Para que serva a salsa? Veja aqui benefícios e propriedades

Leia aqui quais são os principais benefícios da salsa para sua saúde, quais são suas principais propriedades e muito mais.

A salsa é conhecida por ser uma planta do tipo bienal, sendo que, no primeiro ano, ela floresce e ganha uma roseta com muitas folhas diversas, podendo alcançar até 25cm de altura ou 60cm só de talo. Já no ano seguinte, o talo da flor desenvolve-se e chega a ter 75cm, sendo que, após o florescimento, é comum que ela venham a morrer.

Para que serve

Para que serva a salsa? Veja aqui benefícios e propriedades

Ela é muito utilizada como um condimento ou tempero para alimentos, seja para realçar o sabor, o aroma e, até mesmo, a cor dos alimentos preparados. Além disso, essa plantinha contém poucos carboidratos, sendo, portanto, pouco calórica, contando também com vitamina do tipo A, algumas do complexo B, como 6, 12, C, D e sais minerais, como ferro, magnésio e cálcio.

Benefícios

Previne o Câncer

A planta tem uma substância potente, que é capaz de ativar um poderoso antioxidante do nosso organismo: a glutationa. Isso porque a maioria dos cânceres acabam sendo desenvolvidos pelos radicais livres – quase tudo o que consumimos os produz, e o único meio de tirá-los de nosso corpo é com produtos antioxidantes.

Ajuda contra a gripe

Além dos antioxidantes, ela também é rica em vitaminas do tipo C, óleos essenciais e flavonoides. Isso acaba ajudando, e muito, no momento de fazer um combate contra os sintomas da gripe.

Melhora a imunidade

Apesar de conter uma boa quantidade de vitamina C, a salsa também conta com a ação de substâncias do tipo antibactericidas – isso ajuda no momento de fortalecer as células que trabalham fazendo a imunização de nosso corpo.

Previne a Anemia

Por conter boas quantidades de ferro e de ácido fólico, ela é um dos alimentos fundamentais para combater a anemia, no caso, a ferropriva, que ocorre devido à falta de ferro no sangue, o que impede a boa oxigenação das células.

Diminui retenção de líquidos e previne problemas renais

A salsa é diurética, promovendo a liberação de líquidos, ou seja, isso faz que você não tenha aquela sensação de inchaço. O melhor de tudo é que, ao mesmo tempo que você libera toda a água e outras coisas, previne os problemas renais, em especial as pedras nos rins.

Controla a diabetes

A salsa também é recomendada para pessoas que sofram com a diabetes, uma vez que o seu consumo acaba controlando-a. Um estudo com animais mostrou que o myricetin, composto presente na salsa, pode diminuir os níveis de açúcar no sangue e a resistência insulínica.

 

Receitas

Para que serva a salsa? Veja aqui benefícios e propriedades

As receitas apresentadas são, em sua maioria, indicadas para pessoas que queiram realizar uma espécie de “lavagem”, isso por causa de seu efeito diurético, que ajuda a aliviar a sensação de inchaço, eliminando todas as substâncias tóxicas, entre outras.

Chá

Ingredientes:

  • 2 colheres de salsa picada;
  • 500 ml de água filtrada.

Modo de Preparo:

  • Lave bem a salsa e, depois, pique-a;
  • Coloque a planta na água e misture bem, coloque-a em uma chaleira e deixe sob o fogo, por cerca de 5 minutos;
  • Apague o fogo e deixa a chaleira tampada, por, aproximadamente, 10 minutos. Quando morno, está pronto para o consumo.

Chá com Limão

Ingredientes:

  • 2 colheres de salsa picada;
  • 1 litro de água;
  • Gotinhas de limão.

Modo de Preparo:

  • Coloque a salsa e a água em uma panela e leve tudo ao fogão;
  • Deixe a mistura ferver, por, aproximadamente, cinco minutos. Em seguida, desligue o fogo e deixe a mistura toda esfriar;
  • Após morna, coloque-a em um outro recipiente;
  • Acrescente as gotas de limão e está pronto para beber.

Chá com Gengibre

Ingredientes:

  • 300 ml de água fervente;
  • 2 colheres de chá de salsinha;
  • ½ gengibre picado.

Modo de Preparo:

  • Junte todos os ingredientes em uma chaleira e leve ao fogo, por, aproximadamente, cinco minutos, até ferver;
  • Em seguida, apague o fogo e deixe esfriar. Assim que estiver morno, é só consumir.

O fato é que a salsa é um condimento que pode ser utilizado em diversos tipos de comidas, sendo que os benefícios proporcionados ao corpo humano são os melhores possíveis.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário