Seriguela – O que é, Para que serve, Benefícios e Consumo

A seriguela costuma ser bastante utilizada em doces e bebidas por ser saborosa. Mas, ela não se resume apenas a isso, já que é saudável e contribui positivamente com o funcionamento do organismo.

Não sabe o que é seriguela, para que serve e quais são seus benefícios? Sem problemas, a seguir, esclarecemos essas questões, além de indicar formas de consumo desse alimento.

seriguela

O que é seriguela

Trata-se de uma fruta que tem origem na América Central e do Sul, sendo bastante comum na região nordeste do Brasil, principalmente durante o verão, que é a temporada de maior colheita de seriguela.

Para que serve a seriguela

Essa é uma fruta que possui elevadas concentrações de nutrientes essenciais ao organismo, como as vitaminas A e C, de ação antioxidante. Na prática, isto significa que o consumo da seriguela reforça a imunidade, protege o coração e a visão, além de melhorar a qualidade da pele.

Além disso, a seriguela tem níveis consideráveis de minerais, como cálcio e ferro, que contribuem para a saúde dos ossos. Também, estão presentes potássio, zinco, magnésio e manganês, que previnem doenças cardiovasculares e melhoram o humor.

Benefícios da seriguela

seriguela planta

O consumo regular da seriguela proporciona vários benefícios ao organismo. Saiba, abaixo, quais são os principais e como essa fruta pode lhe ajudar a ter uma saúde melhor:

Fortalecimento do sistema imunológico

Entre os nutrientes presentes na seriguela, destaque para as vitaminas A e C, bem como para o zinco, que fortalecem, naturalmente, o sistema imunológico e contribuem para o aumento da produção de anticorpos no organismo.

Por isso, o consumo frequente da fruta reforça a imunidade e torna o organismo resistente a novas doenças e infecções, sendo mais difícil contrair enfermidades, como resfriado ou demais causadas por vírus, fungos e bactérias.

Proteção da visão e coração

A vitamina A presente na fruta protege a visão, reduzindo consideravelmente o risco de contração de catarata ou degeneração macular. Além disso, o combo de vitamina A, C e potássio é capaz de garantir o pleno funcionamento do coração, minimizando o risco de doenças cardiovasculares.

Melhora da pele

As vitaminas A e C da fruta são antioxidantes e combatem o envelhecimento precoce da pele. Ao consumir a seriguela regularmente, é possível, por exemplo, minimizar rugas e linhas de expressão, deixando a pele mais bonita.

Saúde dos ossos

Os minerais da fruta, especialmente cálcio e ferro, ajudam a garantir a saúde dos ossos, evitando problemas como a perda da massa óssea ou osteoporose, que costumam atingir pessoas com idade avançada, principalmente.

Eliminação da retenção de líquido

A seriguela conta com efeito diurético, o que contribui para a eliminação de toxinas do organismo e a retenção de líquidos, além de diminuir inchaços e medidas, contribuindo para a conquista de um corpo mais enxuto.

Ganho de energia

A fruta se destaca por ser uma importante fonte de carboidrato, que é convertido em energia no organismo. Por isso, a seriguela pode ser uma aliada de quem busca ter mais disposição e ânimo para fazer atividades do dia a dia.

Melhora do funcionamento intestinal

A seriguela consegue melhorar o funcionamento intestinal porque é rica em fibras. Paralelamente, essas substâncias ajudam a prevenir doenças, como a diabetes, e contribuem para o emagrecimento.

Prevenção da anemia

Uma das principais causas da anemia é a falta de ferro no organismo. No entanto, a fruta promove uma reposição natural desse nutriente, ajudando a prevenir a doença com sucesso.

Bom funcionamento do sistema nervoso

O mineral fósforo, presente na seriguela, dá energia aos neurônios e atua no processo de estímulos elétricos, fazendo com que o sistema nervoso funcione melhor.

Suporte no emagrecimento

O potássio da fruta regula o açúcar no sangue, equilibra a glicose e controla a liberação da insulina, que é o hormônio que atua no aumento do apetite. Com essa substância controlada, reduz-se a fome e a quantidade de alimentos ingerida, auxiliando no emagrecimento.

Como consumir a seriguela

seriguela como consumir

A seriguela pode ser consumida in natura ou em salada de frutas, por exemplo. Nesse caso, uma boa dica é salpicar aveia ou chia sobre a salada, resultando em um lanche ou uma refeição ainda mais saudável.

Outra opção é fazer suco de seriguela ou doces, como geleias, compotas e sorvetes, que podem ser feitos com adoçantes naturais, leite de baixo teor calórico ou água de coco.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Estrela2  Estrelas3  Estrelas4  Estrelas5  Estrelas (Ainda sem avaliações)
Loading...

Quem Leu Este Artigo também costuma ler:

Deixe um Comentário