Salada de frutas – Benefícios, Melhores Frutas e Como Preparar

Você sabia que a salada de frutas pode trazer muitos benefícios à saúde? Confira como incluí-la em seu cardápio diário e obter todos os nutrientes.

A mistura das frutas é uma forma criativa de inserir mais fibras, vitaminas e minerais na alimentação. A combinação de cores e sabores permite que a sensação seja não apenas de consumir frutas, mas sim de ingerir uma deliciosa sobremesa.

A composição vai bem em café da manhã, lanches intermediários, sobremesas depois do almoço ou do jantar. A verdade é que a receita agrada o paladar de muita gente, até mesmo, aqueles que não são fãs de carteirinha das sobremesas da natureza.

É possível usar as frutas picadas com adição de outros elementos saudáveis, como: iogurte natural, aveia, granola sem açúcar, sementes, coco, mel, oleaginosas e outros, sendo refrescante, saborosa e muito simples de fazer.

Quais são as melhores frutas para fazer a salada de frutas?

Pode parecer muito fácil, contudo, existe a dúvida com relação às frutas mais indicadas para uma sobremesa mais funcional. Isso acontece porque, embora naturais, as frutas têm bastante frutose em sua composição, fator que pode interferir no aumento da glicemia e do peso.

O segredo é seguir algumas recomendações dos nutricionistas, para deixar o prato mais leve. Confira, a seguir.

Fique de olho nas cores

Quanto mais colorida melhor, além de que o preparo fica mais bonito e apetitoso. O objetivo é criar uma receita que tenha bastante nutrientes. As principais cores são: vermelho, roxo, verde, laranja e amarelo.

As frutas vermelhas e as cítricas possuem menos frutose e podem contrabalancear as outras que, por ventura, sejam mais doces.

  • Frutas vermelhas: morango, framboesa, goiaba, maçã, melancia, cereja
  • Frutas roxas: mirtilo, amora, uva, ameixa
  • Frutas verdes: kiwi, abacate, maçã verde, limão, uva verde
  • Frutas laranjas: laranja, mamão, manga, caju, mexerica, pêssego, caqui, acerola
  • Frutas amarelas: abacaxi, pera, banana, melão, maracujá, carambola

Para uma salada de frutas super colorida e com uma grande variedade de nutrientes, escolhe 1 fruta de cada cor, pois cada pigmento é responsável por um benefício específico ao organismo.

[CONFIRA TAMBÉM: PRATO COLORIDO – POR QUE ELE FAZ TÃO BEM?]

Prefira as frutas da estação

Mais baratas e mais saudáveis, as frutas de época são a melhor escolha para uma salada de frutas perfeita.

Corte todas em partes iguais

A ideia é que todas as frutas se mesclem, sem nenhuma se sobressair, desse modo, é possível ingerir uniformemente.

Escolha frutas cítricas para formar o caldo

Elas têm o poder de ajudar na boa forma e no emagrecimento, além de conterem vitamina C e não permitirem que as demais frutas percam a cor e o frescor. Além disso, adicionar frutas cítricas impede que as outras escureçam.

Laranja, limão, abacaxi, tangerina, kiwi e acerola são excelentes escolhas. Opte por frutas no ponto, nem verdes e nem muito maduras, e faça uma composição deliciosa. No geral, as frutas mais usadas em uma salada de frutas são:

Benefícios da salada de frutas

salada de frutas

A OMS (Organização Mundial da Saúde) recomenda o consumo de 3 a 4 porções por dia de frutas, para prevenir uma série de doenças e manter a boa saúde. Com a salada de frutas, é mais fácil atingir essa marca, já que ela pode ser armazenada em potinhos, para levar ao trabalho ou simplesmente ficar geladeira, pronta para o consumo, facilitando a rotina das pessoas.

A combinação de várias frutas confere uma refeição nutritiva, rica em fibras e demais nutrientes, que:

  • Protegem o coração;
  • Evitam o envelhecimento precoce;
  • Ajudam no combate ao estresse, à ansiedade e à depressão;
  • Melhoram o funcionamento do intestino;
  • Previnem a retenção de líquidos;
  • Possuem baixas calorias e saciam a vontade de comer doces;
  • Fornecem todos as vitaminas e sais minerais que o organismo precisa para funcionar adequadamente.

Como fazer uma salada de frutas?

Existem inúmeras receitas desse prato, basta usar a criatividade, aliada às dicas dadas acima, que, certamente, sairá uma criação saborosa.

No entanto, é preciso ressaltar que, se você está em busca de uma vida saudável e, até mesmo, do emagrecimento, deve evitar complementar a salada de frutas com chantili, creme de leite, sorvete, leite condensado, chocolate, mel e demais tipos de açucares.

Para transformar a salada de frutas em uma refeição mais rica, você pode incluir outros complementos saudáveis como: iogurte natural, sementes de chia, linhaça, girassol, abóbora, castanha de caju, do Pará, nozes, amêndoas, pasta de amendoim sem açúcar, nibs de cacau, canela, aveia, granola sem açúcar, coco sem açúcar.

A receita, abaixo, é de uma salada de frutas saudável, que usa opções de frutas com baixo teor de açúcar, fazendo muito bem à saúde.

Salada de frutas Funcional

Ingredientes:

  • 1 abacate pequeno;
  • 10 morangos;
  • 2 kiwis;
  • 6 amoras;
  • 7 mirtilos;
  • 1 colher de sopa de farinha ou semente de chia;
  • Suco de 1 laranja.

Modo de preparo:

1- Corte o abacate, os morangos e os kiwis em pedaços iguais;

2- Coloque em uma vasilha, depois junte os mirtilos e regue-os com o suco de laranja;

3- Crescente as amoras – elas podem ser esmagadas, se forem mexidas demais -, depois jogue a farinha ou semente de chia;

4- Aproveite!

Essa opção é boa para os diabéticos pois é baixa em carboidratos e tem muitas fibras, o que faz com que o açúcar seja absorvido lentamente.

Olhe para sua fruteira e geladeira e veja as frutas disponíveis. Garanto que com elas é possível fazer uma salada de frutas muito gostosa, bonita e saudável, uma ótima opção de lanchinho ou sobremesa!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário