Remédio caseiro para queda de cabelo – 7 tratamentos caseiros!

Está sofrendo com queda de cabelo? Confira, aqui no Quero Viver Bem, 7 tratamentos caseiros que podem ajudar a tratar ou curar o seu problema!

Queda de cabelo, também chamada de Alopécia, é uma condição na qual a pessoa perde uma grande quantidade de cabelo. Normalmente, é ocasionada por fatores hormonais, mas também pode ter causa genética. Neste caso, é chamada de calvície.

O problema afeta, aproximadamente, 50% dos homens e 40% das mulheres após os 50 anos, mas, em alguns casos, pode se manifestar muito antes.

Os problemas ocasionados pela queda de cabelo são puramente estéticos, não causando danos à saúde. Porém, pode afetar a autoestima, gerando problemas emocionais e outros transtornos.

Antes de iniciar qualquer tratamento, é importante descobrir a causa, pois, se genética, só um médico poderá lhe ajudar. Outras causas são problemas hormonais, má alimentação, estresse, depressão, entre outros. Nesses casos, existem alguns remédios caseiros que podem amenizar a situação ou até mesmo resolver o problema.

Confira, a seguir no Quero Viver Bem, 7 opções de remédios caseiros para queda de cabelo que podem te ajudar a resolver ou amenizar o problema!

[VEJA TAMBÉM: VITAMINAS PARA O CABELO]

Queda de cabelo

Aloe vera

A aloe vera, também chamada de babosa, é muito conhecida no combate à queda de cabelo, pois promove a hidratação do couro cabeludo sem afetar o folículo piloso.

Para aproveitar seus efeitos, aplique gel de aloe vera puro diretamente no couro cabeludo e massageie suavemente com os dedos, por cerca de 10 minutos. Deixe agir por algumas horas e, em seguida, lave com água morna. Repita este procedimento duas vezes por semana para obter melhores resultados.

Vinagre de maçã

Vinagre de maça2

Manter um couro cabeludo limpo é essencial para ter cabelos saudáveis, e o vinagre de maçã é ótimo para isso, além de também combater a caspa.

Acrescente duas colheres de sopa de vinagre de maçã e dilua em 300ml de água. Após lavar o cabelo com shampoo e condicionador, borrife a solução no couro cabeludo, massageando levemente por alguns minutos e enxaguando depois.

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA CASPA]

Semente de feno grego

O feno grego contém proteínas e ácidos nicotínicos que estimulam o crescimento dos fios, melhorando a oleosidade excessiva do couro cabeludo e combatendo a caspa. Essa semente contém substâncias similares ao hormônio sexual feminino, que ajuda a reconstruir os folículos pilosos.

Para utilizar, coloque as sementes em um copo com água e deixe durante toda a noite. Na manhã seguinte, amasse-as até formar uma pasta. Aplique no couro cabeludo. Cubra com uma touca e deixe agir por 40 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Também pode ser feito acrescentando o pó de feno grego em um óleo vegetal de sua preferência, misturando e passando no couro cabeludo.

[VEJA TAMBÉM: COMO ACABAR COM A CASPA?]

Vitamina E

Vitamina E

A vitamina E tem poderosas propriedades antioxidantes que podem minimizar os efeitos causados pelos radicais livres que danificam as células. Além disso, pode auxiliar na oxigenação e no aumento do fluxo sanguíneo, contribuindo com o crescimento de fios mais saudáveis.

Utilize duas cápsulas de vitamina E e massageie o óleo suavemente no couro cabeludo, deixando agir durante a noite e lavando com um shampoo mais suave assim que despertar.

Chá verde

 

Além de benefícios à saúde, pois é rico em antioxidantes, que combatem os radicais livres prejudiciais e estimulam o desenvolvimento dos fios, o chá também ajuda a promover o fortalecimento de folículos pilosos.

Faça 100ml de chá verde bem forte. Se quiser, pode acrescentar meia colherinha de café de matchá. Coloque a mistura em um borrifador e passe em todo couro cabeludo. Massageie e deixe agir por 10 minutos. Em seguida, lave o cabelo normalmente.

Extrato de saw palmetto

O extrato da planta Saw Palmetto, também conhecido como sabal, impede o organismo de transformar a testosterona em DHT, o hormônio que provoca a calvície de padrão masculino (alopecia androgenética). Sendo então uma versão natural de remédios para queda de cabelo como a finasterida. A dose recomendada é de 320mg de saw palmetto por dia.

Massagem

Pode ser algo simples, mas massagear o couro cabeludo é sempre uma boa pedida quando o assunto é queda de cabelo. Massagear estimula a circulação local, aumentando o aporte de oxigênio e nutrientes nas células da região, diminuindo a queda.

É possível fazer isso durante o banho, enquanto aplica o shampoo, por exemplo.

Queda de cabelo

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA CRESCER CABELO]

Como prevenir?

Além dos remédios caseiros, existem algumas dicas para o dia a dia que podem ajudar a prevenir a queda cabelo:

  • Cuide da alimentação;
  • Lave o cabelo periodicamente, mantendo o couro cabeludo sempre limpo;
  • Evite molhar o cabelo todos os dias;
  • Evite dormir com os fios molhados;
  • Tenha práticas saudáveis para evitar o estresse;
  • Evite o uso constante de secador e chapinha;
  • Evite o uso de produtos químicos;
  • Evite deixar o cabelo amarrados por muito tempo.

Cuidados

Essas dicas são apenas paliativas para amenizar a queda de cabelo. Lembre-se que o problema pode ter muitas causas diferentes. Se o tratamento não mostrar resultados, procure um médico, e nunca toma qualquer medicamento sem indicação.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário