Remédios caseiros para gases – 5 tratamentos para testar já!

Você sofre frequentemente de gases e já não sabe mais a que recorrer? Então, confira alguns dos remédios caseiros que selecionamos para tratar o problema!

Todo mundo já teve gases em alguma fase da vida. Eles nada mais são do que o acúmulo de ar no sistema digestivo, que pode ser liberado com flatulências.

Apesar de causarem dor, desconforto e, às vezes, constrangimento, eles não apresentam problemas sérios à saúde, podendo ser tratados facilmente em casa. Suas causas variam de fumar até comer rapidamente ou ingerir bebidas gaseificadas.

Abaixo, listaremos alguns remédios e métodos caseiros para ajudar a solucionar o problema em questão.

Remédio caseiro para gases

Exercício físico

Esta é uma maneira muito fácil de eliminar os gases, o que porventura diminui as dores, uma vez que elas são causadas pelo acúmulo de gases. Basta deitar de barriga para cima, dobrar as pernas e abraçá-las, apertando-as contra a barriga.

Esse método também é frequentemente utilizado em bebês, para fazer com que eles liberem os gases.

corrida

Chá de erva-doce

O chá de erva-doce é um dos mais usados para ajudar no combate aos gases. Isso porque a erva-doce possui anetol, que estimula a musculatura do tubo digestivo, ajudando a combater a indigestão e a flatulência e, consequentemente, diminuindo os gases presentes no sistema digestivo.

Evite adoçar com açúcar ou mel, pois isso vai piorar seus problemas com gases.

  • 1 colher de erva-doce;
  • 250 ml de água.

Modo de preparo: leve a água ao fogo e espere ela ferver. Então, coloque a erva-doce em uma xícara e despeje a água por cima. Por fim, aguarde amornar e beba. Você pode tomar o chá de duas a três vezes por dia.

beneficios da erva doce

Chá de gengibre

O gengibre também é famoso no combate aos gases. Você pode tanto tomar uma colher de gengibre antes das refeições como optar por ele na forma de chá. Também, não é recomendado adicionar açúcar ou mel, pois, como comentado, eles pioram o problema.

  • 1 a 2 centímetros de gengibre fresco (ou 1 colher de gengibre em pó);
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: coloque a água e o gengibre em uma panela e deixe ferver por cerca de oito a dez minutos. Depois, desligue o fogo, tape a panela e deixe a bebida esfriar. Quando estiver morna, passe no coador, para retirar os pedaços, e beba.

gengibre emagrece

Banana ou mamão

A banana é rica em potássio e em fibras. O potássio auxilia na retenção de líquidos enquanto as fibras combatem e evitam a prisão de ventre.

O mamão, por sua vez, além de ser rico em fibras, possui papaína, que ajuda na digestão de proteínas.

Você pode comê-las ou preparar sucos. Veja, abaixo, algumas receitas!

shake banana

Suco de banana

  • De 5 a 6 bananas;
  • 1 litro de água.

Modo de preparo: primeiramente, corte a banana em pequenas rodelas. Depois, coloque as rodelas no liquidificador e adicione a água. Bata tudo até obter uma mistura homogênea. Evite adocicar, pois o açúcar pode piorar os sintomas.

Suco de mamão papaia

  • 1 mamão;
  • 500ml de água.

Modo de preparo: corte o mamão em cubos, sem retirar a casca. Coloque os cubos no liquidificador, com 500ml de água, e bata até alcançar uma mistura homogênea. Coe para retirar os pedaços maiores e beba. Evite adoçar, pois o açúcar pode piorar os sintomas.

Chá de erva-cidreira e funcho

A erva-cidreira tem ação antiespasmódica, diminuindo os gases e, consequentemente, o desconforto, além de combater a prisão de ventre, uma das grandes causadoras dos gases.

O funcho, por sua vez, também tem anetol, que, como comentado, estimula a musculatura do tubo digestivo, ajudando a combater a indigestão e a flatulência e, consequentemente, diminuindo os gases presentes no sistema digestivo.

  • 1 colher de sopa de erva-cidreira;
  • 1 colher de sopa de funcho;
  • 250ml de água.

Modo de preparo: leve a água ao fogo e deixe-a até entrar em ponto de fervura. Depois, coloque a erva-cidreira e o funcho numa xícara e preencha com água. Tampe a xícara, espere a mistura amornar, passe num coador, para retirar os pedaços, e beba. Também não é recomendado adicionar açúcar ou mel.

cha de erva cidreira

Como evitar os gases

  • Mastigue bem os alimentos e coma devagar;
  • Não fale durante a alimentação, pois faz com que você engula muito ar;
  • Coma alimentos rico em fibras, pois eles favorecem o trato intestinal;
  • Pratique exercícios como a caminhada, pois eles estimulam os movimentos do intestino.

Gostou do conteúdo? Então, não deixe de ler, também, Alimentação para eliminar gases.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário