é o caso da Furosemida ou o Xenical, além de outras opções naturais e com menos danos para o organismo.

Se você quer emagrecer por meio de remédios, é indicado que procure um médico ou um profissional do ramo, somente ele poderá fazer uma análise do seu organismo e identificar qual é o medicamento mais correto para o seu corpo, caso contrário, pode prejudicar mais ainda o seu organismo, te fazer engordar e ainda prejudicar outros quesitos, como o psicológico, o físico e muito mais.

Posologia

O modo de consumo da Sertralina vai variar diretamente de qual é a causa e como o psiquiatra orienta. Geralmente ela é ministrada uma vez no dia, pela manhã ou de noite, além de que a dose de máxima diária é de 200mg/dia.

Caso tenha esquecido de tomar o seu medicamento na hora indicada, tome assim que se lembrar e tente tomar os outros nos horários corretos. Caso esteja muito perto de tomar a outra dose, é indicado que fale com o seu médico.

Em casos de superdosagem, tenha cuidado e veja o que foi prescrito pelo seu médico, isso porque em casos contrário, é possível que você sofra com enjoos, vômitos, batimentos cardíacos acelerados, agitação e tontura. Em casos extremos é que ele pode levar ao coma.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. ernani jose backes

Deixe um Comentário