Remédio para engordar – O que é o problema? Remédios e soluções saudáveis

Parece piada, mas não é. Existem pessoas que sofrem com a magreza e não conseguem engordar. Isso é tão estranho em um mundo que sofre com um dos problemas de saúde mais preocupantes da história: a obesidade.

Mesmo assim, é fundamental entender que existem pessoas magras, mas extremamente saudáveis, enquanto que algumas passam pelo que se chama de emagrecimento patológico.

Descubra, hoje, as causas dessa dificuldade para engordar, quais são os remédios para engordar e como ganhar peso de forma saudável, aqui no Quero Viver Bem!

Dificuldade para engordar: o que acontece?

remédio para engordar

Tendo como base o Índice de Massa Corporal (IMC) – indicador que calcula se uma pessoa está no seu peso ideal –, uma pessoa pode ser considerada magra quando estiver com o seu índice abaixo de 19.

Para muitos médicos, a preocupação maior inicia quando o IMC é menor que 17. Essa medida mostra que, quando uma pessoa está em magreza excessiva, seu organismo já não utiliza diversos nutrientes essenciais para a sua saúde.

[CONFIRA TAMBÉM: COMO CALCULAR O IMC?]

Como o comprometimento à saúde é sério, esse quadro provoca vários problemas, entre os quais: anemia (deficiência de ferro), inchaço (edema) pela inexistência de proteínas, diminuição das defesas do corpo, redução da pressão arterial e maior propensão a infecções.

É claro que fatores hormonais e neuro-hormonais podem estar relacionados à dificuldade para engordar, mas há algumas pessoas que são “magras de ruim”, isto é, aquelas que comem bem, mas não engordam uma grama sequer.

Uma teoria para esses casos está associada à ação das proteínas desacopladoras (uncoupled proteins), cuja quantidade é maior em pessoas magras do que em obesas.

As UCPs, sigla para essas proteínas desacopladoras, dissipam o calor e não permitem que o alimento seja armazenado. Por isso, uma pessoa pode comer mais e não engordar nada.

Se você percebeu que perdeu um determinado número de quilos em pouco tempo, a indicação é procurar um médico. Em geral, esse emagrecimento rápido pode ser ocasionado por um distúrbio hormonal, como o hipertireoidismo, além dessas causas:

  • AIDS;
  • Câncer (vários tipos);
  • Diabetes;
  • Infecções;
  • Mau funcionamento das glândulas adrenais;
  • Neoplasias.

A ideia é que você faça uma avaliação médica, para checar se há alguma alteração em seus exames. Caso não exista, você é saudável, embora magro(a).

Remédios para engordar

remédio para ganhar peso

De remédios para emagrecer todo mundo já ouviu falar, afinal, sejam eles industrializados ou naturais, é consenso que existe uma infinidade de opções e muitos partem para essas soluções acreditando serem milagrosas.

Para engordar, alguns remédios foram desenvolvidos, e que, além de melhorarem o IMC, podem facilitar o ganho de massa muscular (massa magra) e garantir uma melhor definição da silhueta. Veja, abaixo, o nome de tais remédios para engordar que visam estimular o apetite:

Buclina

É bastante indicado para pessoas debilitadas, podendo associá-lo a outras medicações, como vitaminas do complexo B.

O efeito no organismo da Buclina garante um aumento na produção de insulina, reduz a concentração de açúcar no sangue e cria a sensação de fome.

Cobavital

É um esteroide que age da mesma forma que o Buclina.

Profol

Estimulador de apetite ágil que gera sensação de fome, graças à diminuição dos níveis de açúcar no sangue e à geração de um aumento na produção de insulina.

Ou seja, os três remédios para engordar, de modo geral, agem de forma semelhante. É importante frisar que esses não podem ser utilizados sem indicação e orientação regular de um médico.

Outras indicações dos remédios para engordar

 

Existem mais alguns detalhes importantes sobre os remédios para engordar:

  • Todos eles possuem efeitos colaterais: as drogas antialérgicas são o único tipo de medicação que pode abrir o apetite sem causar reações adversas, porém elas irão provocar sonolência;
  • O uso de cortisona também pode ser útil para aumentar o apetite, mas ele fará com que você ganhe tecido adiposo, perdendo músculos. Por isso, é indicado que não utilize esse remédio para aumentar de peso, ok?;
  • A utilização de insulina também é uma indicação, mas embora ajude no ganho de peso haverá consequências graves para o organismo, como a hipoglicemia (diminuição dos níveis de açúcar no sangue);
  • Anabolizantes são frequentemente consumidos por quem frequente a academia e busca aumentar a massa muscular. Entretanto, os anabolizantes com hormônios masculinos – como a testosterona – irão provocar diversos efeitos colaterais. Nesse caso, tanto o organismo de h
  • omens como o de mulheres irá ter prejuízos significativos, por exemplo, distrofia muscular e crescimento de pelos, respectivamente.

Como complemento, em especial para quem pratica algum tipo de atividade física, os suplementos proteicos podem também ajudar a engordar – é o caso de Whey Protein, Creatina e BCAA.

Como engordar de maneira saudável?

remédios para engordar

Algumas medidas podem fazer com que você ganhe peso sem que prejudique o organismo. O primeiro passo é entender a sua alimentação: o foco é que a dieta forneça todos os nutrientes que irão aumentar o peso de maneira saudável.

Por isso, assim como uma pessoa que busca um emagrecimento, você, para engordar, deve ingerir esses tipos de alimentos, ricos em:

  • Açúcar refinado;
  • Carboidratos simples;
  • Gorduras trans;
  • Gordura saturada.

Como certos alimentos aceleram o gasto calórico e favorecem a perda de peso, é interessante que você evite os termogênicos, entre os quais destacam-se a cafeína, a pimenta e alguns chás, como o de hibisco [Já falamos, aqui no QVB, sobre os alimentos termogênicos].

Invista em alimentos calóricos, mas que sejam nutritivos, optando sempre por carnes magras. Não esqueça de acrescentar oleaginosas em sua dieta, além de granola e outros cereais que são mais ricos em nutrientes e menos danosos à saúde.

Mas não é somente a alimentação! Você pode ganhar peso aumentando a massa muscular. Siga essas dicas:

  • Consuma, no mínimo, dois litros de água por dia;
  • Diminua o intervalo entre cada refeição;
  • Faça exercícios físicos, pelo menos, quatro vezes por semana;
  • Procure dormir bem, com um período adequado, variando de 7 a 8 horas;
  • Lembre-se de não se estressar!

Se você tem dúvidas sobre quais exercícios podem ser realizados para ganhar peso, procure um educador físico. Contudo, a musculação ainda é o seu melhor aliado, mas não esqueça de permitir a orientação do profissional, para melhores resultados e prática correta.

Depois que você engordar, basta tomar cuidado para não perder peso ou mesmo engordar demais! Tenha a ajuda de um nutricionista, a fim de manter um cardápio saudável e ter disciplina em seu estilo de vida.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Deixe um Comentário