RPG – Descubra os benefícios da Reeducação Postural Global

Você já ouviu falar na RPG? A terapia de Reeducação Postural Global é um ótimo tratamento para problemas na coluna. Entenda mais aqui, no Quero Viver Bem!

Problemas posturais são uma das reclamações mais frequentes em consultórios médicos ou mesmo em conversas entre amigos – aquela dorzinha aqui ou ali que pode não ser nada agora, porém futuramente isso pode ser mais grave.

Desvios de postura, dores nas costas ou outros incômodos no corpo podem ser tratados e curados com terapias interessantes, que garantem melhor qualidade de vida. Um exemplo é a RPG.

Já ouviu falar nessa sigla? Não estamos falando da modalidade de jogo! Ficou curioso(a)? Então, siga lendo e descubra o que é RPG, para que ela serve, quais são seus benefícios, como fazer e quais as indicações e contraindicações da prática! Só aqui no Quero Viver Bem!

RPG

O que é RPG?

RPG é a sigla para Reeducação Postural Global, que define um método fisioterapêutico revolucionário, surgido no ano de 1981, na França, na obra “O Campo Fechado”, de Philippe Souchard.

A RPG trabalha levando em consideração três pilares básicos:

  • Individualidade, pois cada ser humano é único, reagindo de forma distinta;
  • Causalidade, na qual a verdadeira causa de um problema pode estar longe do sintoma (causa/consequência);
  • Globalidade, tratando o corpo como um todo.

A RPG é uma técnica ministrada para os fisioterapeutas em 18 países – sendo o Brasil um deles – por meio do próprio criador (Souchard) e de sua equipe. Inclusive, em São Paulo há o Instituto Philippe Souchard, que foi construído ainda em 1999.

Graças a essa metodologia, até hoje, no mundo inteiro, foram mais de 22 mil fisioterapeutas formados e aptos para trabalhar com a RPG.

Para que serve a RPG?

RPG

Um dos maiores destaques na questão da RPG é a forma como ela procura revalorizar a função estática dos músculos, isto é, o foco é identificar os músculos que podem se encurtar e perder a flexibilidade (que provocam, como consequência, limitação de movimento e deformação corporal) e alonga-los, afinal são responsáveis pela alteração postural.

Existem muitas patologias que requerem o uso da fisioterapia e da prática da RPG. Por isso, a RPG serve para o tratamento de doenças:

  • Ortopédicas: pés planos e cavos, joelhos valgos ou joelhos varos, escoliose, dor cervical, dor dorsal e dor ciática, joanetes;
  • Neurológicas: hérnia de disco e labirintite;
  • Reumatológicas: artrose, artrites, tendinite e bursite;
  • Respiratórias: asma e bronquite;
  • Somáticas: estresse, além de distúrbios circulatórios e digestivos;
  • Oculares:

Agora você consegue perceber que a RPG não trata simplesmente uma dor nas costas. Essa prática pode ajustar o desequilíbrio muscular, eliminar a tensão acumulada (causada por problemas emocionais), melhorar a sensação de vertigem e tontura e até aliviar cefaleias.

Complicações de postura são sérias e merecem tratamento apropriado!

Como fazer RPG?

RPG

O tratamento de RPG pode demorar cerca de 1 hora (ou até mais, dependendo do problema). Em geral, a técnica é feita uma vez por semana, contudo há casos em que se aumenta para duas vezes por semana, para acelerar a melhora, como em situações de escoliose grave.

A duração de um tratamento de RPG é variável, mas a tendência é que na primeira avaliação com o fisioterapeuta já se tenha uma ideia de quantas sessões de RPG serão necessárias para cada indivíduo.

Lesões recentes, por exemplo, requerem menos sessões do que problemas antigos ou mais severos, como a escoliose infantil (o acompanhamento é feito durante todo o crescimento da criança).

Somente um fisioterapeuta já formado pode se dar o direito de trabalhar com RPG.

Quais os benefícios da RPG?

A RPG se conceitua como uma série de exercícios bastante práticos que trazer inúmeros benefícios ao praticante, entre os quais se destacam:

  • Ajudar na diminuição da barriga;
  • Auxiliar no alongamento da musculatura;
  • Contribuir para dar mais forma ao corpo;
  • Corrigir a postura;
  • Estimular um pequeno crescimento físico (de dois a três centímetros);
  • Evitar e aliviar os vários tipos de dores do corpo;
  • Melhorar a asma e bronquite;
  • Recolocar os ossos no lugar certo;
  • Resolver problemas crônicos de coluna;
  • Tonificar os músculos.

O tratamento de RPG, geralmente, é associado à utilização de medicamentos para acelerar os resultados.

 

alongamento para virilha borboleta

Indicações e contraindicações

A RPG tem como principais indicações o tratamento de patologias que podem ser tratadas com fisioterapia, como comentado anteriormente.

Além dessas doenças, a RPG também pode ser utilizada em grávidas, mas desde que haja a devida atenção e adaptação para cada gestante. Inclusive, a RPG pode ser ideal para preparar a mulher para o parto, até a recuperação pós-parto.

De contraindicação, curiosamente, a RPG não possui. Isso quer dizer que a técnica pode ser adaptada para qualquer tipo de paciente!


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.sbrpg.com.br/

http://www.rpgsouchard.com.br/


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário