Semente de girassol – Benefícios, Para que serve e Como consumir

Você sabia que a semente de girassol pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

Alimentos naturais são perfeitos para manter a saúde em dia, sem gastar muito. Um ótimo exemplo disso é a semente de girassol, que se destaca por ter preço acessível e oferecer uma boa quantidade de nutrientes essenciais ao organismo.

Mas, para que serve a semente de girassol, quais são os benefícios garantidos ao consumi-la e como ingerir esse alimento? Saiba, aqui, essas e outras informações relevantes sobre o assunto.

semente de girassol

Para que serve a semente de girassol

A semente de girassol contribui para a saúde do coração, o que é possível porque o alimento possui vitamina E, que tem ação antioxidante e protege o sistema cardiovascular.

Outra substância presente na semente é o ácido fólico (vitamina B9), que metaboliza a homocisteína, substância que pode aumentar a possibilidade de desenvolvimento precoce de doenças cardiovasculares.

Além disso, a semente de girassol baixa o colesterol ruim, porque contém elevada concentração de fitoesteróis, que colaboram para reduzir o LDL, minimizando o risco de problemas arteriais.

[CONFIRA TAMBÉM: TIPOS DE COLESTEROL E VALORES DE REFERÊNCIA]

Outra doença que pode ser prevenida, ao investir nesse alimento, é o câncer, porque a semente possui vitaminas e minerais com poder antioxidante, que minimizam a possibilidade de desenvolvimento de células cancerígenas.

Paralelamente, o alimento é capaz de melhorar o funcionamento de tireoide, evitando disfunções hormonais. Isso deve-se ao fato de a semente de girassol conter quantidade significativa de selênio, mineral que contribui com a função tireoidiana.

Por falar em mineral, também é possível encontrar outros no alimento, como o magnésio, o cálcio e o potássio. Juntos, eles fortalecem os ossos, reduzindo significativamente o risco de desenvolvimento de osteoporose ou da perda de massa óssea.

A semente de girassol também é boa para fatores estéticos: a vitamina E presente no alimento melhora a qualidade da pele e do cabelo, bem como acelera a regeneração de danos provocados pelo sol.

Quais são os benefícios da semente de girassol

Previne doenças

A lista de doenças que podem ser evitadas consumindo regularmente a semente de girassol é grande, abrangendo desde problemas simples até algo mais grave. Entre as principais, destaque para:

  • Doenças cardiovasculares e problemas arteriais (pressão alta, entupimento de artérias, parada ou insuficiência cardíaca, entre outros);
  • Disfunção hormonal e tireoidiana;
  • Doenças ortopédicas (osteoporose e osteoartrite, por exemplo);
  • Câncer.

girassol sementes

Melhora o humor

O magnésio, mineral em alta concentração na semente de girassol, ajuda a melhorar o humor e dar sensação de bem-estar durante o dia. Inclusive, essa substância é utilizada como coadjuvante no tratamento de depressão.

Melhora de pele e cabelo

A vitamina E contida na semente gera resultados positivos na qualidade da pele e do cabelo, tornando-os mais fortes e resistentes a danos. Além disso, esse nutriente acelera cicatrizações e recupera danos causados pela incidência dos raios solares.

Dá energia

A semente de girassol possui uma quantidade elevada de vitamina B1, também chamada de tiamina – substância que dá mais energia ao corpo. Por isso, ao consumir o alimento com frequência, passa-se a ter mais ânimo para realizar rotinas básicas ou treinos físicos.

Reforça o sistema imunológico

As vitaminas e os minerais do alimento formam um combo poderoso, que é capaz de nutrir o organismo e fortalecer o sistema imunológico. Na prática, isso quer dizer que a imunidade será mantida elevada e o corpo resistirá com mais facilidade a doenças simples.

Melhora o funcionamento intestinal

 A semente tem fibra insolúvel, que contribui com o funcionamento do intestino e limpa o cólon de eventuais toxinas. Além disso, é amiga dos diabéticos, uma vez que sua carga glicêmica é baixa.

Mas lembre-se também de beber bastante água para que essas fibras sejam dissolvidas, caso contrário, você não terá o efeito desejado.

Apoia o emagrecimento

Como tem fibra insolúvel, a semente de girassol retarda o esvaziamento do estômago e aumenta a sensação de saciedade, viabilizando a manutenção da dieta. Ademais, possui ômega 9, que estimula a queima de estoques de gordura, principalmente da região abdominal.

Como consumir semente de girassol

O recomendado é comer duas colheres de sopa de semente de girassol por dia, seja pura ou com sal, o que pode ser feito como um pequeno lanche entre refeições principais.

semente de girassol benefícios

Se preferir, é possível inserir a semente em pratos, como saladas, sopas e omeletes. Outra boa pedida é investir em pães, biscoitos e bolos, além de utilizá-la sobre salada de frutas ou iogurte.

Além de saudável, como vimos, é bem fácil incluir a semente de girassol em qualquer refeição, é barata e tem sabor leve e agradável. Realmente, um super alimento!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário