Roda Abdominal funciona? Como usar? Passo a Passo

A roda de exercícios abdominais é um equipamento muito útil para o fortalecimento da musculatura do core (região central do corpo). Ele consiste em uma roda pequena e muito resistente, com uma barra ao meio que facilita o exercício. Veja como usar e os benefícios do equipamento na prática de abdominal.

A pratica de exercícios físicos traz muitos benefícios para o corpo. Ao se exercitar, a pessoa desenvolve a musculatura, controla e diminui o peso, melhora a função cardiovascular e respiratória, melhora a autoestima, fortalece os ossos, atribui mais qualidade ao sono, entre diversos outros benefícios.

Por conta das inúmeras tarefas diárias, muitas vezes, as pessoas sentem-se cansadas e preferem não praticar atividades físicas. Porém, a própria pratica auxilia no processo de relaxamento e ajuda a melhorar o desempenho diário, oferecendo uma melhor qualidade de vida.

A roda de exercícios abdominais é um equipamento muito útil para o fortalecimento da musculatura do core (região central do corpo). Ele consiste em uma roda pequena e muito resistente, com uma barra ao meio, que tem por função dar apoio para a pessoa que está praticando a atividade.

Saiba aqui tudo sobre este equipamento e os tipos de exercícios que ele possibilita realizar:

roda abdominal como fazer

Benefícios dos exercícios abdominais

O core é formado pela região central do corpo, região esta que circunda o centro de gravidade do corpo. Trabalhar esta musculatura traz benefícios para todo o corpo e para a pratica de outras atividades físicas, uma vez que todas dependem de movimentos controlados e estáveis.

O fortalecimento dos músculos do core é muito importante para melhorar a estabilidade dos movimentos e para construir um físico mais denso. Além disso, este tipo de aparelho fornece o desenvolvimento de diversos músculos, garantindo, assim, a realização de um exercício muscular dinâmico e completo.

Com a prática deste exercício anaeróbico, você vai ter um trabalho completo dos seus músculos, sem a utilização de pesos, sendo que a gravidade é uma aliada durante a atividade. Para quem não tem a roda confira o passo a passo das principais abdominais para perder barriga aqui sem aparelhos.

Como utilizar a roda abdominal?

roda de exercicio abdominalEste equipamento proporciona a realização de diversas modalidades de exercícios. É importante ter muito cuidado durante a sua utilização, para evitar qualquer tipo de lesão ou tensão muscular. Procure manter uma postura ereta, tomando cuidado com a técnica do exercício. Assim, durante a realização das séries, mantenha uma postura firme, não arqueando as costas e mantendo braços e costas retos.

Procure estar em um local com espaço suficiente para você realizar toda a movimentação sem problemas. O ideal é que você coloque uma esteira de exercícios embaixo dos seus joelhos.

Para realizar a atividade, faça os seguintes movimentos:

  • Ajoelhe-se na esteira de exercício e segure as alças da roda com ambas as mãos, ficando em uma posição de quatro, sempre lembrando de manter os membros retos;
  • Na sequência, comece a deslizar a roda para a frente, mantendo o corpo reto e alongado, devendo chegar até a metade do movimento, no ponto em que os músculos abdominais estejam sendo bem trabalhados;
  • Durante este procedimento, procure sincronizar a sua respiração, inalando o ar enquanto se alonga. Ao voltar para a posição inicial, exale o ar ainda de forma sincronizada.

Para que seja realizado o trabalho muscular de forma completa e para evitar lesões, mantenha, durante todo o tempo, o abdômen contraído. Você poderá fazer três ou quatro séries, cada uma com dez a quinze repetições.

Este exercício pode ser potencializado iniciando o procedimento em pé, assim, mais músculos estarão sendo trabalhados. Neste caso, apoie-se nas alças da roda, mantendo os pés apoiados no chão e as pernas o mais estendidas possível.

Para sanar as dúvidas confira abaixo como deve ser feito este tipo de exercício:

Mesmo nesta modalidade, o tronco e os braços deverão permanecer retos. Deslize a roda para a frente, aproximando-se do chão. Os músculos abdominais farão o trabalho de sustentação do corpo, levando-o para baixo e depois para a posição inicial.

A amplitude dos movimentos também é um fator importante para os ganhos com a atividade. Caso você ainda não tenha o hábito de realizar atividades físicas, comece com uma amplitude menor, aumentando conforme o corpo se acostuma com a atividade. Confira aqui as dicas de como fazer as abdominais de forma correta. 

Os exercícios abdominais envolvendo a roda de exercícios são muito importantes para o desenvolvimento completo do corpo e para o seu preparo para outras atividades, pois possibilita um fortalecimento completo da região do core e de outros músculos periféricos que estão envolvidos nos movimentos realizados.

É importante que haja muito cuidado durante a realização do exercício, para evitar lesões. Procure sempre manter um movimento regular, garantindo a estabilidade da atividade e a sua eficiência.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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