Remédio caseiro para refluxo gastroesofágico – 7 técnicas naturais que funcionam

O refluxo gastroesofágico é uma doença caracterizada pelo retorno do ácido estomacal pelo tubo alimentar, que acontece devido à abertura do esfíncter entre o esôfago e estômago fora do período de alimentação.

Esse ácido estomacal irrita toda a mucosa do tubo alimentar e provoca sintomas específicos, que podem comprometer enormemente a qualidade de vida da pessoa, como queimação no peito, tosse, indigestão, azia, náusea, regurgitação, desconforto abdominal e dificuldade para dormir.

Curiosamente, o tratamento para refluxo costuma ser feito com medicamentos como o antiácido e inibidor da secreção gástrica. No entanto, também há formas simples, naturais e baratas para aliviar os sintomas dessa doença. Basta investir em remédios caseiros. Conheça, a seguir no Quero Viver Bem, 7 opções altamente eficazes.

Refluxo2

Água com limão

Há quem acredite que o limão não deve ser consumido quando se tem refluxo, mas não é verdade. Essa fruta tem efeito alcalinizante, o que significa que neutraliza a acidez estomacal e minimiza o desconforto e as dores provocados pela doença.

Para adotar esse remédio caseiro é simples, basta misturar meio copo de água e uma colher de sopa de suco de limão e tomar esse líquido antes das refeições ou em jejum.

suco de limão

Vinagre de maçã

O princípio do vinagre de maçã é o mesmo do limão: ambos possuem ação alcalinizante e amenizam eficazmente os sintomas provocados pelo refluxo gastroesofágico.

É possível obter os benefícios do vinagre de maçã tomando de duas a três colheres desse composto por dia, preferencialmente ao realizar as refeições principais, para ter melhores resultados.

Vinagre de maça

Chá de gengibre

O gengibre é um grande aliado do processo digestivo porque estimula o organismo a produzir enzimas que decompõem alimentos, reduzindo o tempo que eles ficam no estômago. Com isso, evita-se o refluxo.

O chá pode ser feito com 5 rodelas de gengibre e um litro de água. Ferva ambos os ingredientes e tome a bebida durante o dia, principalmente antes das refeições principais e gelado (para amenizar a dor no tubo alimentar).

chá de gengibre para a ressaca

Suco de babosa

A babosa tem propriedades que amenizam a dor e a queimação estomacal. Seu efeito de alívio é tão poderoso que a planta também pode ser utilizada no tratamento caseiro de gastrite.

O suco deve ser feito com polpa de duas folhas de babosa, uma maçã sem casca e sementes e um copo de água. Bata todos os ingredientes no liquidificador e beba. Se quiser adoçar, utilize mel ou um adoçante natural.

Chá de camomila

cha de gengibre e camomila

A camomila é bastante conhecida por seu efeito calmante, mas ela também é eficaz para tratar o refluxo e aliviar a dor e a queimação no estômago. Inclusive, pode ser utilizada como remédio para úlcera.

O chá é fácil de ser feito, basta ferver uma colher de sopa de camomila ou um sachê em uma xícara de água. Desligue o fogo, aguarde amornar e tome o chá. Esse procedimento pode ser feito de duas a três vezes por dia.

Suco de batata

A batata tem ação antiácida, portanto, elimina a sensação de queimação provocada pelo refluxo e também ajuda a controlar essa doença de maneira natural e descomplicada.

O suco deve ser feito com duas batatas pequenas, descascadas, e um copo de água. Bata tudo no liquidificador ou utilize a centrífuga para preparo. Tome o suco de duas a três vezes ao dia, antes ou depois das refeições.

Bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio conta com o diferencial de regular o pH do estômago e tubo alimentar, o que acaba por minimizar a chance de refluxo, além de amenizar sintomas associados à doença.

Para consumir esse remédio natural, basta misturar meia colher de café de bicarbonato de sódio em meio copo de água fria. Tome essa mistura, pelo menos, uma vez ao dia ou quando identificar os sintomas do refluxo.

Refluxo3

Como prevenir o refluxo gastroesofágico

  1. Não tome líquidos durante as refeições, porque eles aumentam o risco de refluxo;
  2. Não se deite imediatamente após as refeições, o que pode promover o retorno dos alimentos;
  3. Use roupas que não apertem a cintura;
  4. Coma pequenas quantidades, sobretudo na janta, para que o estômago esvazie rapidamente;
  5. Deite-se do lado esquerdo, ao dormir, o que evita o retorno do ácido estomacal.

Cuidados médicos

Se o refluxo não passar mesmo adotando as sugestões de remédios caseiros e as dicas de prevenção, o correto é procurar um médico, como o clínico geral ou o gastroenterologista, para receber o tratamento adequado e definitivo.

Gostou do conteúdo? Então, confira, também, Dieta para quem tem refluxo – Alimentos permitidos e não permitidos!


Referências utilizadas neste conteúdo:

https://www.einstein.br/Pages/Noticia.aspx?eid=1146


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário