Remédio Caseiro para Rouquidão – 7 soluções naturais e métodos de prevenção!

Está sofrendo com rouquidão? Confira, aqui no Quero Viver Bem, 7 remédios caseiros que selecionamos para você acabar de vez com esse problema!

A rouquidão, também conhecida como disfonia, é caracterizada pela mudança no tom de voz para um tom mais áspero, que pode ser aguda (de curta duração) ou crônica (de longa duração). Muitas vezes, essa mudança dificulta o entendimento da fala.

O quadro pode atingir profissionais que fazem uso constante da voz, como professores e cantores, mas também pessoas comuns e até bebes, sendo decorrência de alguma outra doença, como o refluxo e a gripe.

O cigarro e o álcool, bem como os fatores emocionais, podem levar à rouquidão. Confira, abaixo, alguns tratamentos caseiros para este problema e como preveni-lo.

Rouquidão

Limão com mel

Tomar mel com limão puro ou como chá é clássico para aliviar a rouquidão. Como o limão contém alto teor de vitamina C, ele ajuda a fortalecer o sistema imunológico, e o mel, com suas propriedades antioxidantes, descongestiona e desintoxica o organismo.

Assim, o chá dessa mistura é recomendado para tratar a rouquidão causada por gripes e resfriados.

Para preparar o chá, basta ferver água e, logo antes de começar a ferver, apagar o fogo. Acrescente o limão com casca, cortado em fatias, e abafe. Quando amornar, coe e adicione mel. Para se ter os benefícios desejados, tome este chá de 2 a 3 vezes por dia.

mel benefícios e propriedades

Chá de gengibre

Outra opção de chá para tratar este quadro é o de gengibre, que pode ser consumido até mesmo por bebês. O gengibre alivia a irritação das cordas vocais e possui ação antimicrobiana, protegendo, assim, de uma possível infecção na garganta.

Bebês acima de oito meses devem consumir a bebida com a orientação de um pediatra, já que o gengibre pode irritar o estômago.

Para preparar o chá, basta cortar cerca de 2cm, esmagá-lo e adicionar em uma xícara de chá de água fervente. Abafe por 10 minutos.

Quando estiver morno, dê ao bebe em colheradas.

gengibre emagrece

Maçã

Outra opção, bastante utilizada por professores, é comer uma maçã com casca. Ela tem ação adstringente, limpando a boca e o estomago e melhorando a articulação temporomandibular.

Maça

Gargarejo com água morna

Partindo para os gargarejos, o mais comum é água morna com sal. Ela retira as impurezas da garganta, evitando infecções. Assim, pelo menos uma vez por dia, faça este procedimento para obter resultados eficazes.

soro caseiro como fazer

Gargarejo de romã e agrião

Este é outro gargarejo possível para melhorar o quadro. O agrião, a romã e o mel possuem propriedades que limpam as cordas vocais.

Para preparar esta mistura, coloque 4 ramos de agrião e  ½ romã com casca e água em uma panela. Ferva por 20 minutos em fogo baixo. Coe a mistura e acrescente o mel. Faça o gargarejo 2 vezes por dia.

suco romã faz bem para a saúde

Xarope de mel com própolis

Outra alternativa que se beneficia dos alimentos é o xarope de mel com própolis. Suas propriedades também limpam as cordas vocais e cicatrizam processos infecciosos.

Para preparar o xarope, misture 1 colher de mel e 5 gotas de própolis em 250ml de água morna. Faça gargarejos de 3 a 4 vezes por dia para obter os resultados.

Relaxamento para o pescoço

Além dos alimentos, fazer um relaxamento para a região do pescoço também ajuda a melhorar a rouquidão. Rode a cabeça lentamente para todos os lados, inclinando para o lado direito e esquerdo e para trás.

Prevenção

Algumas medidas podem ser tomadas para evitar o quadro, dentre elas:

  • Evitar o cigarro;
  • Diminuir o consumo de bebidas alcoólicas;
  • Moderar a ingestão de café;
  • Não tomar medicamentos sem aconselhamento médico;
  • Ingerir bastante água;
  • Evitar o uso excessivo da voz;
  • Não consumir chocolate 2 horas antes de uma palestra ou aula;
  • Evitar pigarrear com frequência.

Cuidados médicos

Se você tiver os sintomas de rouquidão por mais de 15 dias, procure um médico para fazer um diagnóstico adequado. Há exames disponíveis até mesmo pelo Sistema Único de Saúde (SUS) que podem demonstrar se há algum problema mais grave, como calo ou nódulos provocados pelo uso intenso da voz.

Os calos podem ser tratados com a mudança no uso da voz ou com tratamento, ou ainda com microcirurgia da laringe.

Para casos de rouquidão funcional, o tratamento mais comum é a fonoterapia e o repouso da voz. Já rouquidão orgânica, causada por algum problema, é necessário tratar a causa com medicamentos ou cirurgia.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário