Remédio caseiro para nariz entupido

O nariz entupido comumente é conhecido como “congestão nasal”. Esse desconforto ocorre porque os vasos sanguíneos da região ficam inflamados ou devido ao excesso de muco que prejudica a respiração.

Geralmente, a causa vem de gripes, resfriados, rinites, sinusites ou outras alergias respiratórias, além de também poder indicar outros problemas de saúde, como pólipos nasais ou adenoides.

Existem remédios caseiros para nariz entupido que podem ajudar a eliminar essa sensação angustiante. Confira tudo, só aqui no Quero Viver Bem!

Remédio caseiro nariz entupido

Compressa de chá de gengibre

O gengibre é um especiaria que possui propriedades anti-inflamatórias, que são de grande ajuda para desobstruir as vias nasais e respirar melhor. Usar esse ingrediente em forma de compressa só vai potencializar os resultados, já que o mecanismo possui o mesmo efeito do vapor. Veja como fazer:

Ingredientes:

  • 2 lascas de gengibre;
  • 1 xícara de água;
  • 1 pano limpo.

Modo de preparo:

1- Ferva as lascas de gengibre na água, por 5 minutos;

2- Coe e deixe amornar;

3- Quando estiver em uma temperatura agradável, nem muito quente, nem frio, molhe o pano e faça uma compressa;

4- Coloque no rosto, bem na região do nariz, e deixe agir por 10 minutos;

5-  Você sentirá um alívio imediato.

[CONFIRA TAMBÉM: SINUSITE – O QUE É? CAUSA E TRATAMENTO]

Óleo essencial de eucalipto

Extremamente eficiente para desentupir o nariz, esse ingrediente tem grande capacidade anti-inflamatória, que auxilia na dilatação dos vasos sanguíneos da região.

A grande vantagem é que existem várias formas de usar, as principais são:

  • Pingar 2 gotas em um lenço e inalar durante o dia, sempre que necessário;
  • Pingar algumas gotas no box do banheiro durante o banho quente, exatamente quando solta aquele vapor do chuveiro;
  • Acrescentar algumas gotas dentro do inalador para respirar o vapor;
  • Colocar 2 gotas no travesseiro antes de dormir;
  • Pingar 10 gotas dentro de uma panela com água bem quente e inalar o vapor.

Massagem

Existe um ponto crucial que pode promover um alívio imediato dos sintomas de nariz entupido. Ele fica justamente entre as duas sobrancelhas, bem em cima do nariz.

Massageie essa região sem parar, durante 1 minuto, isso impede que a mucosa do nariz fique seca e gere mais entupimento. Depois, desça para as asas do nariz (laterais), fazendo movimentos circulares para que as vias áreas abram e permitam a passagem de ar.

Água morna e sal

Esse remédio caseiro para nariz entupido é do tempo da vovó. A estratégia era muito usada para higienizar as vias áreas,  pois o sal é tido como um excelente antibactericida.

Atualmente, existem alguns lavadores nasais, que podem ser comprados em farmácias, que são muito eficazes para remover toda a sujidade interna do nariz, especialmente o muco que fica grudado nas paredes.

Caso não encontre esse produto, use os dedos para lavar bem a região.

Remédio caseiro nariz entupido2

[CONFIRA TAMBÉM: RINITE ALÉRGICA – O QUE CAUSA?]

Chá de alho

O chá quente ajuda muito no processo de descongestão nasal. Quando aliado ao alho, esse efeito é potencializado, pois o ingrediente combate as bactérias e funciona como um antiviral.

Ingredientes:

  • 1 dente de alho;
  • 1 xícara de água.

Modo de preparo:

1- Amasse o alho e coloque-o para ferver por 5 minutos, na água;

2- Coe e beba sempre que o nariz estiver entupido.

Manjericão ou hortelã

Uma técnica bastante eficaz para promover um alívio rápido é mastigar 5 folhas de manjericão ou hortelã (menta) para desobstruir as vias respiratórias – pelo menos pela manhã e antes de dormir, é essencial.

Se preferir, faça o chá com esses ingredientes, para acelerar o processo. Para isso, use um punhado das folhas e um xícara de água fervente, abafando a mistura por 10 minutos. Depois, coe e beba.

Movimentação

Certamente, você já percebeu que fazer atividade física quando se está com gripe acelera a coriza do nariz.  Essa não é apenas uma impressão, realmente acontece! Isso se deve ao ritmo cardíaco que acelera, esquentando o corpo e relaxando os vasos sanguíneos do nariz. Naturalmente, o muco ficará mais líquido e fácil de assoar, promovendo o desentupimento.

Prevenção e cuidados médicos

As dicas de tratamento caseiro sempre são muito válidas para amenizar os sintomas, entretanto, o nariz entupido é consequência de outras condições de saúde.

Muitas vezes, pode ser um simples resfriado temporário, no entanto, se o problema persistir ou se agravar, procure orientação médica para investigar outras causas, como adenoides ou pólipos nasais.

A forma de prevenir resfriados e gripes é  ingerindo alimentos saudáveis, sobretudo ricos em vitamina C, como laranja, acerola e limão. A atividade física também é importante para aumentar a imunidade e manter as doenças bem longe.

Alergias devem ser tratadas com o especialista, em alguns casos, é necessário ingerir medicamentos para controlar os sintomas.

Gostou? Então, confira, também, o conteúdo completo sobre Como acabar com a tosse em casa!


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário