Riscos de fazer atividades físicas sem ajuda profissional

Querendo fazer exercícios físicos, mas não sabe por onde começar? Pois saiba que há sérios riscos de fazer atividades físicas sem ajuda profissional!

Com o aumento circunstancial das redes sociais e o acesso fácil às informações, a procura por atividade física por meio de sites e aplicativos vem crescendo. Pessoas buscam a praticidade do acesso instantâneo, apenas com um clique no celular, em qualquer lugar que esteja.

Apesar do fácil acesso à informação, devemos ligar um botão de alerta para tudo isso! A atividade é essencial, mas a prática sem um auxílio profissional não é viável. Lógico que não se pode generalizar, afirmando com certeza que é proibido ou que nada é aproveitado por esses meios.

Entenda melhor como a atividade física sem ajuda profissional pode ser perigosa e quais os riscos que ela pode trazer para o praticante, só aqui no Quero Viver Bem!

Exercícios

Por que precisamos de ajuda profissional?

O corpo humano é uma máquina perfeita e, como toda máquina, com o tempo, necessita de uma manutenção e de um cuidado. A essa manutenção chamamos de atividade física, que deve ser executada de forma correta e eficaz para que a máquina não venha a ter problemas maiores.

Quais problemas ocorrem na execução errada de um treino?

O treino, quando feito de forma errada, pode acarretar em diversos problemas de saúde, tais como lesões crônicas, torções, distensão, dores articulares e até mesmo problemas posturais.

Para que um exercício seja executado de forma correta, é necessário saber todo seu movimento de inserção, amplitude, extensão máxima e mínima e ângulo de movimento. E tudo isso só pode ser feito com um auxílio de um profissional que estudou e se preparou durante anos para dar o suporte que seu corpo precisa.

Lesões mais comuns durante as atividades físicas

Exercícios

Lesões

A lesão pode ser traumática e não-traumática. A maior parte delas é classificada como estiramento muscular. Esta é classificada como lesão muscular indireta, pois a energia do trauma não ocorre diretamente na área muscular que se encontra anatomicamente alterada.

É causada por um alongamento das fibras musculares. Nesse caso, ocorre quando a musculatura é acionada mais do que o necessário, levando os tendões além dos seus limites.

Distensão

A distensão é caracterizada por um rompimento muscular que liga o músculo ao osso (tendões). Essa lesão pode ocasionar uma ruptura parcial ou total no órgão, levando, muitas vezes, o indivíduo afetado a procedimentos cirúrgicos para amenização do problema.

Torção

O entorse ou mais conhecido como torção é ocasionado quando o indivíduo executa o movimento de forma errada, fazendo com que seu corpo realize um movimento rotacional acima do suportado.

Esse problema pode ocasionar inchaços, dores fortes e levar o praticante a ficar dias e dias sem poder praticar atividade física – além do que a torção pode se agravar para uma distensão ou lesão.

Dores articulares

Sentir dor pós-treino é normal, porém a dor excessiva é um sinal de alerta, é o seu corpo querendo te avisar que algo errado foi feito.

Quando a dor é muito intensa, diversos fatores de risco devem ser analisados, por exemplo: excesso de peso, execução errada, excesso de atividade, etc. Todos esses fatores têm que ser levados em conta porque um corpo mau treinado pode sofrer problemas maiores. Também o treinamento desenfreado com sobrepeso nas cargas, execuções excessivas e erradas não são benéficas ao corpo.

Problemas posturais

Esse é o maior erro de quem treina sem ajuda profissional. A execução errada dos movimentos, seja de amplitude, postura ou mesmo ineficiência, pode acarretar em fortes dores na coluna e problemas posturais mais graves, como hérnia, sifose, curvatura de coluna. Tais danos, após adquiridos, devem passar por um tratamento com fisioterapia, RPG, Pilates e, em alguns casos, cirurgia para devolver a qualidade de vida ao afetado.

Exercícios

Benefícios do exercício bem executado

O exercício físico, quando bem executado, pode contribuir para:

  • Fortalecimento articular e muscular;
  • Manutenção do corpo em perfeito funcionamento;
  • Melhora do sono;
  • Luta contra a depressão, pois causa bem-estar e sensação de felicidade;
  • Fortalecimento da coluna;
  • Prevenção de dores;
  • Fortalecimento das articulações.

Enfim, a atividade física executada de maneira certa e com um profissional qualificado só tem a ser benéfica à sua saúde. Procure sempre estar bem orientado e evite fazer atividades que não saiba como executar – evite problemas futuros!

Pratique atividade de forma correta e controlada e terá uma transformação magnífica em seu corpo, de forma positiva.


Este texto foi revisado pelo Profissional: Eduardo Lembi (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário