Remédios para dormir – Os mais indicados e Dicas Importantes

Quem nunca teve dificuldade para dormir antes de um dia importante, ansioso por prova, reunião, viagem ou data comemorativa? Ficamos imaginando como será o dia, o que acaba gerando uma certa inquietação e dificuldade para dormir – o que é normal, quando ocorre esporadicamente e antes de grandes datas.

Porém, algumas pessoas sofrem disso todas as noites, tendo dificuldade para dormir – a tão conhecida insônia. O distúrbio da insônia é caracterizado pela falta ou dificuldade de dormir ou conseguir manter um sono continuo, sem interrupção.

O problema pode ocorrer de forma isolada ou relacionado a outra causa, como: depressão, ansiedade, dor crônica, estresse e, até mesmo, uso de alguns medicamentos.

dificuldades para dormir

Caso você já tenha tentado várias formas não medicamentosas e ainda está com dificuldades para dormir, procure seu médico, a fim de que ele avalie seu histórico e possa te receitar o tratamento mais adequado.

A seguir, estão alguns medicamentos indicados para insônia, lembrando que a maioria desses geram dependência, grande incidência de efeitos colaterais e, alguns, inibição do sistema nervoso central. Confira a lista completa, abaixo!

Medicamentos fitoterápicos

São uma alternativa para quem não deseja tomar medicamentos controlados. Os fitoterápicos são obtidos das plantas, têm origem vegetal e o risco de efeitos adversos é menor, se comparado aos medicamentos sintéticos.

Exemplos são os à base de Passiflora Incarnata, substância extraída do maracujá, contando com efeitos calmantes. Seakalm, Sominex, Valerimed, Maracugina, Ritmoneuran são os nomes comerciais de medicamentos fitoterápicos que auxiliam na indução do sono.

Medicamentos homeopáticos

Podem ser uma alternativa, também. Esse são fabricados a partir de substâncias extraídas do reino vegetal, animal e mineral. Na sua manipulação, os componentes são diluídos várias vezes, oferecendo doses pequenas do princípio ativo.

O foco desses medicamentos não é tratar a doença, mas sim o paciente como um todo, equilibrando a energia vital e recuperando o equilíbrio orgânico do corpo. Os medicamentos homeopáticos são totalmente individualizados, pois são únicos para cada pessoa – o médico avaliará e indicará a melhor formulação, levando em conta suas características e você.

Hemitartarato de zolpidem

Esse tipo é indicado para tratamento de insônia ocasional, transitória ou crônica. É um agente hipnótico e possui significativa melhoria da qualidade do sono. Sua ação ocorre de 0,5 a 3 horas após a administração.

Sendo um medicamento controlado, para adquiri-lo na farmácia, é necessário a receita médica – uma via fica retida no estabelecimento.

Clonazepam

Indicado para transtornos de ansiedade e humor, age causando uma leve inibição do sistema nervoso central, com consequente ação sedativa leve, relaxante muscular e tranquilizante.

O efeito ocorre de 30 a 60 minutos após a administração, sendo esse um medicamento controlado e vendido somente com receita, já que ele é classificado tarja preta – que significa que o medicamento pode trazer graves riscos à saúde, inclusive vício e tolerância.

Outras Remédios para Dormir

Comercialmente, há vários medicamentos que auxiliam na indução do sono, a maioria deles controlados e, como dito anteriormente, que precisam de receita. Antes de tomar algum desses medicamentos, que tal você tentar mudar alguns hábitos e observar a relação que isso tem com sua dificuldade de dormir?

Agora, se você quer evitar químicos que induzem o sono, segue algumas dicas que podem te ajudar a ter aquela boa noite de sono:

  • Rotina: estabeleça horários fixos para deitar e acordar todos os dias;
  • Alimentos: evite alimentos ou bebidas como café, chocolate, chá-preto, chocolate e refrigerante, pois são estimulante e vão te deixar acordado. E nada de bebida alcoólica e cigarro;
  • Aparelhos eletrônicos: celular, computador e televisão não são uma boa, pois a luz dos aparelhos dificulta na hora de pegar no sono;
  • Chás: uma xícara de chá uma hora antes de dormir ajuda a pegar no sono, no entanto, é preciso escolher os corretos, que possuem efeito calmante e relaxante, como: maracujá, camomila, melissa, erva-de-são-joão;
  • Ambiente: procure dormir em um lugar tranquilo, aconchegante e confortável, longe de luz e barulhos. Relaxe corpo e mente!

[CONFIRA TAMBÉM: INSÔNIA – O QUE FAZER?]


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://www.pfizer.com.br/noticias/Dicas-para-acabar-com-insonia

http://www.anvisa.gov.br/datavisa/fila_bula/frmResultado.asp#


Este texto foi revisado pelo Profissional: Juliana Maia (conheça mais sobre ele(a) clicando no link)

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