Resfriado – Como e Por que ocorre? Transmissão e Cuidados

Você já deve ter pego muitos resfriados, mas sabe por que isso ocorre? Confira, aqui no Quero Viver Bem, informações completas sobre o assunto!

Quando o outono e o inverno se aproximam, muitas pessoas, anualmente, começam a se preocupar com as doenças respiratórias, tão comuns e que são popularmente chamadas, de “gripe”. Mas, calma aí! A palavra é muito genérica e não condiz com o resfriado.

Então, quer dizer que resfriado é algo diferente de gripe? Sim, ele é uma infecção do trato respiratório superior, que aparece quando há propagação do vírus por meio de contato direto com secreções contaminadas!

Entenda quais são os sintomas do resfriado, quais são as causas e consequências dessa doença, se é contagiosa, além das formas de tratamento e prevenção, só aqui no Quero Viver Bem!

Resfriado2

Por que ocorre? Quais os sintomas do resfriado?

O resfriado é considerado a infecção mais comum no planeta. Classificado como uma infecção viral, pode ser causado por mais de 200 tipos de vírus, porém os mais comuns são aqueles que pertencem à família dos rinovírus.

Os primeiros sinais e sintomas do resfriado costumam aparecer entre dois ou três dias após a exposição a esse vírus. Nesse caso, a doença se manifesta por meio de:

  • Coriza (secreção nasal que, na maioria das vezes, é transparente);
  • Dor no corpo;
  • Dor ou coceira na garganta;
  • Espirros;
  • Febre baixa e de curta duração;
  • Lacrimejamento;
  • Leve cansaço;
  • Tosse.

Crianças e bebês também irão apresentar sintomas parecidos. No entanto, um médico precisará ser procurado quando acontecer:

  • Choro constante;
  • Dificuldades para respirar;
  • Dor de ouvido;
  • Dores abdominais;
  • Febre em torno de 39,5 °C, que esteja acompanhada de calafrios e sudorese em abundância, com uma duração maior de três dias;
  • Sonolência em excesso;
  • Vômitos.

Pela possibilidade de ser causado por inúmeros tipos de vírus, o resfriado pode ser recorrente, afinal o organismo não consegue construir resistência contra todos os micro-organismos.

Resfriado3

Transmissão e consequências do resfriado

Como comentado anteriormente, o resfriado tem sua transmissão feita pelo contato direto com secreções que já estão infectadas por algum vírus causador da doença – tanto presentes em superfícies contaminadas quanto na própria inalação do vírus aéreo (quando uma pessoa tosse ou espirra).

[LEIA TAMBÉM: COMO CURAR A TOSSE EM CASA?]

Então, já se pode presumir que o resfriado é contagioso. O contágio pode ter ainda mais predisposição a ocorrer em crianças e pessoas com problemas de imunidade. Além do mais, portadores de condições crônicas, pessoas obesas e gestantes também podem ser acometidos com resfriado com maior facilidade.

A maioria dos resfriados costuma desaparecer entre 4 a 7 dias, mas outros casos podem durar até 10 dias – tudo depende do organismo da pessoa e do próprio vírus causador da doença.

Pelos sintomas acima mencionados, você pode notar que as complicações do resfriado se classificam como leves a moderadas. Por isso, procure um médico para que um tratamento seja feito da melhor forma possível!

Como tratar o resfriado?

Como resfriado comum, a doença pode resolver de maneira espontânea com o tempo. Até o momento, não existem remédios que curem totalmente o resfriado (ou mesmo a gripe), mas é possível fazer o uso de remédios caseiros e tratamentos médicos para que se aliviem os sintomas relacionados ao resfriado, enquanto o próprio corpo luta contra a infecção.

São mais comuns a prescrição de medicamentos analgésicos, antitérmicos e antivirais nas primeiras 48 horas após início do resfriado, principalmente para pessoas que podem ter maiores complicações. O foco desses remédios é aliviar a dor e a febre.

É também recomendável que a pessoa faça repouso e preze pela hidratação, ou seja, beber bastante líquido. Outra medida para auxiliar nesse processo, especialmente por ser desagradável, é lavar as narinas com soro fisiológico.

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA NARIZ ENTUPIDO]

Vale lembrar que, embora tais medicamentos possam ser adquiridos sem receita médica, é fundamental passar por um profissional de saúde pelos possíveis efeitos colaterais que tais remédios possam provocar.

Resfriado

Como prevenir um resfriado?

Pela frequência que pode acometer uma pessoa, o resfriado pode ser prevenido por meio de ações simples, mas bem eficazes.

Abaixo, confira quais são:

  • Cubra a boca e o nariz com papel/lenço, ao tossir ou espirrar;
  • Evite locais com muita aglomeração ou fechados;
  • Evite contato prolongado com pessoas que estejam resfriadas;
  • Lave bem as mãos com água e sabão (ou gel alcoólico).

A vacina da gripe não protege o organismo de outras infecções respiratórias como o resfriado, mas é interessante que você a faça!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário