A queimação no estômago ou a azia são desencadeados pelo aumento da acidez estomacal. Se o problema for pontual nem sempre é preciso fazer o uso de remédios farmacêuticos para aliviar os sintomas, pois algumas receitas caseiras e a alimentação correta podem ser suficientes para dar conta do recado.
O gastroenterologista e mestre em cirurgia, Antonio Levi Hirt (CRM 11031) explica que há vários alimentos alcalinos que funcionam tal como os antiácidos, de forma a aliviar momentaneamente os sintomas, mas alerta para que as receitas caseiras não sejam utilizados com objetivo de curar ou adiar o diagnóstico da causa.
Portanto, fique de olho: se a queimação no estômago for muito recorrente, é um sinal de que deve consultar o médico. Afinal, a azia, por mais fácil que possa ser ocasionada, também é sintoma de doenças silenciosas, tal como o câncer no estômago, o refluxo gastresofágico ou a gastrite. [Para entender melhor do assunto, confira o texto completo sobre causas da azia].
Os melhores remédios caseiros para a queimação no estômago
As receitas aqui informadas foram retiradas do livro “Medicina Alternativa de A -Z”, da editora Natureza e “Salvando Vidas com a Medicina Natural“, escrito por Wagner Blini , os quais se destinam a demonstrar técnicas de alívio dos sintomas comuns pela medicina natural.
1 – Iogurte natural com mel
Esta solução é a mais popular para o controle da queimação no estômago. Ele ajuda a regular os movimentos estomacais e a neutralizar a acidez excessiva no trato gastrointestinal. A receita consiste somente em misturar uma colher de sobremesa de mel com 200ml de iogurte natural sem açúcar, devendo-se comer vagarosamente.
2 – Suco de alface
Embora não seja uma opção muito atrativa, tomar uma xícara de chá com suco de alface antes da refeição pode ser o suficiente para te livrar da acidez dos alimentos.
3 – Chá de erva doce
Deve-se preparar um chá de infusão das sementes e folhas, sendo a medida de 15g para 1 litro de água. A recomendação é para tomar uma xícara do líquido (sem açúcar) de duas a três vezes o dia.
4 – Água de Banana
Deve-se cozinhar duas bananas-maçã verdes em um litro de água. Tome uma xícara da solução morna, duas a três vezes ao dia.
5 – Chá de camomila
Prepare um chá com 20g das folhas de camomila para cada litro de água. Para aliviar os sintomas, tome de três a quatro xícaras de chá, não adoçado.
6 – Chá da folha da pitanga
Deixe a água ferver e adicione 60 gr das folhas de pitangueira para cada litro de água. Tome a solução morna, de três a quatro vezes ao dia.
7 – Suco de batata
Apesar de não ser muito agradável, tomar água da batata pode acalmar o estômago e garantir alívio da azia. Para fazê-la, é preciso ralar uma batata média crua e espremê-la em um pano fino com um copo em baixo. Tome a água, preferencialmente, com 30 minutos de antecedência da refeição.
Receitas caseiras que não funcionam
O gastroenterologista Hirt alerta para tomar cuidado com algumas receitas que não funcionam e podem até piorar a queimação, como o uso do limão ou bicarbonato de sódio. Para ter certeza de que não irá cair em uma armadilha, é melhor conferir se a receita faz uso de um dos alimentos abaixo listados como bons para o alívio da azia e queimação estomacal:
O que é bom para azia
- Couve: ajuda a conter a acidez, por conta da vitamina B;
- Melão: ajuda a controlar a acidez;
- Melancia: por ser refrescante, ajuda a controlar os sintomas;
- Água de Coco: os sais minerais protegem as paredes estomacais;
- Batata: o alto teor de amido aprisiona o excesso de ácido;
- Chá de erva-doce: alivia a queimação e o inchaço estomacal;
- Gengibre: indicado para quem tem ânsia por conta da quimioterapia;
- Chá de camomila: ajuda a aliviar a queimação de forma rápida.
Uma alimentação rica em fibras também pode ajudar a controlar os sintomas, uma vez que, ao chegarem no estômago, elas liberam um gel que protege o órgão e facilita a digestão. Confira a lista de alimentos ricos em fibras.
O que não comer
O Dr. Hirt comenta que quem sofre com frequência da azia deve evitar condimentos fortes, pimentas ou alimentos considerados ácidos. Alguns exemplos são:
- Mostarda;
- Ketchup;
- Café;
- Bebidas destiladas;
- Pão;
- Banana;
- Alimentos ultraprocessados;
- Alimentos ultrarefinados;
- Alimentos industrializados;
- Abacaxi;
- Bolos feitos com farinha branca;
- Laranja.
Os bons hábitos alimentares e uma rotina de vida mais calma são o segredo para quem quer se livrar de uma vez por todas da queimação estomacal e de tantas outras doenças – a técnica é ainda mais eficiente do que se valer das receitas naturais ou dos remédios.
Referências utilizadas neste conteúdo:
SPETHMANN, Carlos. Medicina Alternativa de A a Z. Editora Natureza, 6ª edição. Disponível em <https://sites.google.com/site/juvenallucas12/Medicina_Alternativa_de_A_a_Z.pdf>
BLINI, Wagner. Salvando vida com medicina natural. 1ª edição Disponível em <https://books.google.com.br/
Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:
Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.