Remédio caseiro para piolho – 7 soluções naturais

Está sofrendo com uma infestação de piolhos e não sabe o que fazer? Aqui, nós te apresentamos 7 soluções caseiras para testar e se livrar desse mal!

A infância é cheia de descobertas e desafios. E um deles são os terríveis parasitas conhecidos como piolhos. Esse é um problema comum, principalmente quando a criança começa a socializar com outras, já que o piolho costuma saltar de uma cabeça para outra, causando uma grande infestação.

A batalha é árdua, mas é possível vencer os piolhos. Aqui no Quero Viver Bem, listamos 7 remédios caseiros para piolho, para você acabar de vez com esses parasitas. Anote aí!

Piolho

Vinagre e óleo de tomilho

O vinagre tem muitas utilidades além de apenas temperar a salada. É um ótimo remédio caseiro para piolho, eliminando os parasitas. A receita é bem simples!

Misture uma quantia considerável de vinagre de maça ou o de vinho puro com uma colher de sopa de óleo de tomilho. Essa receita deve ser aplicada no couro cabeludo da criança, massageando bem para espalhar o remédio.

Em seguida, coloque uma touca plástica e deixe agir por 5 horas. Passado esse tempo, enxágue bem e lave como de costume.

Chá de arruda

cha de arruda benefícios

O chá de arruda é ótimo para a saúde, devido aos seus benefícios. Mas, o que pouca gente sabe é que ele é um ótimo remédio caseiro para piolhos e lêndeas. Elimina naturalmente todos os parasitas e seus ovos, e ainda acalma a coceira do couro cabeludo.

O preparo do chá de arruda é simples. Basta adicionar 40g de folhas de arruda em 1 litro de água fervente. Deixe em infusão por 10 minutos, coe e aplique nos cabelos molhados. Enrole em uma toalha ou em uma touca plástica e deixe agir por 30 minutos. Lave os cabelos normalmente, no entanto, antes de enxaguar o condicionador, passe o pente fino.

Azeite de oliva

Outro remédio caseiro para piolho envolve o uso do azeite de oliva. Esse método não tem segredo! Basta aplicar na cabeça da criança entre 4 e 6 colheres do azeite puro e cobrir com uma touca plástica. Deixe agir por 3 horas e lave normalmente.

Esse procedimento faz com que os piolhos sejam sufocados, eliminando os parasitas existentes. É importante passar o pente fino para retirar os piolhos mortos.

Há ainda outra receita com azeite. Basta misturar em partes iguais de óleo de lavanda e azeite. A aplicação é a mesma.

Citronela

O aroma intenso da citronela é conhecido por espantar moscas e outros insetos. É também um bom remédio caseiro para eliminar os piolhos. A receita é simples, bem como sua aplicação.

Misture os seguintes ingredientes e acomode-os em um recipiente fechado:

  • 150ml de glicerina líquida;
  • 150ml de tintura de citronela;
  • 350ml de álcool;
  • 350ml de água.

Esse remédio de citronela para piolha deve ser aplicado todos os dias da raiz até as pontas. Deixe agir por aproximadamente 10 minutos e lave normalmente.

[LEIA TAMBÉM: COMO ACABAR COM PIOLHOS?]

Chá de alecrim

cha de alecrim beneficios

O alecrim é outra erva que pode ser usada no combate aos piolhos. O modo de preparo é o mesmo que os chás convencionais. Basta acrescentar 40g do alecrim em 1L de água fervente e deixar em infusão por cerca de 10 minutos, coar e aplicar.

Na hora do banho, lave os cabelos normalmente. Com os fios ainda úmidos, aplique o chá de alecrim. Faça movimentos circulares e deixe agir por 5 minutos. Enxágue.

Borrifar álcool canforado

O álcool canforado é um ótimo remédio para evitar os piolhos, principalmente quando a criança começa a frequentar a escola ou é época de infestação. Basta adicionar um pouco do produto nos cabelos todos os dias.

É facilmente encontrada em farmácias, pronto para ser aplicado. No entanto, pode-se comprar a cânfora em pedaços e colocá-la em um frasco de álcool. Deixe agir por umas horas e aplique.

[LEIA TAMBÉM: REMÉDIO CASEIRO PARA CASPA]

Enxaguante bucal

Isso mesmo, o enxaguante bucal, aquele que encontramos em farmácias e supermercados pode ser usado para combater e eliminar os terríveis parasitas. Em sua composição, há ingredientes muito eficazes para removê-los.

Compre um frasco de spray encontrado em lojas de utensílios para cozinha e adicione o enxaguante bucal – assim fica mais fácil de aplicar. Basta espirrar por todo o couro cabeludo e deixar agir por 20 minutos. Enxágue com bastante água corrente e aproveite para passar o pente fino.

Tome alguns cuidados para prevenir a infestação de piolhos. O cabelo das crianças deve sempre estar limpo e, em casos de fios longos, procure deixá-los sempre presos.

Fique de olho e passe o pente fino sempre que possível, pois esses parasitas vivem por apenas 30 dias, mas botam de 6 a 8 ovos por dia. Isso significa que é importante acabar com o problema antes desses ovos eclodirem (leva cerca de 7 dias para isso acontecer).


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário