Remédio caseiro para micose de unha – 7 soluções caseiras para o problema!

Está sofrendo com micoses na unha? Confira, aqui no Quero Viver Bem, 7 tratamentos caseiros que podem ajudar a tratar ou curar o seu problema!

Micose é o nome que se dá à infecção causada por vários tipos de fungos que se alimentam da queratina presente nas unhas e da pele ao redor, afetando tanto as mãos quanto os pés.

Além do aspeto visual e do odor, a micose pode causar inflamação e dor, de moderada a intensa. Se for nas unhas dos pés, pode atrapalhar bastante na mobilidade, por conta do desconforto gerado.

No entanto, alguns remédios caseiros, aliados a outros cuidados e prevenções, podem amenizar ou até mesmo resolver o problema. Veja, aqui no Quero Viver Bem, 7 dicas de remédio caseiro para micose de unha que podem ajudar no combate ao problema!

Micose na unha

Suco de limão

O limão é uma fruta cítrica que possui muitas qualidades antibióticas que fazem deste alimento um bom aliado para eliminar de forma eficaz o problema.

Esprema 4 limões em um recipiente, aplique no local afetado e deixe agir por 5 minutos. Lembre-se de lavar bem a área após o uso, para não manchar a pele.

suco de limão

Alho

Um dos melhores remédios caseiros para micose nas unhas é a pasta de alho, devido à sua alta capacidade antifúngica e antibiótica. Ou seja, o alho é capaz de eliminar os fungos que causam o problema.

Amasse 10 dentes de alho até formar uma pasta. Coloque-a em um recipiente com água morna e deixe repousar por alguns minutos, mergulhando a área afetada por cerca de 15 minutos.

Bicarbonato de sódio

Esse é um ótimo remédio caseiro para micose de unha e outros diversos problemas de saúde. Além de ajudar a combater o problema, também é útil para eliminar frieiras e o mau cheiro dos pés.

Para usar, faça uma pasta com, aproximadamente, 150 gramas de bicarbonato e aplique no local afetado. Deixe agir por 10 minutos, lavando bem o local, em seguida. Repita diariamente, até que o problema tenha desaparecido.

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA FRIEIRA]

bicarbonato de sódio

Vinagre de maçã

O ácido contido no vinagre de maçã é um composto que combate a ação dos fungos, e as propriedades alcalinas contribuem na regularização do pH da pele.

Faça uma mistura do vinagre com água e deixe as mãos ou os pés submersos por volta de 20 minutos, repetindo o processo até três vezes ao dia.

Óleo de melaleuca

Essa planta tem forte ação antisséptica, eliminando todo tipo de micro-organismo e melhorando a saúde dos pés e das mãos.

Aplique algumas gotas de óleo puro (100%) na região afetada, de duas a três vezes ao dia. Lembre-se: esse óleo não deve ser ingerido.

Iogurte natural

Os probióticos do iogurte têm uma ação muito eficaz no tratamento das infecções desenvolvidas por fungos nas unhas ou em qualquer outra parte do corpo.  A ingestão diária também é bem recomendada.

Para utilizar o iogurte, aplique-o diretamente sobre a área afetada e deixe secar, retirando depois com um pouquinho de água.

 

Cravo-da-índia

O cravo-da-índia conta com propriedades antifúngicas, antibacterianas e anti-inflamatórias, além de ser um poderoso analgésico.

Aqueça, em banho-maria, 2 colheres (de sopa) de azeite e 10 cravos-da-índia. Deixe por 15 minutos até que o cheiro do cravo fique bem forte. Espere esfriar e aplique no local, deixando agir por alguns minutos, repetindo o processo até 3 vezes ao dia.

cravo especiaria

[VEJA TAMBÉM: REMÉDIOS CASEIROS PARA RACHADURA NOS PÉS]

Causas da micose

Vários fatores podem facilitar o aparecimento de micoses, entre eles:

  • Lesões causadas, sobretudo, pela prática de atividades esportivas;
  • Imunidade baixa;
  • Uso exagerado de antibióticos;
  • Uso de calçados fechados por muito tempo;
  • Má circulação sanguínea na região;
  • Diabetes.

Sintomas mais comuns

  • Variação da cor da unha;
  • Onicólise, que é o descolamento da borda que começa nos cantos da unha;
  • Espessamento das unhas, ficando mais duras, grossas e opacas;
  • Leuconia, manchas brancas que aparecem na superfície da unha;
  • Destruição da lâmina e deformação;
  • Dor com intensidade variável e odor desagradável.

Como prevenir?

Alguns cuidados básicos podem ajudar a evitar ou prevenir o aparecimento das micoses, tais como:

  • Evite deixar as unhas muito longas ou muito curtas;
  • Mantenha as unhas de pés e mãos sempre limpas;
  • Evite calçados fechados por muito tempo, deixando que os pés respirarem sempre que possível;
  • Troque regularmente de meias;
  • Evite utilizar pinças, lixas de unhas ou alicates de outras pessoas.

É sempre bom lembrar que, caso o problema persista, é melhor procurar um médico para avaliar o melhor tratamento. Essas dicas são apenas paliativas para amenizar o desconforto, podendo ter mais ou menos resultados, dependendo das causas e da intensidade da infecção.


Ajude a melhorar ainda mais o site, avalie:

Sua avaliação servirá para que tenhamos uma noção da qualidade dos nossos conteúdos. Além de marcar a quantidade de estrelas que esse conteúdo merece, não esqueça de deixar seu comentário.

Deixe um Comentário