Remédio caseiro para sinusite – 7 tratamentos naturais!

Sofre constantemente de sinusite? Confira, aqui no Quero Viver Bem, opções caseiras de tratamentos que vão te ajudar a amenizar o desconforto!

A sinusite é uma inflamação na região dos seios nasais, que costuma provocar dor de cabeça e deixar o nariz escorrendo bastante. Além disso, há uma sensação de peso no rosto, com a testa e as maçãs do rosto doloridas. Esses sintomas podem atormentar o dia a dia da pessoa, deixando-a com mal-estar e dificuldades para fazer as tarefas diárias.

Em geral, a sinusite aparece por conta do vírus influenza, logo, é bastante comum que ela surja durante as crises de gripe. No entanto, é possível que a sinusite se desenvolva também nos casos em que surgem secreções no nariz, que acabam se prendendo no interior dos seios nasais. Isso é muito normal de ocorrer após a pessoa ter alguma alergia.

A melhor forma de resolver um problema como a sinusite é procurar um médico que irá avaliar o paciente e indicar o tratamento mais adequado. No entanto, nem sempre é possível ir rapidamente a um especialista, então, a seguir no Quero Viver Bem, confira algumas dicas caseiras para amenizar o problema.

Sinusite

Água morna e sal

Limpar o nariz com água e sal é uma ótima forma de acabar com o incômodo da sinusite. Especialistas afirmam que o sal tem o poder de descongestionar a mucosa nasal, além de limpar e hidratar o local com a água. Dessa forma, torna-se mais fácil a eliminação das secreções, o que vai diminuir a dor.

Ingredientes

  • 1 copo de 200 ml de água;
  • 1/2 colher de sal de cozinha.

Ferva a água e depois deixe-a ficar morna. Coloque o sal e misture. Com a ajuda de um conta-gotas, pingue um pouco da solução no nariz, respire e deixe que a gota alcance a garganta, para cuspir em seguida. Faça isso três vezes ao dia, durante as crises.

soro caseiro como fazer

Chá de sálvia

O chá de sálvia é outro remédio caseiro que ajuda a aliviar os sintomas da sinusite.

Ingredientes

  • 1 colher de sobremesa de folhas de sálvia
  • 1 xícara de água fervente.

Coloque a sálvia em uma xícara e cubra a erva com água. Deixe amornar, coe e beba, com adoçante ou mel.

Chá de salvia

Suco de espinafre

O espinafre é uma verdura que tem ação anti-inflamatória e descongestionante, o que auxilia na eliminação das secreções, que costumam grudar nos seios nasais e causar dor. Abaixo, uma receita que também leva laranja, outro fortalecedor do organismo.

Ingredientes

  • 2 xícaras de suco de laranja natural;
  • 1 xícara de espinafre;
  • 1 colher de sopa de mel.

Leve os ingredientes ao liquidificador e bata tudo até que fique homogêneo. Coe, acrescente gelo e beba imediatamente.

Chá de espinafre

Vapores de ervas

Inspirar vapores de algumas ervas pode aliviar a congestão nasal causada pela sinusite. Entre elas, destacamos o eucalipto, as folhas e as flores de camomila e da bichinha do Norte, que devem ser colocadas em uma bacia com água quente.

Tais soluções ajudam a tirar o peso no rosto e oferecem mais bem-estar ao indivíduo.

Remédio caseiro para dor de ouvido

Sopa de gengibre

Ingerir, à noite, uma sopa de gengibre vai ajudar no tratamento da sinusite, pois a raiz possui ação anti-inflamatória, benéfica para retirar o catarro da região e diminuir a inflamação na garganta, caso haja.

Ingredientes

  • 2 dentes de alho amassados;
  • 1 cebola em fatias;
  • 1 colher de café de gengibre;
  • 1/2 abóbora;
  • 1 batata grande;
  • 1 peito de frango desfiado;
  • 1 cenoura média;
  • Azeite;
  • Sal a gosto;
  • 1 litro de água.

Refogue o peito de frango com o azeite, a cebola e o alho. Quando o frango estiver dourado, acrescente os demais ingredientes e deixe cozinhar. É possível tomar a sopa em pedaços ou como um creme, batendo tudo no liquidificador.

Sopa de gengibre

Suco de abacaxi

O abacaxi é uma ótima pedida para soltar o catarro e descongestionar o nariz, graças ao seu poder anti-inflamatório.

Ingredientes

  • 1 abacaxi;
  • 250 ml de água;
  • Hortelã a gosto.

Bata tudo no liquidificador e tome em seguida.

Ar úmido

Umidificar o ar é fundamental para que as vias respiratórias fiquem mais hidratadas, eliminando a irritação e proporcionando maior conforto. Você pode usar um umidificador de ar ou simplesmente colocar um balde de água morna nos cômodos de casa.

Umidificador

Prevenção e cuidados

Para evitar as crises de sinusite, uma boa sugestão pode ser a de evitar locais muito poluídos e com cigarro e derivados, pois esses costumam irritar as vias aéreas. Fique atento quanto a possíveis alergias, seja de pólens, ácaros ou pelos de animais.

Outra dica é evitar colocar o dedo no nariz, pois as mãos podem estar contaminadas de microrganismos que provocam alguma infecção na região.

As dicas caseiras apontadas, aqui, servem como alívio à sinusite, mas é fundamental procurar um médico para que ele possa indicar o melhor tratamento para a cura do problema, o que pode incluir a ingestão de medicamentos e a realização de higiene nasal.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Medicamentos mais indicados para a Sinusite – As 5 Classes receitadas pelos profissionais!


Referências utilizadas neste conteúdo:

http://www.scielo.br/pdf/jbpneu/v32n4/15.pdf


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário