Saw palmetto – Faz bem para a saúde? Como usar? Quantidade ideal

Você já ouviu falar no saw palmetto? Esta é uma planta que tem propriedades medicinais, capazes de tratar enfermidades. Confira mais, aqui, no QVB!

Saw palmetto é o nome de uma palmeira anã de origem norte-americana, mais especificamente dos estados da Flórida e Geórgia, além de Cuba e Bahamas.

Essa planta é conhecida por sua série de benefícios para a saúde, antigamente sendo usada pelos povos autóctones daquelas regiões para tratar vários problemas.

Descubra as propriedades e os benefícios do saw palmetto, como fazer uso dessa planta, suas indicações e contraindicações e a quantidade diária recomendada, só aqui no Quero Viver Bem!

saw palmetto

Saw palmetto faz bem para a saúde?

Sim, saw palmetto é alvo de frequentes estudos científicos que comprovaram a presença de propriedades importantes para os seres humanos.

Tal planta pode ajudar uma pessoa a se manter saudável de várias formas diferentes, mas é sempre importante prezar pelo apoio da ciência e das corretas dosagem e ingestão para aproveitar tudo isso.

Atualmente, já se considera o saw palmetto como o detentor das seguintes propriedades:

  • Afrodisíaca;
  • Antiedematosa;
  • Antiestrogênica;
  • Anti-inflamatória;
  • Antiseborreica;
  • Diurética;
  • Inibidora do crescimento de células prostáticas;
  • Rejuvenescedora sexual.

As propriedades curativas do saw palmetto estão relacionadas, principalmente, ao extrato da fruta que essa planta gera. Isso porque esses frutos – caracterizados como pequenos cocos arroxeados, com um sabor adocicado – são ricos em ácidos graxos livres esterificados, hidrocarbonetos, álcoois terpenos, esteroides e cicloartenol.

De todo modo, antes de saber como consumir e se você está dentro das indicações de uso, é interessante apontar todos os benefícios do saw palmetto.

Por ser um assunto curioso e ainda de pouco conhecimento da população, veja a lista abaixo com todos os benefícios do saw palmetto:

  • Auxilia na redução da calvície – para quem sofre de alopecia – e da queda de cabelo;
  • Mantém a saúde da próstata, ajudando no tratamento de hiperplasia benigna (aumento lento e anormal da próstata);
  • Melhora casos de afecção cutânea (acne) e eczema;
  • Previne o desenvolvimento do câncer, pois mata ou retarda o crescimento de certas células neoplásicas, como do próprio câncer de próstata;
  • Promove a manutenção da libido e da fertilidade nos homens;
  • Reduz inflamações e desordens em geral, em especial dos sistemas genital e urinário, como ruptura ou entupimento das vias urinárias, casos de micção noturna, aumento do jato urinário, entre outros.

saw palmetto

No entanto, mais estudos ainda são necessários para realmente comprovar se o saw palmetto realmente consegue combater o câncer!

A ação do saw palmetto relacionada à próstata faz com que haja um bloqueio nos receptores da DHT – a di-hidrotestosterona prostática –, pois seu acúmulo nos tecidos prostáticos é que pode causar a hiperplasia benigna. Nesse caso, o saw palmetto bloqueia os receptores sem alterar o equilíbrio hormonal.

Como usar saw palmetto?

O saw palmetto pode ser encontrado em algumas formas distintas: comprimidos, cápsulas, em pó ou loção capilar, sendo que esta última é uma opção bastante difícil de ser encontrada.

No Brasil, o saw palmetto é comercializado sob alguns nomes comerciais.

Além disso, como é considerado um medicamento fitoterápico, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais também podem fazer a comercialização deste composto.

Indicações e contraindicações do saw palmetto

saw palmetto

O saw palmetto é indicado principalmente para o tratamento de problemas genitourinários, tais como a própria hipertrofia benigna da próstata.

Pode servir, também, para o aumento da produção de espermatozoides, do tamanho das mamas e do vigor sexual.

Sua contraindicação deve ser levada a sério, pois a planta possui efeitos hormonais que podem prejudicar a saúde de gestantes e mulheres em idade fértil.

O produto é contraindicado, ainda, para mulheres em fase de lactação e para quem sofre com hiperplasia maligna de próstata e de ovário.

Quantidade ideal de saw palmetto

O extrato de saw palmetto deve ser usado em uma quantidade adequada, sendo que o recomendável é na faixa 160 mg, duas vezes ao dia.

De preferência, faça a ingestão do saw palmetto após as refeições se o seu tratamento for para a hiperplasia benigna da próstata.

A duração do tratamento com saw palmetto é variável, mas prolonga-se por 2 a 3 meses com pausas para avaliações dos resultados obtidos até o momento.

Lembre-se que o uso indevido de saw palmetto pode trazer efeitos colaterais, sendo que o mais frequente e relatado são os distúrbios gastrointestinais.

Converse com seu médico de confiança para estipular uma correta dosagem com um período apropriado de tratamento com saw palmetto. O profissional também analisará se esse extrato pode ser combinado com outras medicações que você faz uso.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Petrônio da Silva Brandão

Deixe um Comentário