Remédios caseiros para hemorroida – 4 dicas de cuidados

A hemorroida é uma doença que pode causar muito transtorno. Caracterizada pelo inchaço e pela inflamação de veias na parte inferior da região do ânus, a doença causa dor e incômodo na pessoa que sofre do problema, sendo resultado de aumentos de pressão das veias do ânus.

Há, basicamente, dois tipos: hemorroida interna e externa. Na primeira, o inchaço das veias fica apenas na parte interior do ânus. Já na segunda, o inchaço extrapola para fora.

Algumas das causas são esforço excessivo durante a evacuação, diarreia crônica, passar muito tempo sentado, insuficiência de fibras, etc. Os sintomas podem incluir dor na região ao sentar ou ao evacuar, sangue no papel higiênico, entre outros fatores.

Alguns remédios e determinadas medidas caseiras podem ajudar no tratamento da hemorroida e no alívio de seus sintomas. Confira alguns, abaixo.

Remédio caseiro para hemorroida

Ingestão de bastante água

Não é segredo para ninguém que a água é essencial para o bom funcionamento do corpo. O ideal é tomar cerca de 2 litros de água por dia, variando de acordo com o tamanho e o peso da pessoa.

Porém, para o caso da hemorroida, o consumo correto de água ajuda bastante porque faz com que as fezes não ressequem, facilitando, assim, a evacuação, que pode ser causa de sofrimento para quem tem o problema e resultar em sangramento anal.

Aliás, uma dica importante é respeitar o horário de funcionamento do corpo, não segurando muito a evacuação, pois pode ocasionar o problema. Para pessoas já com hemorroida, também é recomendado não usar papel higiênico, optando pelos famosos “chuveirinhos”.

Além disso, evite o uso de laxantes, pois, por mais que a curto prazo possam facilitar a evacuação, o ideal é manter hábitos naturais e regulares em conjunto com uma alimentação que favoreça o trato intestinal.

Consumo de alimentos ricos em fibras

Alimentos ricos em fibras ajudam o trânsito intestinal, também facilitando a evacuação. Muitas vezes, a causa das hemorroidas pode ser justamente uma dieta com pouco consumo de fibras.

Alguns dos alimentos ricos em fibra são cerais integrais, como trigo, arroz, aveia, etc., frutas, no geral, mas especialmente maçã, laranja e pera, e legumes. Isso não só ajuda no tratamento, aliviando os problemas que a evacuação pode causar, como previne futuras novas crises de hemorroida.

Em contrapartida, evite bebidas com cafeína, como refrigerantes de cola e o próprio café, obviamente, e a pimenta, pois eles podem piorar sua situação, assim como alimentos como feijão e ervilha, que causam prisão de ventre.

Castanha-da-índia

A castanha-da-Índia é uma poderosa aliada no combate às hemorroidas externas. Facilmente encontrada em farmácias e lojas de produtos naturais, ela ajuda a melhorar a circulação e age como anti-inflamatório, melhorando o estado das veias da região.

Há duas maneiras de usá-la no tratamento: como banho de assento e como chá.

 

castanha do pará benefícios

Banho de assento de castanha-da-índia:

  • 50 a 60 gramas de castanha-da-índia;
  • 2 litros de água;
  • 1 bacia.

Modo de usar: encha uma panela com água e misture a castanha-da-Índia, deixando ferver por dez minutos. Depois, passe a mistura para uma bacia e espere a temperatura diminuir um pouco. Quando morna, sente-se na água, sem roupas, por cerca de vinte minutos. Repita o processo durante cinco dias.

Chá de castanha-da-Índia

  • 1 punhado de castanhas-da-Índia;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: coloque a água em uma panela, acrescente as castanhas-da-Índia e deixe ferver por cerca de quinze minutos. Depois, deixe a mistura esfriar por cinco minutos, passe-a num coador e beba. Faça a ingestão até três vezes por dia.

Compressa de chá de camomila

A camomila é um anti-inflamatório natural, podendo ajudar a aliviar o inchaço e a inflamação das veias. O recomendado é preparar o chá e, com ele ainda morno, molhar um pano ou uma toalha com a bebida e aplicar na região com hemorroidas.

  • 250ml de água;
  • 1 colher de sopa de camomila em pó ou 1 punhado de flor de camomila.

Modo de preparo: leve a água ao fogo até ela entrar em processo de fervura. Depois, desligue o fogo, acrescente a camomila em pó ou as flores de camomila inteiras, deixando em infusão por cinco a dez minutos, com a panela tampada. Deixe o chá esfriar e, quando ele estiver morno, molhe um pano ou uma toalha na bebida e aplique-o sobre a região com hemorroidas, deixando por alguns minutos.

[LEIA TAMBÉM: 18 BENEFÍCIOS DO CHÁ DE CAMOMILA]

água com açúcar

Cuidados especiais durante as crises de hemorroida

  • Beba bastante água;
  • Ingira alimentos ricos em fibra, como cereais, frutas e legumes;
  • Não segure a vontade de evacuar;
  • Evite permanecer muito tempo sentado;
  • Evite usar papel higiênico – opte pelo “chuveirinho” e seque a região com uma toalha macia.

Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário