Roller derby – 10 Benefícios do esporte que está conquistando as mulheres!

Você já ouviu falar em Roller derby? Esse é um esporte muito praticado pelas mulheres, pois conta com diversos benefícios. Confira os principais no QVB!

O roller derby é um esporte praticado em cima de patins em uma pista oval. Para ocorrer o jogo e o enfrentamento entre os competidores, são necessárias cinco mulheres de cada time, todas equipadas com cotoveleira, joelheira, protetor bucal e capacete, devido ao perigo de quedas e impactos.

Tendo sido criado por mulheres, esse é um esporte mais voltado para elas. No entanto, existe uma liga específica para os homens, que é chamada de Men’s Roller Derby.

Quer saber mais sobre como funciona essa prática? Confira, a seguir, quais os principais benefícios do roller derby e quais as dicas para quem quer iniciar esse treino, só aqui no Quero Viver Bem!

Roller derby

Qual o objetivo do jogo?

O objetivo de uma partida é fazer com que uma das jogadoras ultrapasse as integrantes do time adversário e assim ganhe uma pontuação, por isso a velocidade é muito intensa.

Diferentemente de outros esportes que têm um biótipo corporal pré-estabelecido, no roller derby, o que vale é saber tirar vantagem do próprio corpo durante o jogo, tanto na velocidade quanto na agilidade de se manter em pé enquanto leva trancos das adversárias.

Na partida, existem as posições específicas, assim como em uma partida de futebol ou vôlei, por exemplo. As posições são diferenciadas da seguinte maneira:

  • Jammers (que funcionam como atacantes) têm uma marcação especial no capacete: duas estrelas;
  • Blockers (bloqueadoras), responsáveis por travar a jammer do outro time e não a deixar passar.

O roller derby é um esporte que demanda muita estratégia. As bloqueadoras de cada time devem trabalhar juntas para não permitirem a passagem da jammer do time adversário, ao mesmo tempo em que devem conseguir encontrar espaço para que a jammer de sua equipe ultrapasse as outras jogadoras.

O objetivo é justamente fazer com que a jammer ultrapasse o maior número possível de jogadoras do time adversário. Cada vez que a jammer passa uma adversária, o time ganha um ponto.

As partidas duram 30 minutos e são divididas em tempos de dois minutos, com intervalo de 30 segundos.

 10 benefícios do Roller derby

Roller derby

Não tem descriminação por gênero

Esse é um esporte que não descrimina opções sexuais e, ao contrário de muitos esportes, é considerado inclusivo.

Não tem descriminação de peso

Em muitos esportes o peso é abolido, ou seja não se vê muitos jogadores de futebol ou patinadores artísticos com sobrepeso. Já no derby isso não é um problema! Mulheres e homens com peso acima do padrão são utilizados como bloqueadoros, contando com o peso ao seu favor.

Não há descriminação por altura

A altura também não importa. Tamanho não é documento, e sim a agilidade que patinadora possui.

Fortalece a musculatura

Devido à grande velocidade e força empregada no jogo, a musculatura do corpo desenvolve rapidamente.

Aumenta a residência física

É exigido muito do corpo durante as partidas, muitas vezes indo ao limite do sistema cardiovascular. Essa intensidade constante faz com que a resistência física aumente significativamente.

É um exercício completo para o corpo

Quando se patina, seja patinação artística ou apenas como atividade física, é normal ocorrer o desenvolvimento do corpo nas partes inferiores, porém, nessa modalidade, há contatos, empurrões, uso da força bruta, etc., o que faz com que o corpo seja acionado por inteiro.

Devido a isso, a pratica é considerada uma atividade para o corpo todo.

Queima muitas calorias

A queima calórica é enorme, o corpo ativa o metabolismo em um curto período de tempo. Esse esporte não tem o aumento gradativo de intensidade, é intenso desde o começo.

Melhora o raciocínio

Para se livrar dos adversários e ao mesmo tempo patinar e formular uma estratégia, é exigido do cérebro um raciocínio rápido e automático.

Melhora a agilidade

As atletas necessitam de uma agilidade enorme para se manterem em pé em alta velocidade, conseguirem ultrapassar ou bloquear as adversárias e serem rápidas para sair de certas situações do jogo.

Melhora o equilíbrio

Não é fácil ficar em cima de um patins, são muitos fatores para se manter em movimento sem cair. Agora, imagine isso e mais a intensidade do jogo. É exigido muito do equilíbrio do praticante, e o desenvolvimento dessa habilidade é essencial para obter sucesso durante as partidas.

Roller derby

Quem pode praticar?

Esse esporte é praticado mais por mulheres, já que para os homens existe uma outra categoria. No entanto, na prática não existe discriminação, é apenas necessário que a pessoa tenha um excelente domínio da patinação.

É preciso saber controlar os patins para poder se preocupar com o restante do jogo.

[VEJA TAMBÉM: QUAIS OS BENEFÍCIOS DA PATINAÇÃO?]

Informações para iniciantes

Antes de querer praticar esse esporte, matricule-se em uma aula de patinação, aprenda bem a patinar, domine essa técnica e depois mude para o roller derby – lembre-se, um passo de cada vez!


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário