Ressaca – Efeitos, sintomas e receitas caseiras para curar o problema

Você sabia que a ressaca é um dano grande provocado pleo excesso de álcool no organismo? Confira, aqui, receitas caseiras para eliminar esse mal.

É muito bom poder compartilhar momentos alegres com amigos e familiares, não é mesmo? E no meio dessas festas e comemorações é normal consumirmos bebidas alcoólicas, às vezes, passando da conta.

O problema mesmo é no dia seguinte, quando o indivíduo que exagerou nas doses pode acordar com dor de cabeça, desidratação, diarreia, cansaço, sonolência, fadiga muscular, enjoo e um conjunto de sintomas que evidenciam o diagnóstico de ressaca.

Efeitos e sintomas causados pela bebedeira

ressaca

Segundo informações do Cisa (Centro de Informações sobre Saúde e Álcool), a ressaca está sempre associada à intoxicação aguda de álcool, iniciando por volta de seis a oito horas depois do consumo – tempo em que a concentração de álcool no sangue cai e volta a zero –, podendo durar até 24 horas.

Apesar dos sintomas variarem de indivíduo para indivíduo, em geral, todo mundo sabe quando está de ressaca. As reações que ocorrem no corpo estão relacionadas à desidratação que o álcool produz no organismo e ao grande trabalho realizado pelo fígado para conseguir eliminar o álcool do sangue.

Mas, o problema não está apenas no fígado, pois o estômago, o pâncreas, os rins, os pulmões e, até mesmo, o cérebro se esforçam muito além da conta para ajudar na árdua tarefa de retirar o álcool do organismo. No estômago, por exemplo, o álcool irrita as mucosas do órgão e pode levar a pessoa a vomitar. Já nos pulmões, o sangue, com altos índices de álcool, tem que passar pela região para fazer as trocas gasosas. Mas, como o sangue está alterado, o processo é mais lento e gera mais esforços para a respiração.

[CONFIRA TAMBÉM: EFEITOS DO ÁLCOOL NO CÉREBRO]

Receitas caseiras para curar a ressaca

Não há uma receita milagrosa que alivie totalmente os sintomas da ressaca. Entretanto, é possível adotar algumas medidas e ingerir alguns líquidos que poderão dar uma maior sensação de bem-estar ao indivíduo.

A primeira dica é tomar bastante água, pois isso ajuda a manter o corpo hidratado, já que ele perdeu muito desse líquido durante o consumo de álcool, que é diurético. Água de coco também pode ser ingerida abundantemente, pois o sódio e o potássio, contidos nela, contribuirão na regularização das reações químicas do organismo.

Veja, a seguir, exemplos de chás e receitas caseiras que vão auxiliar você a espantar a ressaca:

1. Chá de gengibre

chá de gengibre para a ressaca

Com ação anti-inflamatória e desintoxicante, o chá de gengibre é uma ótima opção caseira para aliviar a ressaca, pois ajuda a eliminar o álcool de forma mais rápida do organismo.

Ingredientes

  • 10 gramas de gengibre fresco;
  • 3 xícaras (750ml) de água.

Modo de preparo

Corte o gengibre em pedaços pequenos e coloque-os em uma panela com a água. Deixe ferver por 15 minutos. Após isso, retire o chá do fogo e deixe amornar. Em seguida, coe, adoce com mel e beba aos poucos, durante o dia.

2. Suco cítrico

Rico em vitaminas e minerais, esse suco cítrico é um maravilhoso remédio caseiro para quem está de ressaca e precisa repor tais elementos para que o organismo volte a funcionar plenamente. A vitamina C presente nas laranjas, a bromelina do abacaxi e a restauração de fluidos corporais feita pelo melão transformam esse suco em um excelente aliado de quem exagerou na bebedeira na noite passada.

Ingredientes

  • 2 laranjas;
  • ¼ de melão;
  • ¼ de abacaxi;
  • 1 kiwi.

Modo de preparo

Pique todos os ingredientes e coloque-os na centrífuga ou no liquidificador. Beba o primeiro copo e o resto leve à geladeira, para ir tomando diversas vezes ao longo do dia.

3. Iogurte com toranja

toranja com iogurte para a ressaca

Essa receita é ideal para fazer com que o fígado volte a funcionar plenamente após tanto esforço no processamento do álcool no dia anterior. Essa combinação entre toranja e iogurte favorece a eliminação de substâncias tóxicas presentes no organismo.

Ingredientes

  • 2 toranjas;
  • 1 copo de iogurte natural (180 g);
  • 1/2 copo de água com gás.

Modo de preparo

Pique as toranjas e leve-as ao liquidificador com o iogurte e a água com gás. Bata tudo, até ficar uniforme. Consuma duas vezes ao dia para sentir os efeitos mais rapidamente.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário