Remédio caseiro para rinite – 7 alívios naturais!

Quem tem rinite sabe como é difícil tratar o problema, principalmente durante uma crise. Os sintomas mais comuns são espirros, olhos inchados e coceiras no nariz. Mas, para alívio dos problemas, há opções de remédio caseiro que são excelentes para controlar os sintomas.

Aqui no Quero Viver Bem, você encontrará 7 tratamentos caseiros para amenizar os incômodos causados pela rinite!

Rinite

Chá de hortelã

Os chás são ótimos aliados para tratar as crises de rinite. Em especial, o de hortelã possui propriedades que auxiliam na limpeza das vias nasais, principalmente com a inalação do seu vapor.

Para preparar, pegue uma bacia e coloque nela 60g de hortelã e um 1L de água fervente. Com a ajuda de uma toalha, posicione sua cabeça em cima da bacia e use a toalha para cobrir (a cabeça e a bacia).

A toalha irá ajudar a manter o vapor do chá por mais tempo. Fique nessa posição por 10 minutos. Ao respirar o vapor do chá de hortelã, perceberá que os sintomas da rinite já apresentam uma boa melhora.

Gengibre

A raiz é conhecida por ser termogênica, ajudando a acelerar o metabolismo. No entanto, também é um ótimo remédio caseiro para rinite, gripes, dores de garganta e outras doenças semelhantes.

O chá de gengibre é excelente para ajudar a limpar as vias respiratórias. Para fazer, basta pegar um pedaço de cerca de 5cm e ferver com 2 xícaras de água por 5 minutos. Quando estiver pronto, adicione eucalipto para potencializar o efeito.

O sabor pode não ser tão agradável quanto outros chás, por isso adicione o suco de 1 limão e 1 ou 2 colheres de mel.

Gengibre

Eucalipto

O eucalipto é um remédio versátil para tratar a rinite, já que pode ser usado em forma de chá, inalação ou até óleo essencial.

Para fazer o chá e tirar proveito da bebida e também na inalação, adicione 60g da erva de eucalipto em 1L de água fervente. Cubra a cabeça com uma toalha e inale o vapor por 10 minutos.

O chá pode ser ingerido ainda morno. Se preferir, use o óleo essencial para realizar somente a inalação. Nesse caso, 5 gotinhas são suficientes para 1L de água.

Vinagre de maçã

O vinagre é um alimento versátil e muito usado para tratar várias doenças e diversos problemas de saúde, entre eles a rinite. O vinagre de maçã possui boas vitaminas, além de minerais e enzimas que contribuem para o fortalecimento do organismo. Consequentemente, alivia os sintomas da rinite e de outros problemas respiratórios.

Ingerir uma colher de sopa diariamente já é suficiente. E não precisa consumi-lo puro, basta adicionar em saladas, como tempero.

Vinagre de maça

Suco de laranja com manga

As frutas com a coloração alaranjada são ótimas fontes de vitamina C, que fortalecem o sistema imunológico. A manga, por sua vez, tem função expectorante, ajudando a eliminar as secreções nasais.

O preparo do suco é bem fácil, basta bater no liquidificador:

  • 1 manga;
  • 1/2 copo de suco de laranja;
  • Água para ajudar a bater, se necessário.

O suco pode ser ingerido ao longo do dia. Tanto a manga como a laranja também podem ser consumidas in natura.

Alho

Muito usado como tempero, o alho tem propriedades antibacterianas e antivirais, sendo ótimo para tratar alergias, como a rinite alérgica. Há várias formas de incluir o alho em sua alimentação e a principal delas é usando para temperar alimentos, e até mesmo substituir o sal de cozinha.

Há várias versões do alho: in natura, em pó, em lâminas desidratado, desidratado moído entre outras. Experimente assar o alho, ainda com a casca, e usar a polpa em carnes e legumes.

Açafrão e mel

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA NARIZ ENTUPIDO]

O açafrão, ou a cúrcuma, tem cor e sabor bem característico e marcante. Suas propriedades anti-inflamatórias ajudam a prevenir e tratar várias doenças e problemas respiratórios, principalmente as relacionadas a alergias.

O mel é outro ingrediente bastante usado para tratar problemas respiratórios, como resfriados. Juntos, esses dois ingredientes são capazes de amenizar os sintomas da rinite em pouco tempo.

Os ingredientes devem ser misturados até obter um creme homogêneo:

  • 1 colher de açafrão;
  • 1 colher de mel.

Ao fim da receita, você terá 2 porções do remédio: uma colher deve ser tomada de manhã ainda em jejum e a outra ao meio dia.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário