Remédios caseiros para azia – 6 cuidados naturais!

Você sofre frequentemente de azia e já não sabe mais a que recorrer? Então, confira alguns dos remédios caseiros que selecionamos para tratar o problema!

A azia é um problema comum e que acomete muitos brasileiros. Caracterizada por uma forte queimação na região do estômago, que pode subir até o pescoço, geralmente seu tratamento não exige cuidados prolongados e complicados.

Suas causas estão associadas à alimentação em excesso ou ao consumo de alimentos muito gordurosos, mas pode ter outras causas, exigindo, portanto, a avaliação de um especialista, ainda mais quando recorrente.

Além da sensação de queimação no estômago, a pessoa infligida por este problema também pode ter quadros de refluxo, arrotos, inchaço do estômago e gosto amargo na boca.

Exagerou na comida e está procurando algumas soluções caseiras para aliviar os sintomas da azia? Pois, é exatamente sobre isso que trataremos hoje! Confira os melhores remédios caseiros para o problema, só aqui no Quero Viver Bem!

Remédio caseiro para azia

Melhores hábitos alimentares

Pode parecer óbvio, mas melhorar a dieta é uma maneira de evitar a recorrência de azia e, obviamente, evitar que o quadro de sintomas piore. Inclua frutas, hortaliças e alimentos ricos em fibra em sua dieta e ingira bastante água durante o dia. Tudo isso, é claro, cortando ao máximo alimentos gordurosos, doces em excesso e refrigerantes e diminuindo a quantidade de comida ingerida durante a refeição.

Chá de gengibre

O gengibre recupera o equilíbrio do trato digestivo, além de agir no corpo como antibactericida e anti-inflamatório, tratando os sintomas de refluxo e queimação, fazendo da raiz um poderoso aliado ao combate de problemas estomacais.

  • Meia xícara de água;
  • 1 pedaço de gengibre, de cerca de 5cm de comprimento;
  • Mel a gosto.

Modo de preparo: comece lavando bem o gengibre. Depois, coloque-o, junto com água, numa chaleira e leve ao fogo médio. Quando perceber que a água começou a ferver, desligue o fogo e deixe cozinhar por cerca de cinco minutos. Depois, espere esfriar, coloque numa xícara e beba.

O mel é opcional, servindo apenas para adocicar a bebida, caso você veja necessidade.

chá de gengibre para a ressaca

Suco de batata

A batata pode reduzir os sintomas da azia. Isso porque tem propriedades antiácidas, reduzindo a sensação de queimação no estômago. Uma das maneiras de usá-la para esse fim é comer uma fatia dela, crua.

O gosto talvez não seja dos melhores, mas a ação é quase que imediata. Você também pode espremer uma batata, preferencialmente inglesa, retirando sua seiva e tomando uma colher em jejum.

Outra opção é ingeri-la em forma de suco. Confira a receita:

  • 1 batata;
  • 250ml de água;
  • ½ melão pequeno.

Modo de preparo: corte a batata e o melão em pequenos pedaços e leve-os ao liquidificador juntos. Adicione a água e bata tudo até atingir uma mistura homogênea. Use um coador para separar o suco dos pedaços e beba-o.

[VEJA TAMBÉM: O QUE TOMAR PARA CURAR AZIA?]

Limão

Apesar de o limão ser ácido, ele ajuda a diminuir a acidez no estômago, recuperando o equilíbrio. Você pode simplesmente chupar o limão ou preparar um suco.

  • 1 limão;
  • Meio copo de água.

Modo de preparo: esprema o limão no copo com água e beba. Sem mistérios!

beneficios do suco de limao

Mamão papaia

Em algum momento você já deve ter comido mamão para ajudar na digestão. As mães sabem das propriedades do mamão e sempre recomendam para tratar a indigestão ou a queimação do estômago.

Isso porque além de ser saudável e ter pouquíssimas calorias, não pesando no estômago, é rico em enzimas proteolíticas, quimopapaína e papaína, ajudando na digestão de proteínas e na diminuição do refluxo. A dica é comer uma ou duas fatias após as refeições, de sobremesa.

Você também pode preparar um suco, mas evite tomá-lo durante a refeição. O ideal é ingeri-lo após. Na verdade, é recomendado que você não beba nada durante as refeições, apenas uma hora após elas. Isso porque a ingestão de muito líquido diminui o ácido clorídrico presente no estômago e faz com que alguns nutrientes não sejam absorvidos.

Mamão

[LEIA TAMBÉM: AZIA CONSTANTE – O QUE PODE SER?]

Aveia

A aveia é outro ingrediente bom para azia, pois também neutraliza a acidez estomacal e diminui os sintomas do refluxo.

  • 1 mamão;
  • ¼ de uma xícara de aveia;
  • 500ml de água.

Modo de preparo: corte o mamão em cubos, sem retirar a casca. Coloque os cubos no liquidificador, com 500ml de água e o punhado de aveia, e bata até alcançar uma mistura homogênea. Coe para retirar os pedaços maiores e beba.

farinha de aveia

Cuidados especiais ao tratar a azia

  • Evite ingerir líquidos durante a refeição, pois, como vimos, diminui o ácido clorídrico do estômago e faz com que alguns nutrientes não sejam absorvidos;
  • Não deite após comer; o ideal é esperar uma hora;
  • Não consuma alimentos gordurosos, frituras e bebidas gasosas e alcoólicas;
  • Diminua a quantidade de comida ingerida durante a refeição;

Caso a azia dure mais de uma semana ou seja recorrente, é aconselhável procurar ajuda médica, pois o problema pode estar sendo causado por outras razões que não o consumo excessivo de alimentos durante a refeição.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário