Remédios caseiros para gripe – 6 opções naturais!

Você sofre com a gripe? Então, confira, aqui no Quero Viver Bem, 5 opções naturais e caseiras para acabar com as dores e os problemas provocados!

Gripe, também conhecida como influenza, é uma infecção do sistema respiratório. Todo mundo, em determinada fase da vida, acaba sendo acometido, ao menos uma vez, por essa doença, que é tão comum e que, se não tratada, pode agravar-se e evoluir para pneumonia, que leva ao óbito.

Alguns dos sintomas mais clássicos são febre alta, geralmente acima de 38ºC, dor muscular, dor de garganta e de cabeça, tosse, espirros, nariz escorrendo, calafrios, perda de apetite e cansaço. Mas, é claro que os sintomas variam de caso para caso, porém, se você está sentindo alguns desses sintomas e acredita que pode estar gripado, o melhor a se fazer é consultar um médico.

Está com gripe? Já está se medicando, mas os sintomas estão demorando a desaparecer? Pretende ir ao médico, mas busca por um paliativo até lá? Pois, no artigo de hoje, você poderá conferir alguns dos mais famosos remédios e cuidados caseiros para aliviar os sintomas e ajudar no tratamento da gripe. Tudo isso, só aqui no Quero Viver Bem!

gripe sintomas

Banho quente

Por incrível que pareça, um banho quente é um bom remédio para alguns dos sintomas da gripe. O vapor pode ajudar a aliviar a congestão nasal e a dor de garganta. Além disso, procure tomar bastante água, pois também ajuda a diminuir o acúmulo de muco.

Suco de laranja com limão e mel

Uma das bebidas mais famosas para o combate aos sintomas da gripe, a combinação, rica em vitamina A e C, ajuda a fortalecer as defesas naturais do organismo. Também é possível (e recomendado) acrescentar algumas gotas de essência/extrato de própolis.

O extrato de própolis já é, por si só, um remédio muito eficaz contra uma série de doenças, incluindo a gripe e seus sintomas. A essência é facilmente encontrada em farmácias e casas de produtos naturais e não requer prescrição médica. Atente-se aos ingredientes da fórmula, entretanto, observando antes se você não tem alergia a algum dos ingredientes.

Ingredientes:

  • 2 laranjas;
  • 1 limão;
  • Extrato de própolis;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo do suco: descasque e esprema 2 laranjas e 1 limão em um recipiente, retirando o máximo possível do suco das frutas. Depois, acrescente mel, para adoçar a bebida, e algumas poucas gotas da essência de própolis, geralmente de 5 a 10.

Cuidado para não exagerar, pois a essência tem um gosto bem acentuado e o seu uso prolongado pode fazer o organismo ficar tolerante ao produto, diminuindo sua eficácia.

[VEJA TAMBÉM: RESFRIADO – TRANSMISSÃO E CUIDADOS]

Suco de maçã com mel

maça como consumir

A maçã é uma poderosa aliada no combate à gripe, pois conta com bastante vitamina C. A mistura é expectorante, ou seja, auxilia na limpeza de secreções presentes na via respiratória.

Ingredientes:

  • 2 maças;
  • 1 limão;
  • 1 copo de água.

Modo de preparo: bater, no liquidificador, 2 maças, 1 copo de água e 1 limão. A maçã pode ir com casca e tudo. Já o limão deve ser descascado e retiradas as suas sementes, pois elas amargarão a bebida. Depois, coe o líquido para retirar os pedaços e, por fim, acrescente mel para adoçar.

Suco de cenoura com maçã

Esta é outra combinação poderosíssima com bastante vitamina C, que, como já vimos, auxilia na expectoração e no fortalecimento do sistema imunológico, além de auxiliar na eliminação de toxinas.

Ingredientes:

  • 1 cenoura;
  • 1 maçã;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo: descasque e lave a cenoura, picando-a em pedaços menores. Faça o mesmo com a maçã, mas sem retirar a casca. Bata a combinação no liquidificador e coe, retirando os pedaços maiores. Caso ache necessário, adoce com mel.

Chá de gengibre com canela

gengibre emagrece

Caso prefira um chá, essa é uma boa opção. A combinação dos ingredientes ajuda no descongestionamento nasal e pode agir como anti-inflamatório, além de ser usado como emagrecedor natural, também.

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de canela em pó ou dois pedaços de canela em pau;
  • 1 colher de gengibre cortado;
  • Meio litro de água;
  • Mel a gosto para adoçar.

Modo de preparo: ferva a água e adicione canela e gengibre. Deixe a mistura ferver por cerca de cinco minutos, desligue o fogo e deixe-a descansar pela mesma quantidade de tempo. Coloque mel a gosto para adoçar.

A receita pode ser tomada em duas doses, uma pela manhã e outra antes de dormir.

Chá de alho

O alho, além de um anti-inflamatório natural, pode diminuir a congestão nasal e fortalecer o sistema imunológico, auxiliando no tratamento da doença. Ele é rico em vitamina B6, vitamina C e magnésio, contendo propriedades, além da antibacteriana, antioxidantes, antifúngicas e antivirais.

Ingredientes:

  • 2 a 3 dentes de alho;
  • 2 colheres de mel;
  • 2 copos de água.

Modo de preparo:  esmague o alho, coloque-o numa panela com 2 copos de água e deixe ferver. Quando estiver fervendo, abaixe o fogo e cozinhe por cerca de 15 minutos. Após isso, coe a substância, deixando apenas o líquido, e espere alguns minutos até que a bebida fique morna.

Para melhorar o sabor, você pode adicionar mel ou um pouco de suco de limão, a gosto.

Contraindicações: é contraindicado para diabéticos, hipertensos e cardiopatas que tomam acetilsalicílico, podendo causar hemorragia, por conta do efeito anticoagulante.

Algumas dicas para evitar ficar gripado

O melhor remédio é sempre a prevenção. Abaixo, listamos alguns cuidados que você pode ter para evitar contrair a doença em questão:

  • Lave frequentemente as mãos, preferencialmente com álcool em gel, especialmente quando frequentar locais com grande aglomeração de pessoas e ambientes fechados, como ao andar de ônibus. A recomendação é que se evite esses lugares, porém, nem sempre podemos, não é?
  • Tenha hábitos alimentares saudáveis e balanceados;
  • Tome bastante água – alimentar-se bem e manter-se hidratado ajuda a manter a imunidade alta;
  • Mantenha as vacinas em dia. Não caia no papo do pessoal antivacina!
  • Cuidado com mudanças bruscas de temperatura e, em hipótese alguma, fique com roupas molhadas por muito tempo.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Vacina da Gripe: Quem Pode Tomar, Cuidados e Indicações!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário