Saúde bucal do idoso – Como escovar os dentes? Principais doenças

Confira aqui as principais dicas de como diagnosticar a saúde bucal do idoso. Quais os problemas mais comuns? Passo a passo do que fazer para garantir que a boca esteja muito bem tratada.

A maioria das pessoas, alguma vez na vida, já ouviu falar que o cuidado com a saúde começa pela boca, e de fato, é verdade! A saúde bocal é um fator que não deve ser deixado de lado, caso o contrário, ela pode vir a causar muitas infecções e complicações ao longo da vida.

Por isso, desde cedo é importante cuidar da sua saúde bocal, porém quando se chega a uma idade avançada, a precaução deve ser ainda maior.

Nesse artigo, você encontrará informações sobre a saúde da boca do ídolo, dessa forma, poderá ficar por dentro do assunto, de modo a ajudar orientando algum idoso da sua família que está precisando de ajuda.

saúde bucal do idoso

Quais são os problemas mais comuns?

Para lhe ajudar a ficar por dentro do assunto, primeiramente, é muito importante que você saiba quais são os principais problemas que afetam a saúde bocal do idoso.

Portanto, preparamos uma listinha, aqui abaixo, com os 5 maiores problemas que são de fato bastante comuns quando se atinge a idade avançada, em relação à saúde bocal do idoso:

  • Xerostomia;
  • Cáries;
  • Problemas nas pontes/próteses totais;
  • Lesões da mucosa bucal (candidíases, leucoplasias, câncer bucal);
  • Periodontite.

Esses são os 5 principais problemas que acometem a nós, seres humanos, quando alcançamos uma idade avançada, por isso, é muito importante, desde de já, fazer um acompanhamento com o seu dentista, a fim de que não tenha problemas no futuro, não é mesmo?

Dicas para manter uma saúde bucal em dia

Para ajudar você a garantir uma perfeita saúde da sua boa, confira algumas dicas simples, que vão fazer toda a diferença na sua vida em relação à sua saúde bocal:

Escove os dentes e use fio dental sempre depois de comer

Essa é uma das melhores dicas que alguém poderia lhe dar! Você precisa se atentar para o fato de que é muito importante escovar os dentes após comer e utilizar o fio dental sempre quando realizar a escovação. Já mostramos aqui como escovar os dentes corretamente.

Essa prática vai impedir que as placas bacterianas desenvolvam-se, grudem em seus dentes, fazendo com que você tenha tártaro.

Para você que não sabe, o tártaro é o principal causador da gengivite, que pode acabar se tornando em uma periodontite – algo que não é nada agradável.

A única maneira de evitar isso é justamente fazendo uso do fio dental e escovando os dentes sempre após cada refeição. Isso vai fazer com que as placas bacterianas não endureçam, afinal, você estará eliminando todas elas durante a higienização.

saúde bucal do idoso como fazer

Evite consumir muito doce

O consumo excessivo de açúcar não só faz mal para a sua saúde em geral, como prejudica- e muito – a saúde da sua boca. Por isso, é muito importante que você leve em consideração e se preocupe de acordo com a gravidade desse problema.

O consumo excessivo de açúcar vai fazer com que você desenvolva cáries, exigindo um tratamento especial, feito por um profissional, para concertar o problema. É melhor evitar passar por essa situação, pois ela pode não ser muito agradável.

De quanto em quanto tempo devo ir ao dentista?

O recomendável é que você frequente um dentista uma vez a cada 6 meses, para fazer uma avaliação geral da sua saúde bocal, podendo, assim, diagnosticar possíveis problemas que ainda estão em fase de desenvolvimento.

Porém, cada caso é um caso! O importante é que você converse com o seu dentista, para que ele possa lhe informar a frequência com que você precisará voltar. Só dessa forma, você terá uma previsão mais precisa.

Tudo vai depender do problema que você tem atualmente, do tratamento que está fazendo e das suas intenções em relação à sua saúde bocal. Se você tem interesse em fazer um clareamento, por exemplo, o seu dentista poderá te orientar um tempo mínimo de visita, para que possa fazer a manutenção correta dos seus dentes.

Ou seja, tudo vai depender do seu caso atual, mas, caso você não esteja sentindo nenhum incomodo em relação aos seus dentes, você poderá frequentar um dentista a cada 6 messes, que já será mais do que o suficiente para manter a sua saúde bocal em dia.

Essas foram as nossas dicas. Esperamos que você tenha gostado e entendido a importância dela para a sua vida!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário