Romã – Para que serve, Benefícios, Propriedades Nutricionais da Fruta

A romã é um fruto adocicade e cítrico ligado à diversas crenças devido ao seu alto poder nutricional. Conheça aqui os benefícios da romã para a saúde.

A romã é um fruto bastante difundido no Brasil, porém, pode apresentar elevados custos na hora de ser comprada em mercados e feiras. Ela está ligada a algumas tradições, como as de fim de ano, em que o alimento promete trazer sorte e dinheiro. Além disso, ela pode trazer diversas coisas boas ao seu organismo.

Acredita-se que o fruto traz prosperidade e coisas boas na vida de quem a consome. No Egito antigo já eram encontrados indícios da romã nas tumbas dos faraós, pois acreditava-se que ela era capaz de proporcionar ao morto a esperança de uma nova vida.

Ao longo do texto você verá sobre a importância de incluir a romã na sua rotina de alimentação, para que assim possa usufruir de todos os benefícios que esse alimento traz. Veja, também, como a fruta atua no organismo e conheça as propriedades nutricionais para a sua saúde.

Sobre a Romã

Ela é um alimento de casca espessa, levemente flexível, que se desprende com uma certa facilidade dos gomos suculentos, que são a sua parte comestível. Ela possui grãos revestidos com uma polpa suculenta de coloração vermelha intensa, que lembra a cor do chá de hibisco. Seu gosto adocicado e cítrico é apreciado na culinária. Além de tudo, ela é rica em vitaminas e antioxidantes.

romã propriedades nutricionais

Cientistas concluíram que todas essa propriedades nutricionais adquiridas pela planta se devem ao fato de sua árvore precisar criar resistência à grande variação de temperatura entre o calor do dia e o frio intenso da noite, presente no oriente médio, de onde é originada. Essa mesma causa levou a romã a armazenar um bom estoque de gordura na semente, garantindo, assim, a perpetuação de sua espécie.

Como Consumir?

A romã costuma ser consumida in natura, crua. Basta desgrudar e “chupar” seus grãos, com cuidado, com a semente no seu interior. Pode também ser utilizada para decorar pratos de saladas, sendo comum no preparo de sucos, chás e caldas. Mas, caso seja utilizada com o fim de preparar caldas, é importante não deixá-la muito tempo ao fogo.

Mas, cuidado! Mesmo sendo benéfica, se consumida em excesso, pode atrapalhar na absorção de alguns nutrientes essenciais ao organismo e ainda causar desconforto gástrico. Uma dica na hora de consumir o suco, é acrescentar água para que a bebida se torne menos concentrada.

Caso queira utilizar a fruta por completo, guarde a casca, que pode ser amarelada ou rosada e as partes brancas que fazem parte. Elas são ótimas para preparar chá, além de serem ricas em propriedades benéficas, sendo capazes de tratar inflamações e outras doenças.

Chá de Romã / Infusão de Romã

  • Cascas de uma romã;
  • 500 ml de água.

Ferva a água, coloque as cascas de romã bem lavadas e já cortadas. Tampe e deixe abafar, por 10 minutos. Coe e tome, em seguida, ainda morno, ou faça gargarejos para dor de garganta.

Suco de Romã

  • 500 ml de água;
  • 1 Roma – só o fruto, sem a casca.

Bata os ingrediente no liquidificador, coe e tome em seguida.

suco romã faz bem para a saúde

Propriedades Nutricionais

A romã é rica em antocianinas, ácido elágico, ácido fólico, ácido gálico, fibras, protocatequínico, potássio, vitamina C, vitamina E, vitamina K, entre outros. Seu poder antioxidante é até 3 vezes maior do que o encontrado no chá verde e de laranja. Veja, abaixo, a tabela nutricional equivalente a um fruto de romã:

  • Calorias – 105 g;
  • Carboidratos – 26,4 g;
  • Fibras – 0,9 g;
  • Gordura – 0,5 g;
  • Proteína – 1,5 g;
  • Potássio – 388 mg.

Devido a esses nutrientes, a fruta possui algumas propriedades medicinais. Confira, abaixo:

Tem poder anti-inflamatório

Na semente e casca da fruta são encontrados antioxidantes chamados de punicalagina, que atuam como um excelente anti-inflamatório no organismo. A Case Western Reserve University, por meio de estudos realizados em 2005, comprovou a eficácia da romã no tratamento, até mesmo, de inflamações crônicas, como câncer, Alzheimer, diabetes tipo 2, obesidade e problemas de coração. Alguns outros estudos laboratoriais também apontaram benefícios da fruta para combater inflamações no trato gastro-intestinal.

Seu poder anti-inflamatório é muito útil para pacientes que estão sofrendo com dor de garganta. Além de aliviar a inflamação nessa região, a romã possui antioxidantes adstringentes, que contraem os tecidos da garganta e aliviam a dor.

Combate o câncer

O poder anti-inflamatório da romã pode apresentar melhorias em casos de câncer de colo do útero, mama e próstata. O alimento atua em diversas fases do desenvolvimento da doença. Além disso, combate as inflamações na angiogênese, um procedimento de formação de novos vasos sanguíneos, que atua na cura do câncer, na proliferação da doença e impedindo que ela atinja novos tecidos.

Protege o coração

O Nutricionista americano Dr. Jonny Bowden listou a romã como um dos 11 melhores alimentos, devido à sua eficácia no combate à pressão arterial. Consumir 150 ml de suco de romã diariamente pode diminuir a pressão sanguínea em apenas 2 semanas.

A romã também é capaz de diminuir o LDL, conhecido popularmente como colesterol ruim, e aumentar o HDL, que seria o colesterol bom. A fruta também é capaz de evitar a formação de triglicerídeos, antes mesmo que eles se instalem no corpo.

Combate doenças estomacais e intestinais

A romã é extremamente eficaz para acabar com a diarreia e desinteria, por possuir elevados níveis de tanino. Mas, essa substância encontra-se na casca da fruta, dando um sabor levemente amargo. Por isso, deve-se utilizá-la em infusões da casca, para obter sucesso no tratamento de problemas.

Outro fator importante para o consume de romã é que ela é capaz de aumentar a reabsorção de água, sódio e potássio e reduzir a secreção da mucosa intestinal.

Os polifenóis também são excelentes para o estômago, auxiliando na cicatrização gástrica e inibindo a proliferação de bactérias. A folha da planta pode aumentar e melhorar a produção da bile, inibindo ácidos estomacais, aumentando o movimento gástrico e ajudando na digestão.

romã benefícios

Melhora a Saúde dos Dentes

A romã possui propriedades antibacterianas e antivirais, que são eficazes no combate à placa bacteriana. A diminuição desta é eficaz para evitar problemas como gengivite, estomatite, periodontites e danos inflamatórios e infecciosos da boca. A revista Ancient Science of Life, publicada nos Estados Unidos, chegou a publicar uma matéria revelando que estudos mostraram a diminuição de até 32% de formação de placa bacteriana após pessoas envolvidas no estudo tomarem um copo do suco de romã. A revista associou os benefícios com os polifenóis presentes na fruta.

Controla Problemas Renais

Pacientes com problemas renais e que fazem hemodiálise também podem beneficiar-se da fruta. Pesquisadores concluíram que uma dieta rica em antioxidantes poderia ajudar pacientes com insuficiência renal, porque o nível de radicais livres no sangue aumenta conforme ele circula através da diálise. Isso, por sua vez, poderia diminuir a inflamação nos tecidos.

Ajuda na Beleza

A romã contém nutrientes essenciais para a pele e o cabelo, que proporcionam maciez, brilho e aparência mais jovial. A fruta ainda contribui para a longevidade dos fibroblastos, responsáveis pela produção de colágeno, elastina e por regenerar as células. O resultado é uma pele firme, saudável e tonificada, até mesmo, nas camadas mais profundas.

Seu poder regenerativo atua evitando e eliminando manchas de pele e linhas de expressão e fortalecendo o cabelo e evitando a queda dos fios.

 

A romã é uma fruta super saudável e benéfica para incluirmos na alimentação! Além de consumi-la, é importante também ter hábitos de vida saudáveis, com uma alimentação equilibrada e prática de atividades físicas.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Thais Karpowiski (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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