Retenção de Líquidos – Sintomas, Engorda? Remédios naturais instantâneos

A retenção de líquidos se caracteriza pelo inchaço de partes do corpo. Veja aqui como diagnosticar e técnicas para aliviar sem uso de remédios.

A retenção de líquidos não chega a ser considerada uma doença, ela é um inchaço que costuma ser momentâneo e acomete principalmente as pernas, braços, barriga e rosto. É comum que ela aconteça no final dos dias, principalmente para quem usa roupas apertadas ou fica muito tempo de pé ou sentado.

Para ter certeza de que seu caso é inchaço e não somente gordura acumulada basta apertar a região, caso se forme uma covinha na região é porque existe líquido acumulado, ele pode ser acompanhado de dores e desconforto intestinal. É possível resolver o problema sem consultar um médico e nem mesmo tomando remédios.

sintomas da retenção de liquido

Técnicas naturais de reduzir o inchaço causado pela retenção de líquidos

A retenção de líquidos é causada quando o seu sistema linfático não está funcionando adequadamente,assim ao invés de repassar os líquidos corporais para a filtragem no rim e depois eliminá-lo por meio de urina e suor eles ficam acumulados.

O tratamento é quase óbvio, procurando fazer com que o líquido acumulado volte a circular normalmente. Isso pode ser conquistado com bons hábitos alimentares e de atividade física a longo prazo e a curto prazo com as seguintes técnicas:

Deixar as pernas esticadas para cima

Se o seu inchaço é nas pernas o nos pés ( o mais comum) fazer um alongamento pode te ajudar bastante a minimização momentânea do inchaço. Basta deixar as pernas esticadas para cima apoiadas sobre uma pilha de travesseiros ou simplesmente encostadas na parede. Mantenha elas assim por pelo menos cinco minutos.

tratar retenção de liquidos

Tomar bastante água

A água é o sustento da vida. Cerca de 70% do seu corpo é feito somente dela e se os líquidos do seu corpo estão acumulando significa que talvez você não tenha reposto ela de forma adequada. Apesar de poder parecer contraditório tratar retenção de líquido com mais líquido, acredite, funciona. Afinal, será justamente a água capaz de colocar os rins e sistema linfático para funcionar garantindo um efeito diurético potente deforma natural.

Você também pode apostar em bebidas desintoxicantes como os famosos e super funcionais sucos detox. Lembre-se no entanto de escolher bem os ingredientes, alimentos com muita frutose e sacarose devem ser evitados. Prefira frutas ácidas e cítricas.

Drenagem ou massagem linfática

A drenagem linfática ou conhecida drenagem é um tipo de massagem que ajuda a fazer com que o líquido acumulado no organismo seja eliminado. A técnica é super recomendada para quem tem problemas recorrentes e é uma grande aliada das grávidas.

Entre os benefícios da massagem feita com movimentos circulares é de encaminhar diretamente o líquido para os rins de forma a minimizar o inchaço rapidamente e prevenir a formação e estrias e celulites. Você sabe que funciona porque logo depois da massagem fica com vontade de urinar.

drenagem linfatica

Comer mais vitamina B e menos processados

Para garantir que isso não aconteça novamente você precisará certamente mudar os seus hábitos alimentares. Diminua a quantidade de sal, inclua vitaminas e exclua os alimentos refinados e processados da sua dieta.

A vitamina b6 presente em cereais e fibras irá te ajudar na formação dos glóbulos vermelhos e ajudará diretamente na diminuição da retenção de líquidos. Antes de iniciar o seu regime converse com um nutricionista para averiguar o melhor cardápio pensado para suas necessidades nutricionais.

Fazer exercícios também é de extrema importância, afinal, uma pessoa que não se meche o suficiente não estimula o corpo na circulação do sangue e dos líquidos. O movimento físico mecânico é insubstituível no tratamento adequado e prevenção.

prevenir retenção de liquidos

Causas da retenção de líquido

O corpo humano é feito como uma máquina de precisão. Apesar de ter milhares de mecanismos para garantir que alterações de seu equilíbrio não provoquem danos, existem formas que ele usa para avisar que algo não vai muito bem. A retenção de líquidos é um destes sinais.

Quando ela acontece significa que algo precisa ser mudado, a prova disso é de que a maior parte das pessoas que sofre com o problema tem as causas explicadas por um ou mais dos seguintes motivos:

  • Sedentarismo
  • Consumo excessivo de sal
  • Consumo excessivo de bebidas alcoólicas
  • Tabagismo
  • Sobrepeso e obesidade
  • Problemas renaisretençao de liquidos causas
  • Problemas cardíacos
  • Problemas hepáticos
  • Efeito colateral de remédios como anti-hipertensivos
  • Reações inflamatórias ou alérgicas

Os perigos da retenção de líquidos vão além do desconforto momentâneo. Quem sofre com frequência do problema tem facilidade para o desenvolvimento de doenças hepáticas, renais, trombose. Visualmente também causa relutância, uma vez que dá a impressão de que a pessoa é mais gordura do que realmente é por conta do inchaço naturalizado.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Um Comentário

  1. Andrea Maria Batista Santos

Deixe um Comentário