Remédio caseiro para rachadura nos pés – Os 7 melhores!

Você sofre de rachaduras nos pés e não sabe o que fazer para acabar com elas? Confira, aqui no Quero Viver Bem, as melhores dicas para tratar o problema.

As rachaduras no pé se caracterizam pela presença de pequenas aberturas nessa parte do corpo, problemas que podem ocorrer por falta de hidratação, uso de sapatos inadequados ou contaminação por fungos.

Trata-se de algo que costuma preocupar, afinal, pode causar dor e comprometer a aparência dos pés. Para evitar constrangimentos, há quem deixe de usar sapatos abertos.

Está passando por esse problema? Então, confira, aqui, dicas de remédios caseiros para tratar ou amenizar a rachadura nos pés, tornando-os mais bonitos sem gastar muito.

7 remédios caseiros para rachaduras nos pés

Remédio caseiro para pé rachado

1. Esfoliante

O esfoliante reduz o risco do surgimento de rachaduras, porque elimina o acúmulo de peles mortas e ressecadas dos pés, deixando-os mais macios e hidratados.

Ingredientes

  • 3 colheres de sopa de fubá (ou açúcar);
  • 4 colheres de sopa de óleo de amêndoas.

Modo de preparo: num recipiente, misture os ingredientes. Depois, passe o esfoliante nos pés secos, concentrando sua atenção nas áreas com rachadura. Em seguida, lave e hidrate os pés com um creme.

2. Escalda-pés de lavanda e bicarbonato de sódio

A lavanda e o bicarbonato de sódio são aliados porque conseguem suavizar a pele dos pés, deixando-os livres de células mortas, mais macios e sem rachaduras.

Ingredientes

  • 1,5 litro de água quente;
  • 4 gotas de óleo essencial de lavanda;
  • 3 colheres de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: numa bacia, coloque todos os ingredientes e mergulhe seus pés nessa mistura, por cerca de 20 minutos. Depois, seque-os bem e passe um hidratante.

Remédio caseiro para pé rachado2

3. Hidratação com óleos de gergelim e hortelã

Os óleos essenciais de gergelim e hortelã possuem poder hidratante, antioxidante e antisséptico, o que quer dizer que tornam a pele macia e livre de micro-organismos nocivos, como os fungos.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de óleo de gergelim;
  • 5 gotas de óleo de hortelã.

Modo de preparo: num pequeno recipiente, misture os dois óleos e passe nos pés, especialmente onde há rachaduras. Depois, calce meias e repouse. O ideal é fazer esse processo antes de dormir, tirando a meia só no outro dia.

4. Hidratação com manteiga de karité

A manteiga de karité é extremamente emoliente e hidratante, por isso é perfeita para eliminar as rachaduras dos pés de forma rápida e descomplicada.

Ingredientes

  • O suficiente de manteiga de karité (pode ser encontrada em lojas de produtos naturais).

Modo de uso: após lavar os pés, aplique uma camada de manteiga de karité, deixando-a mais grossa onde houver rachaduras. Calce meias e deixe o produto agindo enquanto dorme.

5. Loção de azeite de oliva e limão

O azeite de oliva tem efeito emoliente, portanto, hidrata os pés. Já o limão é antisséptico e ajuda a clarear manchas, que são comuns no caso de rachaduras.

Ingredientes

  • 2 colheres de sopa de suco de limão;
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva;
  • 2 colheres de sopa de bicarbonato de sódio.

Modo de preparo: em um recipiente, misture os ingredientes. Aplique nos pés secos e limpos, massageando-os. Deixe agir por 5 minutos, lave e passe uma camada de hidratante nos pés.

6. Pasta de bicarbonato de sódio

O bicarbonato de sódio minimiza o risco de surgimento ou aprofundamento de rachaduras, bem como de infecções e micoses, por isso é uma ótima ferramenta de tratamento natural.

Ingredientes

  • 1 colher de sopa de bicarbonato de sódio;
  • 3 colheres de sopa de creme hidratante;
  • 3 colheres de sopa de banha de porco (pode ser substituída por óleo de amêndoas).

Modo de preparo: misture todos os ingredientes até formar uma pasta. Passa-a nos pés, enrole um filme plástico e aguarde cerca de 15 minutos. Tire o plástico e lave os pés.

Remédio caseiro para pé rachado3

7. Loção de limão e patchouli

O limão e patchouli são itens que suavizam a pele dos pés, além de evitar complicações como o desenvolvimento de fungos nas rachaduras preexistentes.

Ingredientes

  • 5 gotas de óleo de patchouli;
  • 10 gotas de óleo de limão;
  • 60 gramas de manteiga de cacau.

Modo de preparo: misture todos os ingredientes e utilize o resultado para massagear os pés. Faça a aplicação à noite, calce uma meia e lave os pés só no outro dia.

Dicas de prevenção e cuidados médicos

  • Faça esfoliações periodicamente nos pés, para remover peles mortas;
  • Hidrate os pés, pelo menos, uma vez ao dia;
  • Consulte um médico caso esteja com rachaduras doloridas ou feridas.

Gostou? Então, confira, também, Remédio caseiro para chulé – Os 7 melhores para tratar o problema!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário